CONHEÇA!

quinta-feira, 27 de março de 2014

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO


Primeira Eucaristia - renovação das promessas do batismo e entrega do Credo
(Celebração a parte, anterior ao dia da Primeira Eucaristia)

Ambiente:

- Preparar uma mesa bem bonita em frente ao altar (que não atrapalhe na hora da comunhão ou afastá-la nessa hora), para receber os símbolos do batismo. Deixar o pedestal da cruz e do círio ao lado da mesa.

- Preparar os pergaminhos com a oração do CREIO para ser entregue as crianças. (pode-se pedir aos pais que as preparem previamente com carinho para oferecer aos filhos nesse dia).

- Preparar as respostas da renovação e entregar ás crianças (ou projetar em data show).

- Deixar as velas e os pergaminhos com os pais.

- Providenciar as cruzes para todas as crianças.

(O comentarista deve ser um dos catequistas ou se for uma só turma, o catequista da turma)

Comentário inicial: Sejam todos bem-vindos! Nossa comunidade hoje está em festa. Estamos aqui juntamente com os catequizandos que se preparam para participar conosco da comunhão eucarística. Pelo batismo, eles entraram na comunidade cristã. Nós acolhemos e prometemos ajudá-los a crescer na fé. Hoje, eles vêm pessoalmente dizer que querem seguir a Jesus, ser cristãos de verdade e viver na família de Deus. Por isso, querem renovar as promessas que os pais fizeram em seu nome no dia do batismo. Vamos nos unir a estes catequizandos mostrando nossa alegria e o esforço de vivermos em comunidade, cantando juntos o Canto de entrada, enquanto recebemos o presidente da celebração, ministros e catequizandos. (Aguardar e entrada de todos).

(Aguardar a acolhida do padre)

Com alegria queremos apresentar a nossa comunidade os nossos catequizandos, pedimos que cada um suba aqui no altar para ser apresentado: (Cada um vai subindo ao altar a medida que for chamado. Se houver um número muito grande de crianças, é interessante que se chame por turma. Pedir a assembléia uma salva de palmas e pedir as crianças para sentarem em seus lugares)

Comentário: Vamos receber agora, os símbolos que representam o batismo, sacramento primeiro de nossas vidas.

Círio: (Um catequista entra com o círio) A luz revela Deus. No principio era o verbo. Todas as coisas foram feitas por eles. Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e o verbo se fez homem. A luz verdadeira, que vindo ao mundo ilumina todo homem, é cristo. E ele disse: “Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que Crê em mim não permaneça nas trevas.” (canto apropriado que fale de luz)

Cruz: (Um casal de pais entra com a cruz) Jesus veio ao mundo para dar à maior prova de amor a humanidade; ele nos dá sua vida por amor. Cristo morre na cruz por amor. A cruz é a nossa salvação, pois Jesus toma sobre si, com o sacrifício, os pecados de todos os homens. (canto que fale de cruz)

Água: (Dois catequizandos entram, um com a bacia e outro com o jarro de água, chegam à mesa na frente e vão despejando a água a vista de todos enquanto se canta) Deus é o criador da água. Do nada ele tira as águas. Elas geram vidas e fertilizam campos, lavam nossos corpos e refazem nossas forças. Por ela, consagrada pelo Cristo no Jordão, renova-se, pelo banho do novo nascimento a nossa natureza pecadora. A água para nós é também uma recordação do nosso batismo, e todo aquele que entrou nas águas pelo batismo tem direito de participar da mesa da comunidade. (canto que fale da água)

Óleo: (um casal de padrinhos entra com o óleo) O óleo é símbolo mais usado nos sacramentos. Está no batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos. A palavra cristão, que significa ungido com o óleo carrega em si as mensagens mais belas e ricas da bíblia. (canto que fale de óleo ou unção)

Ato penitencial:

Padre: Benção da água.

(Após a bênçaõ feita pelo padre, convidar as crianças a formarem uma fila para lavarem as mãos na água). (canto).

Entrada da Palavra: (convidar alguém da comunidade ou catequistas) A melhor mensagem está no livro de Deus: as Sagradas Escrituras. É a escrita que contem o amor, o caminho e os segredos de Deus. A bíblia é o livro vivo nas mãos do povo. Sua palavra é como uma espada que corta nosso coração com a verdade. Ela é viva e eficaz, vamos recebê-la agora, cantando.

Liturgia da palavra (DO DIA)

Salmo de Resposta Aclamação ao evangelho: Em pé vamos aclamar o evangelho cantando.

Evangelho Homilia

PROFISSÃO DE FÉ:

(Convidar um catequizando para falar em nome de todos)

Catequizando: No dia do nosso batismo, recebemos de Cristo a vida, a graça e a luz, sabemos que naquela ocasião, o padre fez algumas perguntas, e nossos padrinhos responderam por nós, agora nós mesmos podemos responder e queremos renovar nosso batismo.

Catequista das turmas: Diante da comunidade reunida quero dizer, que me dediquei à preparação dessas crianças para a primeira eucaristia e testemunho que elas estão preparadas, pois plantei em seus corações a sementinha da fé. Elas já têm consciência de serem filhos de Deus e membros da igreja. Por isso é preciso que elas sejam apoiadas pelos pais, e que aprofundem mais o conhecimento e a vivencia que adquiriram.

Comentário: No dia do batismo, o padre colocou em nossas mãos uma vela acesa para nos dar nossa fé em Jesus cristo, a luz do mundo. Agora queridas crianças, vocês vão receber das mãos de seus pais uma vela acesa. Peço que cada um dos pais venha até a frente do altar, acenda a vela no círio e entregue a seu filho ou filha.

Canto: Minha luz é Jesus

Presidente: Catequizando recebe a luz da fé e viva sempre na esperança e no amor dos filhos de Deus. Com a vela acesa na mão, vamos fazer nossa profissão de fé, renovando as promessas do nosso batismo. Caríssimas crianças em nome de quem vocês foram batizadas?

Crianças: Fomos batizadas em nome do PAI do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.

Presidente: O que aconteceu no dia do seu batismo?

Crianças: Pela graça do batismo nós nos tornamos filhos de DEUS, irmãos de Jesus cristo e membros da igreja.

Presidente: Vocês querem mesmo renovar as promessas do batismo?

Crianças: Sim, eu quero

Presidente: Vocês querem ser amigos de Jesus cristo todos os dias de suas vidas? 

Crianças: Sim, quero.

Presidente: Mas quem quer ser amigo de Jesus não pode querer o mal, o pecado, vocês prometem evitar sempre o pecado?

Crianças: Sim, prometo.
Presidente: Vocês prometem fazer sempre a vontade do pai do céu?

Crianças: Sim, prometo.

Presidente: Vocês prometem sempre seguir aos ensinamentos de Deus? 

Crianças: Sim, prometo.

Presidente: Vocês prometem escutar a voz do espírito santo em suas vidas? 

Crianças: sim, prometemos.

Presidente: Vocês crêem em tudo aquilo que Jesus ensinou pela sua igreja? 

Crianças: Sim, eu creio.

Presidente: Pelo dom da fé que recebemos, demos graças a Deus.

Canto: Prometi no meu santo batismo

(Pedir aos catequizandos que apaguem as velas e coloquem no banco ou embaixo)

Catequista: No dia do batismo nosso pais e padrinhos professaram a fé em nosso nome. Hoje vocês professam com a própria voz que Deus enviou seu filho Jesus para nos salvar e Ele nos enviou o espírito santo para nos santificar. Estas são as verdades que o cristão crê e estão contidas no Creio que vocês vão receber da mão de seus pais.

Presidente: Este gesto de entrega, por escrito, do CREIO, significa que vocês agora assumem a responsabilidade de crescer na Fé. Convidamos a família de cada catequizando a trazerem até o altar a Oração do CREIO.

(Enquanto cada família entrega a oração ao catequizando o Presidente profere a seguinte oração)

Presidente: Recebam a Oração do CREIO, a oração da comunidade cristã. Vivam estas verdades da fé com amor. Professar com fé a oração do Creio é entrar em comunhão com a Trindade Santa e com toda a Igreja que nos transmite a fé. O Catecismo da Igreja católica nos diz que o CREIO é o Tesouro da nossa alma. Vamos então, abrindo a nossa oração, todos a uma só voz proclamar a nossa fé.

ORAÇÃO DO CREIO: Creio em Deus Pai...

Catequista: Prezados pais, nossos filhos, afilhados, irmãos em cristo, professam sua fé em Deus Pai, junto de nós. Queremos ajudá-los, pelo nosso testemunho a viver nesta fé. Queremos chamar aqui um casal de pais, para em nome de todos, fazer uma oração:

Pais: Ajudai-nos, Senhor, a nós, pais, que demos a vida a nossos filhos, a educá-los bem. Nós os apresentamos hoje, sabendo que é apenas o início. Precisamos da vossa ajuda para continuarmos a nossa obra: levá-los a vós, através do nosso exemplo e de nossa palavra. Aumentai, senhor, a nossa fé. Faça-nos viver, em plenitude, vossa vida de amor. Por Jesus cristo nosso senhor. AMÉM.

Catequista: Chamamos agora um casal de padrinhos, para fazer uma oração em nome de todos os padrinhos aqui presentes.

Padrinhos: Senhor Deus, um dia, quando essas crianças eram ainda pequenas, nós as tomamos em nossas mãos como SIMÃO e ANA fizeram com Jesus. Hoje nós renovamos nossa fé em Jesus cristo e pedimos a vossa benção sobre os nossos afilhados para que possam crescer sempre em vosso amor. Por Jesus cristo nosso senhor. AMÉM.

Presidente: Mostre-nos sempre, Senhor, o caminho da verdade, a fim de que, reconhecendo-vos como Deus único, Pai no filho e Filho no Pai, na unidade do Espírito Santo, mereça receber o fruto desta nossa profissão de fé, neste mundo e no século futuro. Por cristo nosso senhor.

Todos: Amém.

Rito sacramental/Rito da comunhão.

Oração do pai nosso/Abraço da paz.

Canto da comunhão.

Benção dos filhos pelos pais e entrega da cruz.

Presidente: Como gesto de amor e confiança de que os catequizandos vão viver essa fé que vocês estão transmitindo pelo testemunho, convidamos os pais ou familiares a traçarem o sinal da cruz na testa de seus filhos e filhas, dizendo: O Senhor te abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Em seguida coloquem no pescoço de seu filho a Cruz de Cristo, que deverá acompanhá-los durante toda catequese de preparação para a crisma.

Benção final

Presidente: O Senhor te abençoe e te guarde,

O Senhor te mostre a sua face e conceda-te tua graça.

O Senhor volte seu rosto para ti e te dê a paz.

O Senhor te abençoes, hoje e sempre.

Amém.

Canto final.


*Angela Rocha: angprr@gmail

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bem organizado a renovação das Promessas do batismo,por ser um momento tão simbólico e real para as crianças da primeira Eucarístia. Muito obrigada você me ajudou muito.

Unknown disse...

Renovação do batismo

Unknown disse...

Conteúdo excelente.
Parabéns.
Vou fazer uso dele com minha turma de crisma.