CONHEÇA!

terça-feira, 3 de março de 2015

SEMANA CATEQUÉTICA - PARTE II

2º ENCONTRO – AS TAREFAS DA CATEQUESE E O ITINERÁRIO

Local: Auditório do Centro de Pastoral
Horário: 19h30

AMBIENTE:
Entrada: Mesa decorada ao Centro com uma Bíblia e uma vela, imagem de Nossa Senhora, rodeadas por todo material catequético utilizado na comunidade: Manuais, livros, Itinerário, RICA, DNC, CIC, Youcat e outros. Colocar a bacia com a água benta perfumada do encontro anterior. No chão, colocar pés recortados formando um caminho até o interior do auditório, onde, na frente deverá estar uma Imagem de Cristo, lembrando também as cores da Quaresma. Os pés devem formar um “caminho” que leva dos símbolos da fé de formação, até os pés de Jesus.




ACOLHIDA: Um grupo de catequistas recebe às pessoas à porta, cumprimentando calorosamente a todos e distribuindo o material a ser usado no dia. Pode ser providenciada uma pequena lembrancinha do encontro. Distribuir crachás a todos. (Oração e letra do Hino da CF 2015 serão utilizadas no dia, pode ser impresso ou projetado no data-show).

01 – ABERTURA: O animador acolhe a todos, dando boa-noite e convida a equipe que fará a oração inicial.

Oração Inicial: Oração da Campanha da Fraternidade 2015.
Breve explanação sobre o Tema e o lema da CF 2015.  Entrada e apresentação do cartaz, que fica colocado num lugar propício.
Finaliza com o Hino da CF cuja letra deve ter sido distribuída a todos ou projetada no data show. (Como é uma canto ainda não muito conhecido, acompanhar com o CD).

02 – ANIMAÇÃO: O animador/palestrante se apresenta e inicia o encontro dizendo que já andou bastante por ali e que já decorou o nome de todos. Pede então que cada um vá até uma mesa (colocada ali para este fim) e coloque seu crachá virado pra baixo. Inicia o encontro.

Dinâmica do “Trocando os crachás”:
MaterialCrachás para todos, contendo os nomes de cada um.
Passos1- No inicio do encontro, distribuem-se os crachás normalmente, de forma que cada um receba o seu próprio nome.
2- Após algum tempo, recolher novamente os crachás e colocá-los numa mesa ou no chão, com os nomes voltados para baixo. Depois solicita que cada um vá até a mesa novamente e pegue um crachá para si sem escolher; caso peque o próprio nome, deve trocar.
3- Colocar o crachá com outro nome e usá-lo enquanto anda pelo ambiente.
4- Durante o intervalo, ou mesmo durante o encontro, procurar o verdadeiro dono do nome (crachá) e aproveitar para uma pequena conversa informal; procurar conhecer algo que ainda não conhece do colega.
5- Ao voltar do intervalo, o animador pede que cada um apresente o colega que conheceu, falando o que conseguiu descobrir dele.

03 – Animador: Antes de iniciarmos nosso encontro, onde vamos nos “abastecer” de conhecimento e luz para nossa caminhada, vamos nos “abençoar”, porque o catequista é aquele também, que distribui as bênçãos do céu. Em duplas, um de frente para o outro, façamos a “Assinalação dos sentidos”:

Na fronte: receba na fronte o Sinal-da-Cruz: o próprio Cristo o(a) proteja com o sinal de seu amor. Aprenda a conhecê-lo e a segui-lo.
Nos ouvidos: receba nos ouvidos o Sinal-da-Cruz, para que você ouça a voz do Senhor.
Nos olhos: receba nos olhos o Sinal-da-Cruz para que você veja a glória de Deus.
Na boca: receba na boca o Sinal-da-Cruz, para que você responda à Palavra de Deus.
No peito: receba no peito o Sinal-da-Cruz, para que Cristo habite pela fé em seu coração.
Nos ombros: receba nos ombros o Sinal-da-Cruz, para que você carregue o jugo suave de Cristo.

04 - Introdução ao assunto: Falar da Semana catequética e da proposta da Arquidiocese.

- Pedir que cada um venha até a mesa com os crachás e pegue um sem olhar... e a partir daquele momento comece a procurar o dono do crachá, mas sem sair do lugar ou chamar a pessoa...

06 – Apresentação dos slides: TAREFAS FUNDAMENTAIS DA CATEQUESE

CLIQUE: TEXTO 01 - TAREFAS FUNDAMENTAIS DA CATEQUESE

 

    

07 – Intervalo para lanche/cafezinho

Na volta do intervalo, pedir que cada um apresente o dono do seu crachá e fale o que descobriu sobre ele. Agora que já nos conhecemos, vamos continuar o assunto...

08 – FINAL: Distribuir texto D. Orlando Brandes – Leitura e reflexão silenciosa, cada um anota as reflexões pedidas no final, dobra a folha e coloca aos pés de Jesus, numa pequena caixa (sapato ou outra).
(Providenciar uma cópia para cada catequista)

Questões para a reflexão pessoal:
- Como e quando foi a minha experiência de encontro com Cristo?
- Como catequista, permito que Jesus vá consolidando em mim o processo de Iniciação à Vida Cristã?
- Dos sete pontos do texto acima, quais percebo mais presentes na minha missão de Catequista?
.......................................

Oração do Pai Nosso

Canto Final:  ♫ Te amarei Senhor





Nenhum comentário: