CONHEÇA!

domingo, 7 de junho de 2015

LIDERANÇA - DICAS DE LEITURA

BÍBLIA SAGRADA
O livro mais lido no mundo, um clássico de lições sobre liderança já que é um livro histórico e mostra a evolução da humanidade. Rico em metáforas e personagens, percebe-se que vários povos tentaram a sua própria evolução saindo da sua zona de conforto, como as histórias de Abraão e Moisés. O livro da Sabedoria de Salomão é utilizado dentro da Administração para transmitir mensagens de liderança e de como motivar seu público usando a perseverança e a resiliência como fatores de diferenciação. A própria história de Jesus Cristo é contada até hoje de diversas maneiras, além de ter influenciado best-sellers hoje em dia que são vendidos mundialmente.

O MONGE E O EXECUTIVO

O conceito de Líder Servidor nasceu aqui e influencia até hoje o modelo de liderança servidora nas empresas. Estruturar um modelo assim não é fácil já que a liderança participativa é fadada a também ouvir os seus liderados, o que contribui para que críticas ao modelo atual sejam levantadas e a escuta ativa deve ser utilizada, porém poucos gerentes estão preparados para isso.


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Para entender melhor como interagir com o ser humano e liderar levando em consideração a empatia em sua comunicação. Este livro usa casos clínicos de como uma frase mal empregada pode contribuir para uma total falha de comunicação e para o fracasso do seu objetivo. Vale a pena a leitura inclusive porque ele é psicólogo e traz uma abordagem bastante rica nesta área. 



O LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA

A boa liderança sempre faz a diferença! Segundo o autor, “a liderança não é algo fácil de se aprender, [...] pois requer muito das pessoas que desejam desenvolvê-la”. Neste best-seller podemos identificar algumas características de uma boa liderança: Disposição em assumir riscos e responsabilidades quando os outros inventam justificativas; Desejo apaixonado de fazer a diferença; Sentir-se incomodado com a realidade; Enxergar possibilidades ao invés de dificuldades; abrir a mente e o coração, subjugando o ego em benefício daquilo que é melhor.
  

MADRE TERESA, CEO 

Na obra, os autores mostram oito princípios de liderança preconizados por Madre Teresa, freira albanesa que realizou grande parte de seu trabalho em Calcutá e foi a criadora da instituição Missionárias da Caridade, em 1948. Depois de esperar 20 anos por uma autorização da Igreja Católica para fundar uma nova ordem religiosa, ela iniciou o projeto de ajuda aos pobres e necessitados com apenas 500 rúpias e doze colaboradores. Pode parecer contraditório uma religiosa – que foi beatificada – dar lições para o mundo dos negócios. Mas, à frente de uma organização com mais de 4 mil colaboradores e bilhões de dólares em doações, Madre Teresa de Calcutá foi um grande ícone de liderança.

LIDERE COM HUMILDADE: 12 LIÇÕES DO PAPA FRANCISCO.
O livro foi escrito, não por um católico devoto, mas por um escritor judeu que é mais conhecido por seus livros sobre Gestão. O autor, Jeffrey A. Krames, aponta em seu prólogo que - como o filho de sobreviventes do Holocausto - ele vê o Papa Francisco como a "resposta do Século XXI ao século XX, este o mais mortal período de assassinatos em massa da Humanidade”. O autor afirma que uma das marcas registradas de qualquer líder é como ele ou ela lidera pelo exemplo.




Ângela Rocha - Catequista
Catequistas em Formação

Nenhum comentário: