CONHEÇA!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A MISSA: Conhecendo e celebrando

A missa é um tema que permeia os conteúdos catequéticos que preocupa muito os catequistas que se veem, quase "desesperados", para fazer com que seus catequizandos participem dela. Mas, como "ensinar" a missa? Como fazer com que nossos catequizandos "se encontrem" na liturgia?


Falar sobre a missa nos encontros de catequese é necessário. Mas, precisamos tomar cuidado para não passar a Liturgia da missa como uma "lição" ou um "ponto" a ser aprendido. Antes de ser um assunto a ser "dissecado" em partes, a missa precisa ser "Celebrada", "Vivida" em toda a sua plenitude como um momento de contemplação e oração. A missa então, precisa ser mais "compreendida" na sua vivência, do que "ensinada". A Missa é muito mais uma Oração Contemplativa, do que de conteúdo a ser aprendido.

Contemplação? "Ah! As crianças não são capazes disso!"... Podem dizer alguns. Sim, a criança de hoje infelizmente não é educada para o silêncio e a contemplação. Mas, não significa que ela não é capaz disso! 

Entre os traços mais admiráveis da criança educada num ambiente favorável, está a atenção contemplativa. Que não é outra senão a atenção espontânea e natural da criança. Toda criança é capaz de "contemplar". É observando que elas aprendem, "vendo acontecer", no entanto elas precisam ser incentivadas nesta atenção, preparadas para se abrir ao novo e ao diferente, àquilo que lhes desperta "sentimentos" e emoções.

A pedagogia, neste caso, deveria antes de tudo ser a arte de favorecer os esforços do espírito na sua grande aventura de se associar com a matéria, aquilo é físico e visível; aventura que comporta alternância de êxitos e fracassos comparáveis às do dia e da noite, da saúde e da doença, da alegria e do sofrimento. Estas alternâncias, são muito reais, não só na vida das pessoas mais "espirituais", quanto na vida das pessoas mais afastadas da fé e, por que não? Na vida das Crianças! A liturgia não despreza ninguém, ela se dirige a todos, a grandes e pequenos, a fervorosos e fracos, a sábios e insensatos.

É esta talvez, a lição suprema da Liturgia, enquanto ciência da educação espiritual. Muitas vezes, almas perturbadas ficam sem apoio algum, porque a psicologia moderna, cada vez mais influenciada pelo materialismo, procura explicar tudo pelo estado físico ou pelo turbilhão dos instintos. Então, a ciência recomenda  repouso, receita remédios, favorece o recolhimento e o egocentrismo, sendo que estas almas atormentadas precisam é de uma mão firme que as tome e as eleve acima das tempestades físicas e psíquicas, para as colocar na presença de Deus: presença inacessível aos sentidos, mas perceptível à fé.

E nisso a liturgia também se preocupa. Busca nos "sentidos" trazer a pessoa ao estado de contemplação, fazendo-a "sentir", o que vê, o que escuta, o que aspira, o que toca sua pele: A luz do sol atravessando os vitrais, o perfume do incenso e das flores, o calor e a luz de uma vela, o toque de um respingo de água benta...

É o que faz a liturgia, ela não ignora as preocupações das pessoas, admite suas misérias e transforma-a em motivo de confiança. Não despreza os sentimentos, antes os eleva a um estado de contemplação, de resposta aos seus anseios.

Quare tristis es anima mea et quare conturbas me? *

Sem nenhuma explicação, nenhum psicologismo, mas, como um voo direto para o essencial:
Spera in Deo.**


As imagens a seguir são das partes que compõem a Liturgia da Missa. Elas também estão disponíveis em Slides para que se trabalhe num encontro. A sugestão é que o assunto seja repassado uma vez fora do espaço sagrado, depois que seja vivenciado a cada domingo junto com a comunidade. Assim, a cada encontro subsequente às missas, o catequista pode explorar, os sentimentos percebidos pelos seus catequizandos a cada uma das partes. O que ele viu e sentiu, suas dúvidas, suas curiosidades. Vejamos então que teremos assunto para, no mínimo, mais 17 encontros.





















Por que você está triste, minha alma e por que me conturbas?
** Confie em Deus.

Link da apresentação em Powerpoint: 

https://drive.google.com/file/d/0Bw5YBpDnWbIzaXBJaE1HTExLYmc/view?usp=sharing



FONTES DE CONSULTA:

A educação do homem consciente de Helena Lubienska de Lenval. Flamboyant, 1962.
Celebrar a Eucaristia com crianças de Jose Aldazabal. Paulinas, 2008.
IGMR - Instrução Geral do Missal Romano. CNBB, 2008.


Ângela Rocha
Catequistas em Formação

6 comentários:

Unknown disse...

Perfeito 👏Vou utilizar estes slides com a minha turma.
Penso em cada encontro, antes da missa passar uma ou dias partes da celebração,até chegar ao final.
Obrigada pelo conteúdo.

Unknown disse...

Muito bom este recurso !Vou usar nos Encontros Catequéticos aqui com a turma de Perseverança. 👍👏👏👏👏😉

Unknown disse...

Conteúdo maravilhoso. Gostaria de baixar mas o link está dando erro, vocês podem me ajudar?

Terezinha Mendes disse...

Muito bom!gostei demais!vou usar na minha turma.

Anônimo disse...

muito bom. o link nao esta disponivel mais a apresentacao. tem como enviar para o meu email mineiro2021@gmail.com

Anônimo disse...

Sou do Japão e vou usar com a minha turma da Igreja Católica de Anjō… 🙏