domingo, 22 de novembro de 2015

PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS 2015!

Uma ideia inspiradora que nos dá uma dimensão do que é ser discípulo e missionário na Igreja! Trata-se da troca de cartinhas entre catequizandos de várias partes do país para comemorar o Mês Missionário: Outubro.

O que é o Projeto Cartinhas Missionárias?

O Grupo Catequistas em Formação possui quase 2 mil catequistas cadastrados (espalhados por paróquias de todo país e até do exterior), reunidos num grupo do Facebook. ( Cadastre-se AQUI ).

No mês de julho, as administradoras do grupo lançaram um convite aos catequistas para participar e se cadastrar no projeto, informando, entre outras coisas: quantidade de catequizandos que possume, faixa etária e etapa da catequese (Crisma, Perseverança, Eucaristia), localidade onde se encontram. 


Estes catequistas são reunidos num grupo a parte, chamado Cartinhas Missionárias, onde conversam, trocam dados de seus catequizandos e turmas; e notícias das cartas ao longo do projeto, que vai, normalmente de julho a novembro. 

A administração do grupo separa os catequistas por EQUIPES de 2 ou até 3 turmas, tentando deixar as crianças da mesma faixa etária e etapa num mesmo grupo. Assim, uma catequista de Eucaristia do Paraná, por exemplo, pode incentivar sua turma a escrever para crianças de Minas Gerais, de uma outra catequista também cadastrada.


Normalmente as crianças escrevem as cartas durante um encontro catequético, com o tema “Ser missionário” ou outro pertinente, que fale da Missão de alcançar as pessoas, mesmo estando longes, em outra cidade, estado e até país.

As cartas são reunidas e enviadas, todas juntas, para o endereço da outra catequista, que se encarrega de entregar as cartas e postar as respostas. Normalmente há um sorteio para ver quem vai escrever primeiro e quem vai responder. Os catequizandos ficam tão animados que até pedem para continuar se correspondendo!


O grupo Catequistas em Formação, já está no terceiro ano de edição do projeto. 

Para entender a dimensão deste projeto alguns números de 2015:
-Participaram do projeto 51 catequistas que trabalharam em 23 equipes.
-As crianças envolvidas na missão de escrever uma carta a uma outra criança que está num lugar distante, de uma realidade distinta da dela foram:
- 138 da catequese de Crisma;
-   73 da catequese de  Perseverança;
- 521 da catequese de Eucaristia.

Totalizando 732 crianças na faixa etária entre de 7 a 16 anos. No total foram envolvidas 45 Paróquias em 9 estados brasileiros – PB, MA, RO, MS, MG, SP, RJ, PR, SC. Foram 783 cartas escritas neste projeto, isso porque, as catequistas aproveitam e também escrevem suas cartinhas umas para as outras.



Os números impressionam, mas o mais bacana é o agito gostoso que toma conta de cada pessoa que participa do projeto. Alyne Goulart, coordenadora da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande - MS, conta como foi a emoção em participar do projeto:  

A EMOÇÃO DAS CARTINHAS!

E assim, mais etapa concluída! Todas as respostas às nossas cartinhas chegaram.
Neste final de semana entregarei as que chegaram esta semana às turmas.
Adorei participar deste projeto, o meu encantamento foi desde o momento em que vi a proposta. A vontade de fazer parte desta experiência era imensa.
Pensei numa maneira de envolver várias catequistas e crianças, e escolhi sete turmas de preparação para primeira eucaristia para participarem do projeto das cartinhas missionárias. Assim que fiz a proposta, catequistas e catequizandos se empolgaram. E lá foram eles escrever com carinho as cartinhas. A curiosidade tomou conta de todos pela expectativa da resposta. A vontade deles na continuidade das trocas de correspondência, eram quase visível em seus olhos. A ansiedade a cada final de semana, que eu chegava após a postagem das cartinhas e a alegria nos olhos quando eu dava a resposta positiva (nunca fui tão esperada na porta das salas como nestes últimos tempos hehe!), é uma coisa indescritível. Vendo nossos catequizandos, maravilhados, mostrando as cartinhas que receberam, só veio confirmar o quanto valeu participar deste projeto. Que no início parecia uma verdadeira loucura: Inserir tantas turmas, passar nomes, pegar carta, ajeita dali e daqui, posta no correio, espera resposta, etc.... Mas, posso dizer que foi maravilhoso e que valeu muito a pena cada etapa, cada momento... E como valeu! Não tem preço.
Uma experiência quase “encantada” que ficará marcada para mim e para os catequizandos que participaram. 
E novamente faço o meu agradecimento a Jin Hee Kim, que viabilizou este projeto neste ano, pelo incentivo desde o início em nossas conversas inbox, atenciosa as minhas dúvidas. Que Deus abençoe e Nossa Senhora Auxiliadora a cubra com seu manto. Obrigada ao Grupo catequistas em Formação por este projeto arrojado!

Alyne Goulart – Coordenadora de Catequese
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Campo Grande/MS



NOSSA HEROÍNA E COORDENADORA DO PROJETO EM 2015!

Jin Hee Kim, catequista na Paróquia Paróquia São Judas Tadeu, Região Belém e do Setor Tatuapé na Arquidiocese de São Paulo, capital, não exitou um minuto em coordenar o projeto em 2015. Catequista há três anos, o Projeto Cartinhas Missionárias veio como um desafio: 
"Amei estar a frente da coordenação do projeto este ano, porque vi em cada carta o amor. O amor que Jesus tanto difundiu e nos pediu para espalhar! Deu trabalho, organizar 51 turmas, com mais de 700 crianças envolvidas, em equipes  (pares) com as mesmas afinidades, não foi fácil (risos!), mas, o resultado foi maravilhoso!"
Jin Hee Kim
Catequista da 1ª Eucaristia da Paróquia São Judas Tadeu, São Paulo – SP
MISSÃO E CATEQUESE SÃO SINÔNIMOS DE OUSADIA!

"E quem disse que eu não ia receber cartinha Missionária também? Obrigada querida Regiana Oliveira pela cartinha que me enviou. Tuas palavras são um alento para minha caminhada. Longe de ser a "missionária" que diz que sou, sou aquela que se "abastasse" sempre no convívio com vocês. Se sou um "exemplo" e "iluminada" pelo Espírito Santo, antes sou iluminada pelo meu amor à catequese e apenas um instrumento nas mãos do nosso missionário maior: Jesus!"


Ângela Rocha - Idealizadora do Projeto "Cartinhas Missionárias".


Conheça nossa página no Facebook: 


SEGUIDORES DO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO