quarta-feira, 16 de março de 2016

QUERIGMA DAS CORES: Dinâmica para trabalhar o Querigma.

QUERIGMA


Você sabe o que é “Querigma”? O querigma é o primeiro anúncio do amor de Deus e significa anuncia, gritar, proclamar. E você sabe porque é importante este anunciar do querigma? Para que a pessoa tenha seu encontro pessoal com Jesus! O Querigma é dividido em seis passos:

AMOR DE DEUS: O Pai nos ama infinitamente e incondicionalmente.O que é esta imagem (Sol)? O que ele faz? (Brilha, aquece) e o sol é pequeno? (Não) ele é muito grande não é verdade? Assim também é o “Amor de Deus”, ele é muito grande! Deus é amor, e esse amor que Ele tem por nós é como a luz do sol! O sol nasce só pra quem é magrinho ou fofinho? Branquinho ou moreninho? Não, ele nasce para todos, não é mesmo? Assim também é o amor de Deus, Deus ama cada um de nós com um amor especial, porque nós somos preciosos para ele. Amarelo ou laranja é a cor do AMOR DE DEUS!

Mas, por que as vezes não sentimos esse amor de Deus?

Por causa do PECADO, que nos afasta do Pai; nos impede de viver plenamente o amor de Deus. O que é essa imagem? (Guarda-chuva) e o que ele faz? (Não deixa que a chuva nos molhe) e se nós sairmos ao sol o que acontece? Não sentimos o brilho dele, não é verdade? Assim é o “Pecado” ele nos impede de sentir o amor de Deus E que cor é essa? (Preto) a cor preta é a ausência de luz, assim como o pecado é a ausência de Deus! Preto é a cor do pecado.



JESUS CRISTO: Jesus Cristo, o Filho e um com o Pai, se fez homem, para nos salvar do pecado. Ele entregou a sua vida por nós. Por isso Jesus veio nos SALVAR do pecado, Ele deu a sua própria vida por nós em uma cruz. A cruz significa que por amor a nós Jesus deu sua vida, e a cor vermelha indica como fomos salvos, pelo sangue de Jesus.


Mas, Jesus continou morto? Não. Jesus venceu a morte; ressuscitou e foi para junto do Pai. Para nós podermos viver esse amor precisamos de duas coisas.


e CONVERSÃO. Somos livres para acolher a Salvação. Precisamos optar em crer que Jesus Cristo é o Salvador (Fé) e decidir abandonar o pecado e voltar a Deus (Conversão). A FÉ, é feita de esperança. E é esse o significado da cor verde. A “FÉ” significa crer de coração que Jesus é o Senhor de nossas vidas e que essa fé nos leverá ao Reino. Por isso precisamos nos converter! E o que significa conversão? Significa mudar de vida, mudar o sentido em que nós andamos. Significa acreditar e amarmos uns aos outro como Deus nos ama.



ESPÍRITO SANTO: Sozinhos não somos capazes de alcançar a conversão. Precisamos do Espírito Santo para nos transformar e santificar. Quem é batizado recebeu este presente. Foi marcado pelo Espírito santo, que é a “pessoa” da Trindade que nos mostra o caminho certo a seguir! Devemos deixar sempre o Espírito Santo de Deus agir em nós para que caminhemos o caminho do reino. Um dos símbolos do Espírito Santo é a pombinha. Porque ela nos lembra da manifestação do Espírito Santo no batismo de Jesus. E o branco da pomba também representa a paz.

E qual é o último passo para viver o amor de Deus?

COMUNIDADE: O Espírito Santo nos impulsiona à vida na comunidade, ao convívio com os irmãos, para que nós possamos ajudar uns aos outros e vivermos em unidade. Comunidade significa que temos em comum o amor por Jesus e por ele vivemos em unidade. Ninguém é feliz sozinho. Por isso nós precisamos respeitar nossos irmãos, amá-los e partilhar com eles aquilo que temos. A cor que representa a comunidade é o azul. Assim, fechamos também as colunas da nossa Igreja: Fé, Esperança e Caridade.




ATIVIDADE LÚDICA:

VAMOS FAZER UMA CAIXA PARA BRINCAR COM O “QUERIGMA DAS CORES”?

 

Faça figuras de EVA em formato de “mancha de tinta”, em cores variadas formando pares. Faça também alguns pontos de interrogação e dois espirais. 

  

Pegue uma caixa de papelão quadrada e faça um furo quadrado de ambos os lados conforme a figura. 
 
Em seguida recorte em dois quadrados de EVA amarela uma “tampa” para o furo em formato de estrela. Cole o quadrado amarelo “estrela em cima dos furos e em seguida coloque EVA vermelho e verde para decorar a caixa, conforme a imagem.

 

Coloque as figuras em formato de “mancha” dentro da caixa. Decore a caixa com as figuras em formato de ponto de interrogação e de espiral, conforme a imagem.


Está pronta a “caixa surpresa”!

Para brincar siga as regras:

- Um jogador de cada lado vai retirando as figuras de dentro da caixa depois de girá-la várias vezes, alternadamente;
  


- O objetivo é tirar uma figura da mesma cor na sequencia. Ganha aquele que conseguir fazer a sequencia de cores.

Usando o “Querigma das cores”:

- Cada vez que um dos jogadores tirar uma figura, deve tentar lembrar o que significa a cor no querigma.

Obs: No caso de usar as cores do Querigma, não esqueça do preto e do branco!



Adaptação: Ângela Rocha
Imagens: Google imagens

SEGUIDORES DO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO