CONHEÇA!

terça-feira, 9 de agosto de 2016

MÊS VOCACIONAL 2016 - SUBSÍDIO PARA AS MISSAS DOMINICAIS



Subsídios
Para serem utilizados nas Santas Missas Dominicais do Mês Vocacional
“Misericordiosos como o Pai”
(Cf. Lc 3,36)








14 DE AGOSTO DE 2016
20º DOMINGO DO TEMPO COMUM
= VOCAÇÃO MATRIMONIAL =

COMENTÁRIO INICIAL
Amados irmãos e irmãs, neste Ano jubilar extraordinário da Misericórdia, somos convidados a reconhecer que todas as vocações são dons da Misericórdia, e hoje, queremos com muita alegria, louvar e bendizer ao nosso Deus pela vocação matrimonial, por este projeto de amor, por toda graça que Deus realiza na vida daqueles que dão o seu
sim um para o outro. Que nossas famílias sejam verdadeiras “Igrejas domésticas” e cultivem a cada dia, a graça de serem herdeiras da Sagrada Família, aonde o amor de Deus Pai se faz presente. Na graça de sermos família, celebremos com alegria.

PRECES
1. Pai amado, ensina-nos a cada dia, a vivermos com dignidade e respeito à vocação que escolhemos, para que com a Tua Misericórdia, possamos transbordar o teu projeto de amor com paciência e compreensão. Rezemos.
Todos: Abençoai Senhor, as nossas famílias.

2. Que neste ano consagrado à vossa Misericórdia, nossas famílias recebam de vós o dom gratuito do vosso amor, afim de que os lares de nossa comunidade se tornem celeiros de vocações e transbordem a alegria de pertencerem a vós. Rezemos.

3. Pai misericordioso, que nossas famílias, a exemplo da Sagrada Família, possam enfrentar os obstáculos, superar tribulações, permanecendo firmes na fé. Rezemos.

4. Que o bom Deus venha em socorro de nossas famílias, para que as mesmas, contemplando a Sua fidelidade na história, possam construir suas relações embasadas na Palavra e não no relativismo desenfreado. Rezemos.

ORAÇÃO VOCACIONAL
(Recitada na conclusão das preces, ou antes da bênção final).

Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar. Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade. Ensinai-nos a viver a vossa Palavra e o vosso Mandamento de Amor, a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ. Ajudai-nos a respeitar e a incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamá-los ao vosso serviço. Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade e o respeito mútuo para que o amor se fortifique, nos unindo cada vez mais. Permanecei em nossa família Senhor, e abençoai o nosso lar hoje e sempre. Amém.


21 DE AGOSTO DE 2016
SOLENIDADE – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
= VOCAÇÃO À VIDA CONSAGRADA =

COMENTÁRIO INICIAL
Caríssimos irmãos e irmãs, neste terceiro domingo do mês vocacional, com Maria, mãe e rainha das vocações, celebremos o dom da vida consagrada. Os religiosos e consagrados são pessoas que se consagram a Deus a fim de viver os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, seguindo os exemplos de Jesus, sendo um sinal luminoso da Misericórdia do Pai. Estamos celebrando o Ano jubilar extraordinário da Misericórdia, por isso, rezemos por aqueles que consagraram sua vida por amor a Cristo, aos irmãos e à Igreja, na disposição de serem sinais do amor misericordioso de Deus pela humanidade. Que a exemplo de Maria possam expressar com a vida, a presença de Jesus, o “Rosto da Misericórdia” do Pai. Quem o vê, vê o Pai (cf. Jo 14,9). Neste dia, peçamos a Maria, mãe da Divina Misericórdia, que interceda pelos consagrados e consagradas, pedindo que suscite santas e numerosas vocações à vida consagrada.

PRECES
1. Senhor, nós vos pedimos por todos os consagrados, que sejam testemunhas vivas da Misericórdia do Pai no mundo, servindo com autêntica compaixão àqueles que mais necessitam do vosso Divino Amor, nós vos pedimos:
Todos: Senhor da messe escutai a nossa prece.

2. Senhor, nós vos pedimos pala vocação de todos os jovens, para que no encontro misericordioso se disponham ao discipulado cristão numa vida íntima e configurada a Cristo, servindo à Igreja numa doação total e generosa com aquela radicalidade evangélica que também se realiza no amor pelo próximo, nós vos pedimos:

3. Senhor, que neste Ano da Misericórdia as nossas comunidades religiosas vivam o alegre perdão fraterno como resposta ao Amor Misericordioso de Deus, que as elegeu como família e imagem de seu mistério trinitário no meio da humanidade sedenta de Vós, nós vos pedimos:

4.Que a Virgem Maria, assunta ao céu, interceda por todos aqueles que se consagraram a Vós no serviço aos irmãos, no dom de si, para que anunciem a Vossa misericórdia, aproximando-a de cada coração humano, irradiando o Vosso abraço eterno, nós vos pedimos.

ORAÇÃO VOCACIONAL
(Recitada na conclusão das preces, ou antes da bênção fi nal).

Senhor, nós vossos filhos e filhas amados, nos sentimos chamados e enviados a construir vosso Reino. A messe é grande e necessita de mãos que cuidem e consolem. Ajudai-nos a trabalhar na acolhida de quem sofre e na transformação de tudo o que fere a dignidade humana. Nós te bendizemos Pai, Senhor do céu e da terra, porque chamaste à Vida Consagrada tantos homens e mulheres e vos pedimos que os ensine a ser uma presença viva do seu modo de existir e de atuar, para que o amor se torne profecia e ternura, vida nova e testemunho para todos que se achegarem a eles. E que cada dia mais, os jovens se decidam por doar a sua vida toda a Deus, na vida consagrada e religiosa. Amém.

28 DE AGOSTO DE 2016
22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
= VOCAÇÃO DOS LEIGOS =

COMENTÁRIO INICIAL
Caríssimos irmãos e irmãs, estamos no mês vocacional, reconhecendo que Deus chama cada um de acordo com a sua vontade. E neste Ano jubilar extraordinário da Divina Misericórdia reconhecendo também que todos nós somos inebriados pelo amor misericordioso de Deus, e por isto mesmo, todos nós somos chamados ao seguimento de
Cristo. Hoje lembramos e rezamos pelos leigos de nossa comunidade. Os leigos, pelo batismo, são chamados a exercerem a missão de povo de Deus, a viver o seguimento de Jesus Cristo na realidade cotidiana, sendo chamados a testemunhar a beleza do Evangelho, a ser sal da terra e luz do mundo na sua realidade familiar e social, vivendo com fé. Que nossa comunidade, cada dia mais assuma sua vocação de testemunho do amor e da alegria de ser de Deus. Nesta alegria, iniciemos nossa celebração.

PRECES:
1. Para que na fidelidade ao Evangelho e no anúncio corajoso, a Igreja continue gerando leigos comprometidos com a missão, rezemos ao Senhor:
Todos: Senhor, iluminai-nos.

2. Para que os fiéis leigos, deixando-se conduzir pelo Espírito do Senhor, assumam de maneira autêntica os compromissos batismais de filhos de Deus, rezemos ao Senhor:

3. Para que os leigos busquem, por meio da oração pessoal, um encontro com Jesus Cristo e sejam sempre fiéis à doutrina da Igreja e coerentes ao ensinamento do Evangelho, rezemos ao Senhor:

4. Que os membros de nossas pastorais e movimentos, consigam testemunhar a misericórdia de Deus para todas as pessoas que se aproximam, rezemos ao Senhor:

ORAÇÃO VOCACIONAL
(Recitada na conclusão das preces, ou antes da bênção fi nal).

Senhor, que destes nova vida ao mundo pelo Evangelho e queres que sejamos luz do mundo, sal desta terra e fermento que a transforme, concedei aos leigos uma experiência diária de serviço à comunidade humana, e que coloquem na realidade terrena o autêntico espírito de Jesus Cristo, para a edificação do seu Reino. Amém.


“Vocações, dons da misericórdia divina” (Papa Francisco).

FONTE: Subsídio para o Mês Vocacional 2016. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil / Mês Vocacional - A Igreja, mãe das vocações. Brasília, Edições CNBB. 2016.

Baixe o subsídio na íntegra AQUI.



Nenhum comentário: