CONHEÇA!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

GINCANA BÍBLICO/CATEQUÉTICA -SUGESTÕES


AMBIENTE: - Salão grande ou pátio, área gramada... com separação para o QG de cada equipe (fazer “ambiente” para separar as equipes (podem ser mesinhas com cadeiras ou só cadeiras);
- Som com microfone para o animador.

OBS. Algumas provas podem ser suprimidas ou trocadas, dependendo das condições/material disponível, do lugar onde se realizará e do tempo disponível. Todas as provas levam em torno de 3 horas.

MATERIAL:

- Giz para demarcar o chão para as provas;
- Cartolina cortada em dez tiras de 15 cm cada (usar para escrever nas provas onde tiver que fazê-lo);
- Dez cartões de 5cm X 5cm em vermelho, azul, verde, laranja, amarelo, roxo, preto, branco, cinza, rosa; totalizando 100 cartões (ou mais para dividir as equipes);
- Bexigas e barbante;
- Dez batatas tamanho pequeno e dez colheres;
- 2 Cordas de uns 5 metros cada;
- Um pacote de balas e um saco de plástico (pode ser sacola de supermercado);
- Três bolas iguais;
- Pompons para a torcida;
- Dez laranjas pequenas.
- Apito ou corneta para chamar atenção quando necessário.

- Os catequistas/organizadores deverão chegar com uma hora de antecedência para organizar o ambiente e as provas. Precisa ter um som com microfone e CD com músicas para tocar.

- Recepcionar as crianças e entregar a cada um uma, aleatoriamente, um cartão com UMA COR. Cada cor corresponde a uma equipe. São 10 EQUIPES. Calculando uma média de 100 crianças, teremos 10 crianças em cada grupo. Algumas crianças podem ser tímidas e não querer participar, damos estas a tarefa de torcer pela equipe. No final a “torcida” mais animada, ganha ponto. Adequar esta separação ao número de crianças.

- Explicar a dinâmica da Gincana e fazer o sorteio das provas (intercalar uma de brincadeira com uma de “pensar”). A cada prova a equipe seleciona quem vai representá-la.

- Selecionar das turmas de Crisma (mais velhos e responsáveis), alguns crismandos para que sejam os “juízes” que irão julgar as provas. Precisa de 05 juízes, os outros podem ajudar na organização das provas ou participar em alguma equipe. Os juízes vão anotar as pontuações das equipes e um catequista vai estar com eles para ajudar.

PROVA 01:

- Escolher o nome da equipe lembrando um personagem da Bíblia ou frase/passagem. Escrever na cartolina e deixar na mesa do grupo. O nome mais criativo ganha. Tempo: 05 minutos. Os juízes julgam o nome mais original e vão identificando as equipes por cor ou um número de 01 a 10 à medida que forem entregues as respostas.

Valor: 10 pontos

PROVA 02:

- Torcida mais animada: Lembrar que a torcida mais animada, ganha 10 pontos para a equipe no final. Os Juízes farão o julgamento, votando entre si. Estes pontos serão dados no final. Somente alertar as equipes a respeito da “animação”. (Se tiver pompons para distribuir é bom).

Valor: 10 pontos

PROVA 03:

- Responder a três questões.
a) Quais são os três sacramentos da Iniciação Cristã? Batismo, crisma e Eucaristia
b) Como é o nome completo do nosso Pároco? .........................................................
c) Qual o nome da padroeira/padroeiro e a data em que se comemora?...................
..........................................................................................................................

As perguntas deverão ser entregues as equipes e cronometrado um tempo para responder (3 minutos) ou então a equipe seleciona duas pessoas para representá-las nas respostas.

Valor: 10 pontos por resposta certa = 30 pontos se acertar todas.

PROVA 04:

- Corrida da batata na colher: a equipe escolhe um representante menina para participar. Só depois se diz o que precisa fazer. O percurso deve ser demarcado de um lado ao outro do salão.
Material: 10 colheres e dez batatas de tamanho equivalente.

Valor: 10 pontos

PROVA 05:

- ENCHER UMA BEXIGA ATÉ ESTOURAR: a equipe escolhe um menino para participar. Ganha quem estourar a bexiga antes.

Valor: 10 pontos.

PROVA 06:

- FUTEBOL – as equipes escolhem dois para participar, um menino e uma menina. Fica demarcado uma “trave” (pode ser com duas cadeiras), no final de um percurso a ser percorrido, todos deverão levar a bola ao final de um percurso (salão). Só que os participantes estarão com as pernas amarradas com barbante um ao outro. Só haverá três bolas em jogo, as equipes deverão “disputar” a posse dela, só com os pés, levando até o “gol”.

Valor: 15 pontos o primeiro, 10 o segundo e 05 o terceiro colocado.

PROVA 07:

- ESTOURANDO A BEXIGA UM DO OUTRO – dois participantes de cada equipe, um menino e uma menina. Amarrados pela perna um ao outro, na perna de “fora” de cada um, próximo ao pé, se amarra uma bexiga. As equipes devem tentar pisar na bexiga do outro para estourar. A medida que as bexigas vão estourando, as equipes vão saindo. Ganha aquele que ficar com pelo menos uma bexiga sem estourar.

Valor: 10 pontos

PROVA 08:

- DANÇA DA LARANJA: Escolher dois de cada equipe (menino/menina). As crianças deverão dançar em dupla segurando uma laranja com a testa, quem permanecer por mais tempo ganha. Colocar uma música bem animada pra tocar e ir dando tarefas: bater palma, dar uma volta, pular num pé só, erguer um braço, rebolar, etc. Tempo: dois minutos.

Valor: 10 pontos

PROVA 09:

- CABO DA PAZ: aqui se escolhe dois participantes de cada equipe, um menino e uma menina. Separa em duas equipes, aleatoriamente.
Material: 2 cordas de mesmo tamanho, 1 saco plástico (não transparente) e balas para por dentro do saco. Amarra as cordas à extremidade do saco fechado. Se for uma sacola de plástico (daquelas de supermercado), uma corda em cada alça
- Dizer aos participantes que você tem um saco preso a duas cordas com uma surpresa para todos. Cada equipe deve ir para um dos lados da corda e puxar até ela arrebentar e soltar a surpresa no chão. Em seguida, cada um deve correr e tentar juntar o máximo de balas possível.

Valor: Cada bala juntada vale 01 ponto para a equipe.


PROVA 10:

- PULA CANGURU – Cada equipe escolhe dois participantes, um menino e uma menina. Marque duas linhas no chão separadas por uma distância de 10 ou 30 metros. Ao sinal de largada, os catequizandos com os joelhos amarrados (pulando como canguru) deverão deixar a linha de partida para encontrar seu par na outra linha. Lá eles trocam de lugar e a partir desse momento, o primeiro que retornar á linha de partida será o vencedor da brincadeira.

Valor: 20 pontos.

PROVA 11:

- QUEBRA-CABEÇA – cada equipe vai receber UM envelope, com uma frase para montar. Ganha pontos as três primeiras equipes que terminarem de montar e escreverem a frase toda num papel. Assim que terminar, entregar aos juízes.

FRASE:  A Bíblia /  é a /  palavra   / que nos faz /   olhar a realidade, / escutar o   clamor do povo/   e arder o coração.

Valor: 1º lugar = 15 pontos           2º= 10 pontos           3º= 05 pontos


PROVA 12

- Procurar a seguinte CITAÇÃO BÍBLICA: Mateus 28, 18-20. Quem achar deve levantar a mão e ler a passagem.

Valor: Valor: 1º = 15 pontos          2º= 10 pontos           3º= 05 pontos


PROVA 13

Sortear para cada equipe uma Parábola contada por Jesus que deverá ser encenada pela equipe. Ou sortear uma só parábola e julgar quem melhor a encenou.

Valor: 10 Pontos
Tempo: 10 minutos p/ preparar e 5 para encenar.

Sugestões:

1. O bom samaritano — Lucas 10,30-37
2. A ovelha perdida — Lucas 15,4-7
3. A moeda perdida — Lucas 15,8-10
4. O filho (perdido) pródigo — Lucas 15,11-32
5. O administrador desonesto — Lucas 16,1-8
6. A viúva e o juiz — Lucas 18,2-5
07. Os talentos — Lucas 19,12-27
08. Os lavradores maus — Lucas 20,9-16
09. Os dois devedores — Lucas 7,41-43
10. O semeador — Lucas 8,5-8
11. O empregado fiel — Lucas 12,42-48
12. A semente de mostarda — Lucas 13,18-19
07. O fermento — Lucas 13,20-21
08. Os convidados para festa de casamento — Lucas 14,7-14
09. A construção duma torre — Lucas 14,28-33
10. O fariseu e o cobrador de impostos — Lucas 18,10-14
11. O joio — Mateus 13,24-30
12. O tesouro escondido — Mateus 13,44
14. A pérola — Mateus 13,45-46
15. Os dois filhos — Mateus 21,28-31
16. A festa de casamento — Mateus 22,2-14


PROVA 14

- Assinalar no caça-palavras os seguintes vocábulos ou temas encontrados no Evangelho de Lucas.

História – Salvação – Lucas - caminho – Jesus Cristo
– Cidade – mulheres – pobres – oração – misericórdia
– Discípulo – Espírito – alegria – Jerusalém – luz

D
C
X
I
Z
M
O
P
Q
O
R
E
C
C
D
I
S
C
I
P
U
L
O
P
A
I
M
I
S
R
H
Ã
O
G
Z
X
M
D
L
U
N
J
E
S
U
S
C
R
I
S
T
O
L
D
P
S
Z
O
B
E
N
E
B
D
U
H
N
G
I
O
T
E
H
O
J
M
U
V
E
O
R
A
Ç
Ã
O
A
Ç
E
H
A
M
R
A
B
C
O
V
Ç
X
O
S
C
O
J
E
M
I
X
Z
L
A
A
B
Y
W
R
E
S
E
O
R
A
I
L
O
V
I
V
A
R
C
I
D
S
G
S
E
U
S
L
U
Z
U
R
B
O
P
W
E
P
E
I
A
A
I
S
C
A
M
I
N
A
L
D
I
C
Q
S
A
T
U
D
A
D
I
C
A
N
D
S
B
L
S
A
L
V
A
R
R
D
I
C
I
N
E
E
A
I
D
R
O
C
I
R
E
S
I
M
R
V
O
Z
S
T
K
C
T
E
M
O
D
B
A
S
T
E
S
Z
I
B
O
A
S
H
O
O
T
I
R
I
P
S
E
W
O
S
E
P
T
N
B
Y
H
I
S
S
A
C
U
L

Tempo: Entregar no começo da Gincana e os participantes vão procurando as palavras à medida que outras provas forem ocorrendo. Os juízes deverão pedir o caça-palavras num “momento surpresa”. Ganha a equipe que mais palavras encontrou.

A equipe que terminar em:
1º - 30 pontos
2º - 20 pontos
3º - 10 pontos

PROVA 15:

No meio da Gincana, entre uma prova e outra podem ser feitas PERGUNTAS SURPRESA. Usar uma corneta ou apito para chamar a atenção. Cada equipe escolhe um participante para responder que deve ficar separado dos demais. Sempre uma pessoa diferente. Ou se pode fazer sorteio: 5 perguntas para cada equipe.
VALOR: Cada resposta certa vale 10 pontos

SUGESTÃO DE PERGUNTAS PARA RESPONDER SEM CONSULTAR A BÍBLIA.

1. Na Bíblia não diz que Adão e Eva comeram uma maça. Que fruta eles comeram? (Gênesis. 2, 16-17)  - R - Do conhecimento do Bem e do Mal
2. A quem Deus pediu que construísse  uma arca? (Gênesis 7, 13-16).                               R - Noé
3. A quem Deus pediu que sair de sua terra e ir para a terra que Ele ia dar? (Gênesis 12, 1-3) R - Abraão
4. Quem libertou o povo hebreu da escravidão no Egito? (Êxodo 3,10-13)? R - Moisés
5. Cidade que Jesus nasceu?  R - Belém                                                                            
6. Como chamavam os avós de Jesus?  R- Joaquim e Ana.
7. Aonde e com quantos anos  Jesus morreu? R - Jerusalém, com 33 anos
8. Discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus (João 21, 24-25)? R - Tomé
09. Na Bíblia, no Antigo testamento, quem é o homem famoso por sua força? R- Sansão.
10. Citar três mandamentos da lei de Deus.
11.Nome do bispo da diocese? ............................................................................
12. Citar o nome de TRÊS dos doze apóstolos de Jesus.
13.O primeiro livro do Antigo Testamento? Gênesis
14. O primeiro livro do Novo Testamento? Evangelho de Mateus
15. Quem batizou Jesus? João Batista
16.  Quem são os pais de João Batista? Zacarias e Izabel
17. Quando anos Jesus tinha quando foi ao templo discutir com os doutores da lei? 12 anos
18. O que os reis magos levaram de presente a Jesus? Ouro, incenso e mirra
19. Jesus foi batizado em que rio? Rio Jordão
20. Quantos dias Jesus ficou no deserto? 40 dias
21.Quantas vezes Pedro negou Jesus? 3 vezes
22. Quem pediu o corpo de Jesus a Pilatos? José de Arimateia.
23. Quantos  são os Sacramentos, cite 3.
24. Quantos são os dons do Espírito Santo, cite 3.
25. Cite dois símbolos do Espírito Santo.

PERGUNTAS PARA RESPONDER UTILIZANDO A BÍBLIA: Aqui a pergunta deve conter o nº do capítulo e versículo.
1. Nome dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes.( Mateus 10, 2-4)
R - (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes).

2. Qual o primeiro milagre de Jesus? R - (João 2, 1-12)

 3. Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreição?( João 20:18)
R- Maria Madalena

4. Que dia Deus criou os animais? (Gênesis 1, 21-23)
R - no quinto dia                                                   

5. Nome do homem mais velho da Bíblia? (Gênesis 5, 27)
R - Matusalém

6. Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué 1, 1-2)
R -  Josué

7. Um homem famoso por sua grande força? (Juízes, 15, 14-15)
R - Sansão

8. O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (I Reis 1,13)
R -  Salomão

9. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia?
R - (Pentateuco ou Livros de Moisés)

10.  Livros da Bíblia com nome de mulher. R -  (Rute e Ester).

11. O livro cujo nome só tem duas letras? R -  Jó

12. O único livro que começa com "z"? R -  Zacarias

13. O livro cujo titulo é triste? R - Lamentações

14. Dois livros que comecem com 'h"? R - Habacuque / Hebereus

15. Dois livros que comecem com "g"? R - Gênesis / Gálatas

16. Dois livros que são nome de um povo? R - hebreus/romanos

17. Quem ficou mudo após falar com um anjo ?
(Lucas 1-18,19,20)?
R: Zacarias.

18. Quem disse que não morreria sem conhecer o Cristo ? Lucas 2-25,26. 
R: Simeão.

19. Onde os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez ? Atos 11-26 
R: Em Antioquia.

20.  Quais os personagens bíblicos que foram chamados por nome de planetas? Quais os nomes dos planetas ? Atos 14-12. 
R: Barnabé foi chamado de Júpiter e Paulo, de Mercúrio.

21. Quem foi a 1ª mulher convertida na Europa pelo apóstolo Paulo ? Atos 16-14. 
R: Lídia.

22.  Quem foi professor do apóstolo Paulo ? Atos 22-3. 
R: Gamaliel.

23.  Qual dos apóstolos foi mordido por uma cobra, porém não sofreu mal nenhum? Atos 28-3,5. Paulo.

24. Deus fez com seu povo quatro alianças. Quais foram elas e quais são seus símbolos?  
1 - Noé – arco-íris. Gn 9,8-9
2 - Abrão – circuncisão. Gn 17,7-8
3 - Moisés – tábuas da lei.  Êxodo 19, 5
4 - Jesus – Eucaristia. Mateus 26, 26-29

PROVA 16
Caça Objeto: Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece, por exemplo:

Gênesis 11. 3: (TIJOLO); Juizes 19. 5 (PÃO); Lucas 14. 34 (SAL); Provérbios 6. 6 (FORMIGA); Mateus 16. 19 (CHAVE); Jó 6. 6 (OVO); I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO); Atos 1. 5 (ÁGUA); Ester 8. 2 (ANEL); Mateus 3. 4 (CINTO); Gênesis 1. 1 (TERRA); Hebreus 12. 15 (RAIZ); Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA); Neemias 2. 3 (FOGO).
Opção1: Um ou 2 representantes de cada equipe.

Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.

Opção 2: Dê uma lista de versículos para cada representante de equipe e determine um tempo total. Ao final deste tempo use o apito para chamar os participantes e dê pontos para os objetos trazidos. Ganha a equipe que tiver mais objetos.

FINAL: Os juízes somam os pontos das equipes e se faz a premiação. Um certificado de 1º LUGAR, um de 2º LUGAR e um de 3º LUGAR.

Em seguida se faz uma confraternização com todos. (No convite feito na semana anterior que cada criança leve alguma coisa para partilhar: bolo, salgado, refrigerante, etc).


FONTES: Diversas.
Montagem: 
Grupo Catequistas em Formação(Testado e aprovado)


Troféus para impressão (Colocar em tamanhos diferentes):






Nenhum comentário: