CONHEÇA!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

COMEMORANDO O ANO MARIANO NA CATEQUESE: SUGESTÕES

IDEIAS PARA O ANO MARIANO

Muitos catequistas têm se perguntado e nos perguntado o que fazer para comemorar o Ano Mariano na catequese, que aliás já começou em Outubro de 2016. Parece que nos acostumamos mesmo a só "acordar" em janeiro...

Mas, vamos lá!

O Ano Nacional Mariano foi proclamado pela CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas Águas do Rio Paraíba do Sul. A iniciativa está sendo celebrada a partir do dia 12 de outubro até o dia 11 de outubro de 2017.

A presidência da CNBB considera a celebração dos 300 anos “uma grande ação de graças” e recorda que todas as dioceses do país se preparam, desde 2014, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, que percorre cidades e periferias.

ENFIM, O QUE FAZER PARA VIVER INTENSAMENTE ESTE ANO NA CATEQUESE?

“Que este momento seja para a evangelização, para a missão, tendo presente o exemplo, as lições que Nossa Senhora nos deixa, mas também recorrendo com confiança a sua intercessão materna”, disse D. Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília.

É um ano para celebrar, para comemorar, para louvar a Deus, mas também para reaprender com Nossa Senhora como seguir Jesus Cristo e como ser cristão hoje.

Momentos celebrativos

É um período para reforçar a oração. Criar momentos celebrativos com Nossa Senhora sem, no entanto, se exacerbar no devocionismo, lembrando sempre que a devoção à Maria, leva à Jesus Cristo, centralidade da nossa catequese.

Em outubro na Festa de Nossa Senhora Aparecida, lembrar o acontecimento do encontro da imagem pelos pescadores e história de como ela se tornou a Padroeira do Brasil de maneira especial: encontros celebrativos, exposições, contação de histórias, valorização da fé do povo.

Não temos uma oração especial do "Ano Mariano", que tal então, incentivar nossas crianças a criar esta oração?

Levar Nossa Senhora às famílias

D. Sérgio ainda diz que: “Nós esperamos muito que o Ano Mariano possa ser de intensa evangelização com Maria, contando com a sua proteção, seguindo os seus exemplos, mas sendo essa Igreja em saída, essa Igreja misericordiosa, que a exemplo de Nossa Senhora vai ao encontro dos irmãos para compartilhar a alegria do Evangelho de Jesus Cristo – alegria da fé em Cristo."

E para reforçar esta missão de ser uma Igreja em saída, que tal criar uma capelinha com Nossa Senhora Aparecida para passar pelas casas das famílias dos catequizandos em 2017?


O Selo da comemoração

Para marcar os eventos relacionados ao Jubileu DOS 300 ANOS, foi criado um SELO COMEMORATIVO. Na composição do selo, estão elementos que fazem referência à religiosidade brasileira: a cruz, recordando o centro de nossa fé; o barco, recordando a pesca milagrosa; e a Imagem da Senhora Aparecida.As crianças também podem ser incentivadas a desenhar e pintar seu próprio Selo para esta comemoração.




Imagem de Nossa Senhora em MDF

Esta imagem em MDF pode ser pintada, decorada com pedrinhas, contas, etc. Arteiras de plantão: mãos a obra!

  



E, é claro, busque no site do Santuário Nacional de Aparecida, mais detalhes sobre a comemoração e a história do Santuário e da devoção à Nossa Senhora Aparecida:


Fonte: A12 - santuário nacional de Aparecida

Nenhum comentário: