CONHEÇA!

segunda-feira, 27 de março de 2017

CATEQUESE DE IVC... O QUE É ISSO? PRA QUE ISSO? COMO SE FAZ ISSO?


A chamada Catequese de “IVC” (Iniciação à Vida Cristã) é um processo diferenciado de catequese. Pois, assume um lado mais “Iniciático” da fé, em detrimento de uma catequese “sacramental” (apenas para se adquirir os sacramentos) e excessivamente doutrinal; que vem sendo feita ao longo do tempo em nossa Igreja. Ela assume algumas características principais: é Cristocêntrica,  é Celebrativa, é Orante, é Litúrgica, é Mistagógica e muito simbólica.  Ela tem inspiração no "Catecumenato", processo catequético instituído nos séculos I e II da era cristã.

Com a IVC de Inspiração Catecumenal, a Igreja assume que é preciso “voltar” aos primeiros tempos da Igreja, nos primeiros séculos da era cristã, onde a catequese era feita, realmente, para INICIAÇÃO na fé. Ao longo dos séculos, com propagação do cristianismo, perdeu-se muito deste estilo e foi-se assumindo uma catequese de “manutenção” e exclusivamente “sacramental” e “doutrinária”, partindo-se do princípio que “todos” já nasciam no seio de uma família cristã, que proporcionava os primeiros rudimentos da fé católica. Hoje, sabemos que isso não acontece mais. As próprias famílias perderam suas referências cristãs e não fazem mais o "anúncio" e nem a "pré" catequese das crianças. E a fé não é mais encarada como um “encontro” pessoal com Deus e sim, como uma “opção” pessoal, ligada mais a inserção num círculo social do que ao "seguimento" de Jesus Cristo.

E muito se tem "ouvido falar" na IVC em nossas paróquias. No entanto, ainda sem o devido conhecimento a respeito. E mais grave ainda, SEM ORIENTAÇÃO! 

Então, tem sido comum "ouvirmos" que "Nossa catequese é pelo processo do RICA"... sem atinarem ao fato de que o RICA* é um livro com instruções litúrgicas para as celebrações e ritos (e para adultos, principalmente!), e não um Diretório catequético. 

Também ouvimos falar que "Nossa catequese é de IVC, estamos fazendo as entregas"... de novo, sem entender que, entregar um "símbolo" de fé, pura e simplesmente, sem uma catequese orientadora e iniciática por trás, é mero ritualismo.

E, finalmente, a última... "Nossa CATEQUESE assumiu a IVC." Se só a "catequese" assumiu a IVC, deixando-a restrita à pastoral, ela não é Iniciação à Vida Cristã. Se ninguém mais, além dos catequistas, sabem o que é IVC, ela não é  Iniciação à Vida Cristã.

A IVC precisa ser assumida por TODA A PARÓQUIA, começando pelo padre, pelo CPP e por todas as pastorais. A "pastoral catequética" é apenas uma "parte" do processo.

Aqui na Arquidiocese de Curitiba, a IVC – Iniciação à Vida Cristã, com inspiração catecumenal, foi assumida pelos Bispos há mais de 10 anos.

E posso dizer com certeza que nossa catequese de CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ainda NÃO É uma IVC pelo processo catecumenal. Apenas foram instituídos alguns ritos e celebrações INSPIRADAS no catecumenato para dar mais “mistagogia” ao processo catequético. Já o CATECUMENATO DE ADULTOS, tem uma metodologia própria, segue as orientações do RICA com um pouco mais de proximidade e está sendo gradativamente implantado em todas as paróquias. Ainda temos um longo caminho a seguir, muitas adaptações a fazer a estes "novos tempos". E aqui, para TUDO ISSO, tem DIRETÓRIOS e ORIENTAÇÕES da Arquidiocese.

Estes são os Subsídios de Orientação:

Primeiramente TODAS as Arquidioceses e Dioceses, deveriam ter um DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO, aprovado por Decreto. Este Diretório é um instrumento que auxilia a todos os fiéis católicos a conduzir e formar uma unidade e comunhão eclesial nas Igreja particulares (dioceses). O da Arquidiocese de Curitiba foi aprovado em 2013:



O Diretório Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã, orienta de todo o processo catequético na arquidiocese:


No sumário podemos observar os assuntos tratados nele:

SUMÁRIO
Introdução............................................
Pastoral do batismo de Crianças..............
Catequese Infantil.................................
Catequese de Crianças e Adolescentes…...
Catecumenato de Adultos.......................
Conclusão.............................................

E temos um subsídio para a Catequese Familiar, que se desenvolve junto com a catequese de crianças e adolescentes:



E temos um subsídio para a Catequese Batismal, que são os "cursos de batismo" para pais e padrinhos trabalhados também pelo processo de IVC:



E, temos o subsídio Catequese catecumenal, com os encontros e instruções para o catecumenato de adultos:



A Catequese de crianças e adolescentes, usa como subsídio para orientar os encontros, a Coleção "Crescer em Comunhão" da Editora Vozes:



Sem contar que ainda temos subsídios para Formação Básica de Catequistas e também roteiros para celebração com crianças e adolescentes – Itinerário Celebrativo para Iniciação cristã – Crianças e Adolescentes:



A qualidade de todo este material é inegável. E não é porque estou e sou da Arquidiocese de Curitiba. Penso que apesar deste material estar disponível para todos, CADA diocese deveria se preocupar com a catequese da SUA Igreja e orientar claramente aos agentes de pastoral sobre o que se espera deles. Mas, enquanto isso não acontece, acredito que estes subsídios podem ajudar muito a catequese do Brasil.

Todo esse material pode ser adquirido pelo site da Arquidiocese de Curitiba.



Os pedidos podem ser feitos pelos botões de solicitação ou também através do e-mail: sac@arquidiocesecwb.org.br ou pelo telefone: (41) 2105-6325.


* Este é o RICA, que instruiu "liturgicamente" sobre os ritos e celebrações da catequese de IVC.



Ângela Rocha
Equipe Catequistas em Formação

Nenhum comentário: