CONHEÇA!

sábado, 18 de novembro de 2017

IGREJA CELEBRA JORNADA MUNDIAL DOS POBRES

19 DE NOVEMBRO DE 2017

A pedido do Papa, comunidades organizam ações solidárias para o Dia Mundial dos Pobres (19 de novembro).

A Igreja realiza de 12 a 19 de novembro, a Jornada Mundial dos Pobres, com o tema: “Não amemos com palavras, mas com obras”. Trata-se de um convite dirigido a todos, independente de sua crença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres, como sinal concreto de fraternidade, como destaca o Papa Francisco na mensagem para a ocasião.

Como gesto concreto do Ano Santo da Misericórdia, transcorrido em 2016, o papa Francisco instituiu o “Dia Mundial dos Pobres”, que tem lugar, a cada ano, no penúltimo domingo do Ano Litúrgico, que antecede a Solenidade de Cristo Rei.

Assim expressa o papa, no parágrafo de nº 21 da Carta Apostólica Misericordia et Misera, de encerramento do Ano Jubilar: 

“Instituí que como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres. Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46)”.

Na busca de efetivar o pedido do Papa Francisco, a Arquidiocese de Curitiba preparou um folder que, além de tornar conhecida a promulgação do “Dia Mundial dos Pobres”, feita pelo papa, poderá também nos ajudar a ficarmos mais atentos e sensíveis ao drama da pobreza que afeta tantos irmãos e irmãs nossos, submetendo-os a condições desumanas de vida.

Junto ao folder, o bispo referencial da comissão da Dimensão Social, Dom Francisco Cota enviou uma carta a todas paróquias convidando a todos fieis para quatro eventos que darão visibilidade a projetos caritativos realizados em nossa arquidiocese.

Segue a programação do domingo, aberta à participação de todos os interessados:

Dia 19 – Domingo

– Projeto social “Acolhida Franciscana”, promovido pelos Frades Menores. A partir das 12h, momento de espiritualidade e almoço com pessoas em situação de rua. Nas dependências da Paróquia Senhor Bom Jesus de Perdões, situada na Praça Rui Barbosa 149, Centro.

– Programa de ressocialização de pessoas em situação de rua, desenvolvido pela Fraternidade de Aliança Toca de Assis. Haverá celebração da Santa Missa, às 14h, seguida de momento de convivência com os moradores da Casa. Nas dependências da Toca de Assis, situada na Rua Roberto Simonsen, nº 300, em Guabirotuba.

UMA SUGESTÃO: 

O que você pode fazer em favor dos pobres nesta semana, especialmente no domingo? Por menor que seja o gesto, será importante. Façamos algo para expressar o nosso amor para com os mais pobres e a nossa comunhão com o Papa Francisco.


Se desejar saber mais a respeito do Dia Mundial dos Pobres, sugiro acesso e a leitura dos seguintes textos: RADIO VATICANA e CNBB


Nenhum comentário: