CONHEÇA!

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ROTEIRO DE ENTREGA DO CREIO – MISSA COM A COMUNIDADE


Este roteiro prioriza a Entrega do Creio como uma ação "da COMUNIDADE", por isso os pergaminhos devem ser entregues por pessoas da assembleia. Nesta entrega são convidados os Pais e padrinhos para, também, receberam o Creio como sinal de renovação de fé e testemunho para os filhos.

- Os catequizandos entram na procissão de entrada com seus pais e sentam-se nos primeiros bancos já reservados.
- Providenciar uma vela para cada catequizando que vai receber o Creio. Usar o Círio ou uma vela grande para acender as velas.
- Uma bandeja com os pergaminhos da oração deve estar posicionada numa mesinha, no presbitério, junto ao Círio Pascal.

COMENTÁRIO INICIAL - (Comentário normal do dia +)

Celebramos hoje, com alegria, a FESTA DO CREIO, momento especial em que os catequizandos da 3ª Etapa vão receber o Creio, professando a sua fé junto à comunidade. Eles trazem com muita fé no coração, os símbolos de mais uma etapa de sua Iniciação Cristã:
- As velas símbolo da Luz que nos ajudou a transmitir a estas crianças o caminho da Fé durante estes (...) anos de catequese.
- O Catecismo da Igreja Católica, depósito da nossa fé, que durante esta caminhada ajudou-os a conhecer melhor a Nossa Igreja.
- Os Pergaminhos do Creio: símbolo da Fé e do Credo. É pelo símbolo da Fé que nos conhecemos como discípulos de Cristo. Onde quer que nos encontremos, ao recitar o mesmo Credo, sentimos que somos irmãos em Cristo.

Cantemos juntos recebendo a equipe da celebração de hoje...

ENTREGA DO CREIO - (APÓS A HOMILIA)

Comentarista:
Nossos catequizandos, ao longo de três anos, receberam toda a instrução necessária para complementar sua iniciação à vida Cristã. A Profissão de Fé resume todo o conhecimento recebido sobre Deus, Pai Misericordioso, Jesus Cristo Salvador, passando pela história do povo de Deus e o nascimento da Igreja.

(À medida que os nomes dos catequizandos forem sendo ditos eles se posicionam no presbitério de frente para a comunidade).

Os catequizandos (nomes) ....................................................... , recebem hoje, pelas mãos da nossa comunidade a ORAÇÃO DO CREIO, o símbolo da nossa fé. Este gesto da entrega, por escrito, do CREIO, significa que eles assumem a responsabilidade de crescer na fé como verdadeiros cristãos. Juntos também, seus pais e mães (padrinhos também podem ser convidados), recebem o Creio como sinal de renovação da sua fé.

Presidente: Senhor Jesus, a tua Luz iluminou os olhos dos cegos. Também nós necessitamos que nos ilumines, que vás adiante com a tua mão para nos proteger dos abismos irreparáveis, ajuda sobretudo estes catequizandos a não te perder de vista. Se eles se afastarem, se de repente se fizer noite nos seus corações, dá-nos ânimo e coragem para o encontrar. Conduz a tua Igreja pelos caminhos do Evangelho para que a ninguém falte um farol, quando vier a treva e a tempestade. E que os nossos catequizando sejam estes verdadeiros faróis na nossa comunidade.

Os catequistas da etapa se aproximam do altar em torno do Círio/vela e acendem suas velas, levando depois para acender as velas daqueles que receberão o Creio. (Se forem muitos vão passando a chama uma para outra).

Enquanto se acende as velas cantar: Deixa a Luz do céu entrar

Comentarista: Professar com fé o Creio é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Mas é também entrar em comunhão com toda a Igreja, que nos transmite a fé. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “Este símbolo é o selo espiritual, é a meditação do nosso coração e a sentinela sempre presente; é, sem dúvida, o tesouro da nossa alma” (CIC 197).

Presidente: Caríssimos catequizandos, escutai as palavras da fé, que encerram grandes mistérios. Recebei-as com sinceridade e guardai-as no coração. Recebam o Símbolo da Fé da nossa Igreja entregue pela nossa comunidade. Aprendam para que possam proclamar junto da comunidade que agora os recebe. Elevemos as nossas velas e professemos a nossa fé.

Creio em Deus Pai Todo poderoso... (O presidente da celebração inicia a oração)

(Os catequizandos, com as velas levantadas, professam o Creio sem ler, “de-coração”).

Comentarista: Dispostos a cumprir aquilo que dissemos, e prometendo sempre ser fiéis ao nosso Deus, nossos catequizandos receberão agora os pergaminhos com o Credo da nossa fé. Pedimos que as pessoas da comunidade, escolhidas para fazer a entrega, aproxime-se do altar e entreguem o Creio a cada um dos catequizandos.

Canto: Eu creio em Deus (Padre Marcelo) ou outra.

No final da entrega o Presidente da celebração estende as mãos sobre os catequizandos e reza:

Presidente: Oremos, irmãos, por todos os que hoje recebem a fé da Igreja, resumida no sagrado Credo, para que Deus, nosso Senhor lhes ilumine o coração e lhes dê o seu amor e se tornem cada vez mais membros vivos do Corpo Místico de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!

ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA - (As preces podem ser feitas pelos catequizandos e pais)

A resposta é cantada: CREIO, SENHOR, MAS AUMENTAI A MINHA FÉ. ”

1. Senhor, que a fé da nossa Igreja, plena e sem reservas, penetre, como uma luz, todo o nosso pensamento e ilumine o nosso modo de ver e de julgar todas as coisas.

2. Senhor, que a nossa fé seja livre, fruto de uma adesão pessoal, capaz de aceitar com alegria as renúncias e os deveres que ela exige.

3. Senhor, que a nossa fé esteja certa, sempre cheia de confiança, apesar das provações, certa de uma luz tranquilizadora, que nos dê a paz.

4. Senhor, que a nossa fé seja forte, que não tema as provocações e que resista a todo momento de desânimo.

5. Senhor, que a nossa fé seja alegre, dê paz e alegria ao nosso coração, de maneira que irradiemos a felicidade do teu amor em nós.

6. Senhor, que o Símbolo dos Apóstolos entregue hoje, seja para luz guia para nossas vidas.

Presidente: Senhor, sempre atento aos nossos pedidos, escutei a oração dos Vossos filhos, que agora O Conhecem, dai-lhes também a Fé de ser anunciadores, generosos e persistentes, para que pelo seu serviço vos conheçam, e conhecendo-vos se alegrem e vivam no Vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus cristo...

Ação de Graças (Final do momento ou final da missa)
(Pedir a um catequizando que leia a mensagem)

Sugestão 1:

Mãe, Pai... Estou na Igreja hoje, porque vocês me trouxeram, me apresentaram a Deus no meu batismo, assumiram o compromisso de me guiar na Fé e me ajudaram a encontrar Jesus. Hoje eu frequento a Igreja e rezo o “Creio”, acreditando naquilo que vocês me ensinaram desde o berço. Essa é a maior herança que vocês poderiam ter me dado: A Fé em Deus e a crença de que nada sou sem Jesus comigo. E se professo minha fé hoje, em público, é porque minha família me deu esse tesouro. Obrigado a vocês, Mãe e Pai!

Sugestão 2:

Creio que a vida não é uma aventura para se viver segundo a moda corrente, mas um empenho no plano que Deus tem para cada um: um projeto de amor que transforma a nossa existência. Creio que o que melhor pode acontecer a um Homem é encontrar Jesus Cristo, Deus Encarnado. N’Ele tudo –misérias, pecados, história, esperança, assume nova dimensão e significado. Creio que todo o Homem tem capacidade de renascer para uma vida genuína e digna em qualquer altura da sua vida. Compreendo profundamente que a graça de Deus não só tem poder de me fazer livre, mas até de vencer o mal. Obrigado Senhor por este dia!

OBS. As demais partes da celebração da missa transcorrem no rito normal.


FONTE DE PESQUISA PARA CRIAÇÃO DO ROTEIRO:

RICA - Ritual de iniciação Cristão de Adultos:  Itens 125 a 187.(Adaptado).
DOC 107 - CNBB - Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários.
CELAM - A alegria de iniciar discípulos missionários na mudança de época.

PERGAMINHOS DO CREIO

PROCISSÃO DE ENTRADA
ACENDENDO O CÍRIO

RITO DA LUZ

RITO DA LUZ

PROFESSANDO O CREIO

PRECES



Ângela Rocha

Catequistas em Formação


3 comentários:

Unknown disse...

Ótimo agradeço por vcs poderem nos ajudar eu tirei muitas dúvidas obg

Unknown disse...

Parabéns, amei esta celebraçào!👏👏👏

Anônimo disse...

Amei mt bom.