CONHEÇA!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

CELEBRAÇÃO DA CRISMA - ROTEIRO

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA CRISMA

01. COMENTÁRIO INICIAL - “ANIMADOR”

Irmãos e irmãs, celebramos a presença do Espírito Santo na vida de cada um de nós. É o mesmo Espírito que desceu a primeira vez sobre os apóstolos e que hoje desce com sua força vivificadora em cada crismando. A CRISMA é um sacramento de adultos, de pessoas responsáveis, que querem renovar sua fé em Cristo, participar da vida em comunidade e realizar serviços em favor dos irmãos, em vista da construção do Reino de Deus. Vamos acolher com alegria nossos crismandos e a equipe de celebração, cantando...

02. ENTRADA - “TE AMAREI SENHOR”

Me chamaste para caminhar na vida contigo / Decidi para sempre seguir-te e não voltar atrás / Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma / É difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.
Te amarei Senhor / Te amarei Senhor / Eu só encontro à paz e a alegria bem perto de Ti.
Eu pensei muitas vezes calar-me e não dar nem respostas / Eu pensei na fuga esconder-me ir longe de Ti / Mas Tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido / É difícil agora viver sem saudades de Ti.
Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário / Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração / Vem ensina-me a viver a vida na Tua presença / No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

03. ACOLHIDA

04. ATO PENITENCIAL - “SENHOR PIEDADE”

BISPO: Irmãos e irmãs, assim como os apóstolos se reuniram no cenáculo para receber o Espírito Santo, também nós aqui nos reunimos para celebrar este momento importante da vida que é CRISMA. Reconheçamos nossos pecados contra o amor e a unidade! (Pausa) E peçamos perdão, implorando:

CRISMANDOS: Senhor, que subindo ao céu nos deixastes como Dom o Espírito Santo, perdoai nossas faltas contra o amor e tende piedade de nós!
R - Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.
CRISMANDOS: Cristo, que pela CRISMA nos escolheis como pedras vivas da vossa Igreja, perdoai nossa faltas contra a unidade e tende piedade de nós!
R - Cristo piedade, Cristo piedade, Cristo piedade, piedade de nós.
CRISMANDOS: Senhor, que pela CRISMA nos chamais, não para ser servidos, mas para servir, perdoai nossa falta de colaboração e tende piedade de nós!
R - Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.
BISPO: Deus, que é nosso Pai, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à via eterna!
CRISMANDOS: Amém!

05. GLÓRIA - “LOUVADO SEJA O MEU SENHOR”
Louvado seja o meu Senhor... (4x).
Pelas Suas criaturas / Pelo sol e pela lua / Pelas estrelas no firmamento / Pela água e pelo fogo.
Por aqueles que agora são felizes / Por aqueles que agora choram / Por aqueles que agora nascem / Por aqueles que agora morrem.
O que dá sentido à vida / É amar-Te e louvar-Te / Para que a nossa vida / Seja sempre uma canção.

06. I LEITURA - Is 61, 1-3a. 6a.8b-9

COM.:  Isaías nos diz que todo aquele que anda segundo o Espírito nele está presente o amor de Deus; e suas obras dão testemunho da Boa Nova!

Leitura do Livro do profeta Isaías;
O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me para levar a Boa Nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos, da-lhes uma coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero. Então os chamarão carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para sua glória. A vós chamar-vos-ão sacerdotes do Senhor, de ministros de nosso Deus serão qualificados. Vós vos alimentareis coma as riquezas das nações, e brilhareis com a sua opulência. Por isso vou dar-lhes fielmente a sua recompensa, e concluir com eles uma aliança eterna. Sua raça tornar-se-á celebre entre as nações, e sua descendência entre os povos: todos vendo-os, reconhecerão que são a abençoada raça do Senhor.

PALAVRA DO SENHOR.

07. SALMO RESPONSORIAL - “SALMO 23”
Pelos prados e campinas verdejantes eu vou / É o Senhor, que me leva a descansar / Junto as fontes de águas puras, repousantes, eu vou / Minhas forças, o Senhor vai animar.
Tu és Senhor / O meu pastor / Por isso nada em minha vida / Faltará.
Nos caminhos mais seguros / Junto Dele eu vou / E pra sempre o Seu nome eu honrarei / Se eu encontro mil abismos / Nos caminhos eu vou, segurança sempre tenho, em Suas mãos.
Tu és Senhor / O meu pastor / Por isso nada em minha vida / Faltará.
Ao banquete em Sua casa / Muito alegre eu vou / Um lugar em sua mesa me preparou / Ele unge minha fronte, e me faz ser feliz / E transborda minha taça em seu amor.
Tu és Senhor / O meu pastor / Por isso nada em minha vida / Faltará.
Com alegria e esperança, caminhando eu vou / Minha vida está sempre em Suas mãos / E na casa do Senhor, eu irei habitar / E este canto, para sempre irei cantar.
Tu és Senhor / O meu pastor / Por isso nada em minha vida / Faltará.

08. II LEITURA - At 8, 14-25

COM.:A graça do Espírito de Deus é dada somente àqueles que pela fé acreditarem neste Dom gratuito e purificador.

Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos:
Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a Palavra de Deus, enviara-lhe Pedro e João. Estes assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo. Quando Simão viu que se dava o Espírito Santo por meio da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: “Dai-me também este poder, para que todo aquele a quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo”. Pedro respondeu: “Maldito seja o teu dinheiro e tu também, se julgas poder comprar o Dom de Deus com dinheiro! Não terás direito nem parte alguma neste ministério, já que teu coração não é puro diante de Deus. Arrepende-te desta tua maldade e roga a Deus, para que, sendo possível, te seja perdoado este pensamento do teu coração. Pois estou a ver-te no fel da amargura e nos laços da iniquidade”. Retorquiu Simão: “Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha a cair sobre mim”. Os apóstolos, depois de terem dado testemunho e anunciado a Palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e pregaram a Boa Nova em muitos lugares dos samaritanos.
Palavra do Senhor.

09. CANTO DE MEDITAÇÃO - “ME FAZ PROFETA”

Tu que me conheces / Sabes bem que eu sou / Os meus limites / Minha humanidade (2x).
Mas me impulsionas a caminhar / Por Ti Senhor / E me convidas a cantar / Tua Salvação.
Me faz profeta / Me faz olhar adiante / Do outro lado da montanha / E anunciar Tua Redenção.
Me faz profeta / Me faz olhar adiante / Do outro lado da montanha / E como Igreja Te levar Suma Riqueza.

COM: Vamos neste momento aclamar a Palavra de Deus! Ela nos apresenta Jesus que, repleto do Espírito Santo, dirige ao povo a mensagem da vida.

10. ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO - “ALELUIA, ALEGRIA MINHA GENTE!”

Aleluia, alegria, minha gente! / Aleluia, aleluia!
O Espírito do Senhor, minha gente!/ Sobre nós repousou, aleluia.
Ele ungiu os seus servos, minha gente! / Para evangelizar, Aleluia.

11. EVANGELHO - Lc 4, 16-22a

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de U Jesus Cristo segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré onde fora criado e, segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta IsaÍas; abrindo-o encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos à restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. E Enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos Nele. Ele começou a dizer-lhes: “hoje se cumpriu este oráculo que acabais de ouvir”. Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam de sua boca.
Palavra da Salvação.

12. RITO DA CRISMA

Com: A Crisma nos dá força para que no decorrer da vida, possamos ser confirmados na dignidade e missão de batizados. Por isso neste momento, nós crismandos renovaremos as promessas do nosso batismo; e a partir deste momento estaremos à disposição do Cristo, de um modo mais consciente, estaremos nos guiando por sua luz e também sendo luz, para os demais irmãos e irmãs da comunidade.

13. RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO

BISPO: Renuncias a satanás e a todas as suas obras e seduções?
CRISMANDO: Renuncio!
BISPO: Credes em Deus Pai Todo Poderoso, criador do céu e da terra?
CRISMANDO: Creio!
BISPO: Credes em Jesus Cristo, seu Único Filho, e Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está sentado a direita de Deus Pai.
CRISMANDO: Creio!
BISPO: Credes no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que hoje pelo Sacramento da Confirmação, vos é dado de modo especial, como foi dado aos apóstolos no Dia de Pentecostes?
CRISMANDO: Creio!
BISPO: Credes na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna!
CRISMANDO: Creio
BISPO: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo Nosso Senhor.
TODOS: Amém.

14. IMPOSIÇÃO DE MÃOS

15. UNÇÃO DA CRISMA -

BISPO: Recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo!
CRISMANDO: Amém!
BISPO: A paz esteja contigo!
CRISMANDO: E contigo também!

16. RITO DA CRISMA I - “ESPÍRITO SANTO”

Espírito Santo / Apossa-te de mim / Inesgotável fonte / De poder e de luz.
Espírito Santo / Me leva aos Teus rios / E neles me banha / Faz-me ser / Semelhança de Jesus.
Vem Espírito de Deus / Faz nascer em mim os Teus Dons / Tuas graças / Frutos de vida (2x).
Vem poder do alto / Vem Paráclito / Vem Consolador / Enche-me de novo / Vento Impetuoso / Sou Teu.

17. RITO DA CRISMA II - “VINDE, ESPÍRITO SANTO”

Vinde ó Espírito Santo / Enchei os corações dos vossos fiéis.
Acendei neles o fogo do vosso amor / Enviai o Vosso Espírito / E tudo será criado / E renovarei a face da terra.
Doce, doce Espírito Santo / Exemplo quero ser / Da Mãe do meu Senhor.
Doce, doce Espírito Santo / Fazei também de mim / Morada do senhor.
Como um sacrário vivo levando amor / Revelando coisas que eu não sei / Mistérios do grande Autor / Se eu conhecer / Por nada eu trocarei.

18. CREDO - “REZADO”

19. ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA - “CRISMADOS”

Senhor, escutai a nossa prece!
1. Por nossos pais e por nossos padrinhos, que nos incentivaram e nos apoiaram durante todo este tempo de preparação para a Crisma, para que cada vez mais saibam dar incentivo e o apoio certo no momento certo, e possam testemunhar os nossos passos na fé desta vida cristã; rezemos ao Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece!
2. Por nós crismados, para que o Espírito Santo possa nos iluminar nesta nova caminhada, fortalecendo-nos ante as adversidades e não deixando que o Crisma seja apenas esta celebração, mas um projeto muito além, que devemos trazer para as nossas vidas; Rezemos ao Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece!
3. Por todos os povos, para que na busca da tão almejada felicidade, possam cada vez mais, dar passos firmes e significativos de fraternidade e de paz, e para que encontrem no Cristo Filho de Deus “que é o Caminho, a Verdade e a Vida”; a inspiração necessária para os seus atos; Rezemos ao Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece!
4. Por nossa Igreja que se alegra e reza para que todos os seus membros cresçam na fidelidade a Jesus Cristo e Seu testemunho no mundo; Rezemos ao Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece!
5. Por nossos padres, para que, movidos pelo Espírito Santo, possam continuar seu dedicado trabalho pastoral nas paróquias, contribuindo sempre para o crescimento do Espírito missionário; Rezemos ao Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece!
6. Por nosso bispo Dom..........., para que guiado pelo Santo Espírito de Deus, possa continuar conduzindo os destinos da Igreja da Diocese de ..............., com toda fé, entusiasmo e coragem que tem demonstrado no desempenho dessa missão apostólica; Rezemos ao Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece!
7. Pela catequese de Crisma, para que a cada dia iluminada pelo Santo Espírito, possa atrair mais jovens para uma evangelização adulta e consciente dos deveres cristãos e para o testemunho do Amor do Cristo; Rezemos ao Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece!
8. Por nossos catequistas, para que na fé em Cristo caminhem sempre juntos, pois pela fé em que foram unidos,permaneçam unidos em Cristo Jesus e continuem a missão a qual foram chamados; Rezemos ao Senhor.
Senhor, escutai a nossa prece!

20. PREPARAÇÃO DAS OFERTAS

21. PROCISSÃO DAS OFERTAS - “CRISMADOS”

- Ofertamos ao Senhor o pão, fruto do trabalho do homem, que vai se tornar o Pão da Vida, Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
- Ofertamos ao Senhor à água que lava e gera a vida, acompanhada do vinho, fruto da videira, que para nós, vai se tornar Bebida de Salvação, Sangue do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
- Ofertamos ao Senhor a vela acesa, cujo fogo simboliza para nós a vida que se faz presente no Sacramento; a força do Espírito Santo.
- Ofertamos ao Senhor a Bíblia, que guarda a Palavra de Deus, luz para os nossos olhos, força para a nossa alma, caminho aberto para a salvação de todos os povos.

22. CANTO DO OFERTÓRIO - “SOBE A JERUSALÉM”

Sobe a Jerusalém / Virgem oferente sem igual / Vai, apresenta ao Pai / Teu menino, Luz que chegou no Natal / E, junto à Sua cruz / Quando Deus Morrer ficas de pé / Sim, Ele te salvou / Mas O oferecestes por nós toda fé.
Nós vamos renovar / Este sacrifício de Jesus / Morte e ressurreição / Vida que brotou de Sua oferta na cruz / Mãe, vem nos ensinar / A fazer da vida uma oblação / Culto agradável a Deus / É fazer oferta do próprio coração.

23. ORAÇÃO DA EUCARÍSTICA

24. SANTO - “A LUA E AS ESTRELAS”

A lua e as estrelas (O Senhor é Santo) / Uma ave no céu (O Senhor é Santo) / Tudo isso me que é Santo / O Senhor é Santo.
O verde das matas (O Senhor é Santo) / Um fruto maduro (O Senhor é Santo) / Tudo isso me que é Santo / O Senhor é Santo.
Céus e terra vão passar / Mil impérios desabar / Santo, Santo, Santo / Água, fogo, terra, e ar / Tudo isso a clamar / Santo, Santo, Santo.
As borboletas (O Senhor é Santo) / Uma planta vermelha (O Senhor é Santo) / Toda rosa me diz que Santo / O Senhor é Santo
O vento no rosto (O Senhor é Santo) / Saudades de alguém (O Senhor é Santo) / Todo canto me diz que Santo / O Senhor é Santo.

25. PAI-NOSSO - “REZADO”

26. ABRAÇO DA PAZ - “SEREI TEU AMIGO”

É preciso o caminho enfrentar / Quando o tempo difícil chegar / Com coragem caminharás / Porque ao teu lado eu quero estar / Deus nos ajudará.
Não vou te deixar! / Vou te amar! / Estarei sempre contigo / Seja inverno ou verão / Alegra teu coração! / Serei o teu amigo!. / Cada lágrima que cai / Fortalece-nos mais / Uooo / Sempre serei teu amigo.
Como é bom conviver partilhar / Os momentos alegres passar / Mas amigo fiel seguirá / Mesmo sabendo das lutas que tens / Ao teu lado estará.
No caminho teu / Quero andar / Precioso é para mim / O dom da tua vida / Se tristes estas / Vou te consolar / Mas se fores sorrir / Me alegrarás / Me alegrarás.

27. CANTO DA COMUNHÃO I -
“CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE”

Neste vinho e neste pão / Sei que posso me apoiar / Solução pra os meus problemas / Esta ceia me trará / Muito mais que um memorial / É Jesus Presente aqui / Se entregando hoje e sempre / Se doando ao Pai por mim.
Sim eu creio / No Corpo, Sangue, Alma e Divindade / No grandioso Deus que quer morar em mim / Que vem morar em mim / Eu canto glória / Ao Deus que se fez Pão / Ao Deus que se fez Vinho / Só por mim / Aleluia / Aleluia.
Quem não come do Teu Corpo / Do Teu Sangue não tomar / Não terá a vida eterna / Que nos prometestes dar / Quando bebes desde Vinho / E recebes desde Pão / se recorda no calvário / Morte e Ressurreição.

28. CANTO DA CRISMA II - “DAQUI DO MEU LUGAR”.

Daqui do meu lugar / Eu olho o Teu altar / E fico a imaginar aquele pão / Aquela refeição.
Partiste aquele pão / E o deste aos Teus irmãos / Criaste a religião do pão do céu / Do pão que vem do céu.
Somos a Igreja do pão / Do pão partilhado / E do abraço e da paz.
Daqui do meu lugar / Eu olho o Teu altar / E fico a imaginar aquela paz / Aquela comunhão.
Viveste aquela paz / E a deste a Teus irmãos / Criastes a religião do pão da paz / Da paz que vem do céu.
Somos a Igreja da paz / Da paz partilhada / E do abraço e do pão.

29. AÇÃO DE GRACAS - “É CERTO TUA PRESENÇA”

É certo Tua presença está aqui / É certo Teu Espírito nos unge / É certo outra vez o véu vai se rasgar / E como no calvário / Tua vida doar.
Adorado, bendito em todo viver / Exaltado em Teu corpo, em Teu sangue / Majestade, Supremo e Bom Senhor / Para Ti o meu canto / Para Ti, todo o meu louvor.
Tu és o princípio e o fim de tudo / Só Tu és a fortaleza / Rocha inabalável, confio em ti.

OREMOS (Pausa):

Acompanhai, ó Deus, com a vossa benção, aqueles que receberam a unção do Espírito Santo e foram nutridos pelo sacramento do vosso Filho, para que, superando todas as adversidades, alegrem a vossa Igreja por uma vida santa e a façam crescer no mundo por seu amor e suas obras. Por Cristo, nosso Senhor!
AS.: Amém!

30. CANTO FINAL - “VENHO TE AGRADECER”

Senhor, eu venho te agradecer / Por todos os dias agente poder conversar / Senhor, às vezes me vejo a chorar / Só tu és força que anima o meu caminhar.
Eu quero, te dizer agora / Que eu já vou embora / Evangelizar.
Senhor, eu vejo irmãos a sofrer / E sei pela fé que pedes me a todos amar / Senhor, o mundo precisa entender / Que só com amor a justiça sobreviverá.
Senhor às vezes me ponho a pensar/ E peço o fim da violência e da fome do irmão / Senhor o mundo precisa te conhecer / Mas eu Te prometo que vou evangelizar.

31. BENÇÃO FINAL

BISPO: Abençoe-vos Deus, Pai todo-poderoso, que vos fez renascer da água e do Espírito Santo e vos tornou seus filhos e filhas adotivos,
e vos conserve dignos de seu amor de Pai! AS.: Amém!
BISPO: Abençoe-vos seu Filho Unigênito, que prometeu que o Espírito da verdade permaneceria na Igreja, e vos confirme com sua força na profissão da verdadeira fé! AS.: Amém!
BISPO: Abençoe-vos o Espírito Santo, que acende o fogo do amor no coração dos discípulos, e vos conduza, unidos num só corpo e sem tropeço, à alegria do reino de Deus! AS.: Amém!
BISPO: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo! AS.: Amém!
PR.: Proclamai a todos o amor de Deus! Ide em paz e o Senhor vos acompanhe! AS.: Graças a Deus!




Nenhum comentário: