CONHEÇA!

Mostrando postagens com marcador Santidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Santidade. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

ROTEIRO DE ENCONTRO: SANTIDADE E SEXUALIDADE

Ilustração: Marcela Tamayo - Revista Nova Escola

1. TEMA: SANTIDADE E SEXUALIDADE

Público: adolescentes e jovens. 

Para o Catequista:

Ao lidar com o tema, lembre-se de que:

- Abordagem cuidadosa: Fale sobre sexualidade de maneira apropriada para a idade, evitando despertar curiosidade excessiva. Trabalhe sempre com o consentimento do pároco e dos responsáveis pelos catequizandos. Caso convide um palestrante, certifique-se de que seja alguém preparado e fiel ao Magistério da Igreja. 

- Respeito à faixa etária: Adapte sua linguagem e abordagem conforme a idade do grupo, sendo sensível aos limites e preocupações dos jovens.

- Enfrentar questões difíceis: Muitos tópicos podem ser polêmicos, mas é importante abordá-los sem ignorá-los para que o grupo se sinta seguro em expressar suas dúvidas e preocupações.

2. Objetivo do Encontro: Aprofundar o entendimento sobre o 5º e o 6º Mandamentos, promovendo uma visão cristã sobre a santidade e a sexualidade.

3. Ambientação:

Prepare o espaço com um ambiente acolhedor e simples. Inclua símbolos religiosos que remetam à pureza e ao cuidado, como uma imagem de Nossa Senhora e uma vela branca. Se possível, toque uma música suave ao fundo para acolher o grupo.

4. Acolhida:

Receba os adolescentes e jovens com uma breve oração e um momento de descontração. Pergunte como estão se sentindo e crie um espaço de confiança para que possam partilhar livremente.

5. Leitura Bíblica (Lectio Divina):

Realize a Lectio Divina usando a passagem de 1Cor 6, 12-20 para refletir sobre a dignidade do corpo como templo do Espírito Santo.

6. Aprofundando o Tema:

5º Mandamento (Ex 20,13; Mt 5, 21s):

- A vida como dom de Deus: Deus é o Deus da vida, e qualquer ameaça à vida é um ataque ao próprio Deus (Jo 10,10).

- Cuidados com o corpo: Discutir hábitos saudáveis e como cuidar da saúde física e mental, contrastando com atitudes que prejudicam a vida (fumo, álcool, drogas).

- Temas contemporâneos: Debater questões como aborto, tecnologias reprodutivas e clonagem, sempre com o acompanhamento de profissionais cristãos, com o consentimento do sacerdote.

- Oração de São Francisco: “Senhor, fazei de mim instrumento de vossa paz.”

6º Mandamento (Ex 20,14; Mt 5,27): 

- Respeito pelo corpo: A importância de respeitar a própria dignidade e a dos outros.

- Castidade como autodomínio: Entender a castidade como caminho para uma vida saudável e equilibrada.

- Crescimento harmonioso: Homem e mulher são chamados à fidelidade aos Mandamentos de Deus.

- Meditação em 1Jo 2, 14b: “Eu vos escrevo, jovens, porque sois fortes...”

- Santidade e devoção mariana: Promover a devoção a Maria, modelo de pureza e serviço a Deus. 

7. Atividade Dinâmica:

1. Mudanças

- Separação de imagens: Distribua imagens de crianças e adolescentes, e peça que o grupo separe-as conforme as diferenças entre as fases. Pergunte: Quais são as diferenças entre elas? Como uma criança pensa e age, e como é diferente para um jovem? 

- Divisão em equipes: Divida o grupo para explorar as passagens bíblicas, com cada equipe refletindo sobre um aspecto da maturidade cristã:

    - Equipe A (1Cor 6, 12-20): Como Cristo vê as mudanças que ocorrem em nosso corpo?

  - Equipe B (1Cor 3, 18-21): Que mente Cristo quer para nós?

  - Equipe C (Jo 9, 1-7; 39-45): Como Cristo espera que seja o nosso olhar?

  - Equipe D (1Jo 4, 7-21): Que coração Cristo deseja para nós?

 - Equipe E (Fl 2, 1-4): Que tipo de relacionamento Cristo espera que tenhamos?

- Compartilhamento: Após o tempo de discussão, cada equipe apresenta suas respostas para o grupo.

2. Consciência Corporal: Estereótipos e Preconceitos

- Reflexão sobre o corpo: Com olhos fechados e música suave ao fundo, faça uma oração de agradecimento pelo corpo, lembrando que Deus criou cada um do jeito que é, com o propósito de sermos felizes e fazermos os outros felizes. 

- Discussão sobre papéis de gênero: O que é ser homem? O que é ser mulher? Cada grupo fará uma dramatização, destacando as diferenças na educação e as expectativas sociais. Após a apresentação, reflitam sobre o que isso nos diz sobre nosso relacionamento com os outros. 

- Exemplos de admiração: Peça aos meninos que descrevam um homem que admiram, e às meninas, uma mulher. Discuta: Esses valores são realmente importantes? Por quê?

Mensagem da dinâmica: Valorizar a dignidade e a beleza que Deus deu a cada um, sabendo que somos chamados a viver em santidade e respeito uns pelos outros.

8. Compromisso:

Cada jovem fará um propósito de respeito e autocuidado, comprometendo-se a valorizar a própria dignidade e a dignidade dos outros, procurando viver de acordo com os valores cristãos.

9. Oração Final:

Encerre com uma oração dedicada à pureza e à santidade, pedindo a intercessão de Nossa Senhora e de São José para que cada um viva sua sexualidade de forma sadia, respeitosa e conforme o propósito de Deus.

Adaptação: Ângela Rocha - Catequista


FONTE: Adaptação do material de abordagens sobre Sexualidade na catequese, do Pe. José Rafael Solano Durán – Londrina 2010.



sexta-feira, 1 de novembro de 2019

COMO SER UMA PESSOA SANTA, HOJE?


No dia 01 de novembro os católicos celebram a festa de todos os santos. Mas, o que é ser santo? É possível eu e você sermos pessoas santas, hoje?

Em se tratando da festa de todos os santos tomo a liberdade de dirigir a você, a seguinte pergunta: “cada dia mais santo (a)?” Como seria para você responder-me dizendo: “mais que ontem e menos que amanhã!”?

Ao dizer que está mais santo que ontem e menos que amanhã você estará se reportando a um processo. De fato, a santidade é um processo, uma caminhada de busca da vontade de Deus. Ao afirmar que a santidade é um processo estamos dizendo que a santidade acontece a cada dia, a cada instante, em cada ato, de forma lenta e gradual. A cada dia o cristão é chamado a ser mais santo, isto é, a fazer a vontade de Deus através das pequenas e grandes coisas, dos pequenos e grandes gestos, desejando e esforçando-se para amar a todos que se encontram à sua volta.

É bom lembrar que a santidade é projeto de Deus para todos. São Paulo, na carta aos Efésios diz que antes da criação do mundo, Deus Pai nos escolheu em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis (cf. Ef 1,3-4). São Pedro, em sua primeira carta nos exorta dizendo “a exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações [...]” (1Pd 1,15).

O Concílio Vaticano II reforça a ideia de que todos são chamados à santidade: “[...] todos os cristãos de qualquer condição ou estado são chamados pelo Senhor, cada um por seu caminho, à perfeição da santidade pela qual é perfeito o próprio Pai” (LG 31), o texto conciliar diz também que todos são chamados a viver a santidade como plenitude da vida cristã e perfeição da caridade (cf. LG 101,102). Segundo o Concílio viver a santidade à perfeição da caridade é promover “na sociedade terrestre um modo mais humano de viver” (LG 102). Portanto, eu e você também somos chamados a sermos pessoas santas e a promover a construção de uma sociedade mais justa, humana e humanizadora.

O mundo atual precisa urgentemente de santos. Segundo o Papa João Paulo II precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. No dizer do papa "precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos". Você topa essa parada?

Em 20 de novembro de 2014, na audiência geral, o Papa Francisco afirmou que “para ser santo, não é preciso ser bispo, sacerdote ou religioso: não, todos somos chamados a ser santos! Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade só está reservada àqueles que têm a possibilidade de se desapegar dos afazeres normais, para se dedicar exclusivamente à oração. Mas não é assim! Alguns pensam que a santidade é fechar os olhos e fazer cara de santinho! Não, a santidade não é isto! A santidade é algo maior, mais profundo, que Deus nos dá. Aliás, somos chamados a tornar-nos santos precisamente vivendo com amor e oferecendo o testemunho cristão nas ocupações diárias. E cada qual nas condições e situação de vida em que se encontra”.

Na festa de José, no dia 19 de março de 2018, o Papa Francisco lançou a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual. Assim afirma Francisco: “[...) o que quero recordar com esta Exortação é sobretudo a chamada à santidade que o Senhor faz a cada um de nós, a chamada que dirige também a ti [...]” (GE, n. 10). Mais adiante o papa enfatiza que todos somos chamados à santidade, ao dizer que “Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. [...]
Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra” (GE, n. 14).

Quando o ser humano se coloca no processo de busca e de prática da vontade de Deus está trilhando o caminho da felicidade. Santidade e felicidade andam juntas, são amigas inseparáveis. Estou convicto de que a santidade é a condição para uma felicidade plena. Todos podem ter momentos felizes, mas só as pessoas santas são felizes plenamente. Vamos ser mais santos?

Com ternura.

Autor: Denilson Aparecido Rossi.
(Teólogo, Filósofo, Professor e Palestrante).