CONHEÇA!

Mostrando postagens com marcador Sugestão de encontro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sugestão de encontro. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ATIVIDADE PARA A QUARESMA: 5 PEDRINHAS

Boas idéias sempre podem gerar outras idéias!

Recebi esta atividade das 5 pedrinhas (não tenho registro do autor, se for você apareça para darmos os créditos).
Como minha turma ainda não fez a Eucaristia, fiz então o meu calendário.
Vou entregar um para cada, com a proposta de a cada dia praticarem uma ação, sendo que a cada ação praticada pintamos a cor correspondente no calendário.
Mas lembre: não basta apenas entregar para eles, acompanhe a cada encontro o seu preenchimento; incentivando sempre, mesmo que em alguns casos ele apareça em branco.

Ah! eu imprimi em folha sulfite e vou colar no papel cartaz, para ficar mais firme!

ATIVIDADES

Nossas atitudes na Quaresma*
Oração/Jejum/Caridade
 * Adaptação para a turma

ORAÇÃO 
Participar da Santa Missa
Ler uma passagem da Bíblia
Rezar pelos doentes
Rezar uma dezena do terço com sua família


JEJUM
Ficar o dia sem comer doces
Ficar o dia sem tomar refrigerante
Não contar mentiras
Colocar no prato apenas aquilo que irá comer


CARIDADE
Conversar com um idoso
Alimentar algum animal na rua
Limpar o que sujou em casa
Repartir seu lanche com um amigo que não levou nada
Animar alguém que esteja triste
Lembrar a alguém distante o quanto você o ama.

Vamos colorir nosso calendário?

Pinte com a cor indicada o dia em que praticou a ação proposta. Lembrando que boas ações, podem ser repetidas, então nestes 40 dias podemos fazer várias boas ações.
Catequista Gisele Araújo
Paróquia Santo Antônio -  Bocaiúva do Sul PR


ROTEIRO DE ENCONTRO: CRISMA


PRIMEIRO ENCONTRO DE CATEQUESE - CRISMA
Seguindo os passos de Jesus
                                                                       
PREPARAR: o catequista durante a semana que antecede o encontro com os catequizandos medita ou contempla o texto Bíblico. Prepara a partilha sobre a semana que passou e o ambiente com mesa, toalha, cruz e vela.  Cadeiras em distribuídas em círculo. Pequenos pés recortados em papel que serão colocados no chão até a mesa.

ACOLHIDA E SILENCIAMENTO: receba todos com alegria, carinho, música. Ao tomarem seus lugares dialogue: como foi a semana, o que aprenderam do Evangelho do domingo que passou, como foi as férias...

APRESENTAÇÃO: Fazer uma conversa com os catequizandos de conhecimento um dos outros. Fazer apresentação da seguinte forma.

1) Dividir a turma ao meio.
2) Fazer papeis com números, sempre dois números iguais, por exemplo: se a turma tem 12 catequizandos, fazer números de 1 a 6 repetidos (1-1, 2-2, etc).
3) Distribuir os números aos catequizandos e pedir para que encontrem seus pares.
4) Pedir para que conversem um tempinho e depois cada um terá que apresentar o outro para o grupo.
5) Sugestões de perguntas para conhecimento:

Nome:                      Idade:                        Com quem mora:
Onde Estuda:            Que série (ano)           O que gosta de fazer:
Comida preferida:      Pratica esporte:           Estilo de música que gosta:
Uma música:             Uma viagem:              Quem é Jesus para Você:

Catequista: 
Dialogar com os catequizandos sobre como foi a experiência de conhecer o outro, saber do que ele gosta. Como é que a gente faz amigos? Espera ser procurado? Procura amigos?

Agora que nos conhecemos melhor, vamos ver como Jesus conheceu seus amigos de caminhada. Então ouvir a Palavra de Deus, e que ela seja alimento para entendermos os ensinamentos de Jesus .....................

Invoquemos a presença da Santíssima Trindade. E clamemos a presença do Espírito Santo:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

LEITURA: Evangelho de Mateus 4, 18 – 22

“Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.
E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’.
No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.
Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.”

O catequista continua: Mais a frente Jesus encontrou alguns jovens, eram eles (citar os nomes dos catequizandos): Andrey, Ayumi, Camila, Fernanda, Isabela, Laura Donati, Laura Neves, Luana, Lucas, Marcos, Maria Eduarda, Matheus, Rodrigo.
E termine fazendo a seguinte colocação: Jesus os chamou e todos eles o seguiram. Palavra do Senhor.

REFLEXÃO: Eu particularmente, sempre achei estranha essa coisa de Jesus acabar de conhecer alguém, olhar nos olhos e dizer: Vem e segue-me e esse alguém vai imediatamente. Acho que esta é a forma poética do chamado. Na vida real, imagino um Jesus que senta a beira do mar e puxa um papo, uma prosa. E nesta conversa, fala das coisas da vida, dificuldades, belezas, esperanças, sonhos. E isso faz brilhar os olhos dos discípulos, de tal maneira, que quando o convite vem, a resposta vem direto do coração: Sim. Isso tem muito haver com o caminhar nesta fase de preparação para a Crisma, aqui estamos para compartilhar a vida, nossas experiências e principalmente para conhecer e se apaixonar por Jesus Cristo.

Incentivar a partilha...
  
MEDITAÇÃO: (música – sugestão: Instrumental)
Catequista: Faça agora sua oração pessoal a Deus. Peça a Jesus, que está aqui nesse momento, pois onde dois ou mais estiverem reunidos falando em nome de Jesus, Ele está presente. Então, aproveitem esse momento para bater um papo com Jesus. Quais marcas Jesus já deixou em você .... Conversem sobre a sua vida, dificuldades, sonhos....  Reflita e converse sobre questões existenciais: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? O que desejo para mim? Quem é Jesus para você? Você se considera um jovem feliz? Sintam em seu coração a presença de Jesus. Deixe Jesus fazer morada em seu coração e converse com Ele no seu íntimo .....
(o catequista dê um tempo para orar).

ORAÇÃO CONDUZIDA: após um tempo, com voz calma e serena diga: 
Rezemos juntos (pedir para os catequizandos pegarem os pezinhos que estão no caminho): 
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Amém.

FINAL

Antes de se despedir dos catequizandos, orientá-los para não deixar de participar da missa na comunidade no final de semana, pois é nela que encontramos Jesus vivo e podemos encher nosso coração de amor verdadeiro, para fazer a vontade de Deus.

Estivemos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Catequista Giuliano William Neves
Paróquia São José Operário - Maringá PR



sábado, 2 de novembro de 2019

JESUS E ZAQUEU: SUGESTÃO DE ENCONTRO


Fiz para minhas crianças da Infância e adolescência missionaria e para catequese.

Existe uma musiquinha que fala sobre Zaqueu (link abaixo), a ideia é cantar com eles e usar o material sugerido.

Ao final da musiquinha, conversar com eles sobre como enxergar Zaqueu hoje, de acordo com a realidade deles. Questionar de que forma estão procurando enxergar Jesus (dar o exemplo de Zaqueu).

Não basta apenas enxergá-lo, mas também, segui-lo. Muitas vezes Jesus se faz presente no coleguinha na escola, na catequese, na família, em casa. E devemos amá-lo, amando aos outros, ajudando naquilo que pudemos.

Na lembrancinha não colei Zaqueu, coloquei ele com barbante, para explicar que ele não fica na arvore, ele desce e segue Jesus.

Papel cartão colorido - Frase: "Hoje a salvação entrou em sua casa"
                                                                     Figura de Zaqueu (Tirada do Google imagens)



Árvore em EVA


LINK DA MÚSICA:


Colaboração: Catequista Marilza Beltramim - Paróquia de São Carlos Borromeu – Dourados- MS


Uma breve reflexão do encontro de Zaqueu com Jesus – Lucas 19, 1-10.

Quem não conhece a passagem bíblica que narra a insistência do baixinho Zaqueu para ver Jesus? Sem dúvida, essa é uma das passagens mais conhecidas do Evangelho.  

Jesus estava passando por Jericó a caminho de Jerusalém, para realizar aquilo que seria a coisa mais importante para a humanidade: a salvação. Ao passar por Jericó Jesus encontrou um homem e mudou a sua vida; seu nome era Zaqueu.

Zaqueu é derivado da palavra “Zakchaios”, um nome hebraico que quer dizer puro, justo. Havia algo de estranho: “Zaqueu”, que significava “justo”, era um coletor de impostos e os coletores de impostos eram odiados pelos judeus, os compatriotas de Jesus. Os judeus viam os coletores de impostos como grandes traidores, uma vez que eles trabalhavam para o Império Romano. Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo

Assim, Zaqueu, não tinha nenhum valor para os judeus. E para piorar ainda mais a situação Zaqueu, era de baixa estatura. Mas, ele queria muito ver Jesus. E enquanto jesus passava, toda aquela multidão à frente de Zaqueu o impedia de ver Jesus.

Ele tinha duas opções: desistir de ver Jesus ou tentar encontrar uma maneira diferente para vê-Lo. Ele homem optou pela segunda. Zaqueu “correu adiante” e subiu em uma árvore.

E chegou o momento tão esperado por Zaqueu: seu encontro com Jesus. Zaqueu, por assim dizer, estava pendurado em uma árvore. Jesus parou; olhou para Zaqueu; e deu atenção para aquele homem. O mais interessante é que Jesus já sabia o nome de Zaqueu sem que ninguém tivesse lhe informado. Ao levantar os olhos e enxergar Zaqueu, Ele disse: “Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa” (Lc 19,5).

Jesus conhecia o nome daquele homem, mas não apenas o nome, sobretudo conhecia o coração dele; o conhecia por inteiro. E é assim conosco também: podemos até passar despercebidos aos olhos do mundo, contudo, não passamos despercebidos aos olhos de Jesus.

Jesus já sabia o nome de Zaqueu e, além disso, disse àquele homem que ficaria em sua casa. Jesus mesmo se convidou. Esse não era um gesto qualquer, era sinal de intimidade. Ao se “convidar” para ficar na casa de Zaqueu, no fundo era Jesus quem estava convidando Zaqueu a adentrar e permanecer na Sua casa, no Seu coração. Permanecer no coração de Jesus é permanecer em intimidade com Ele.

Provavelmente Zaqueu levou um grande susto! E ele deve ter se perguntado: “como Jesus, sendo judeu, poderia entrar na casa de um pecador como eu?”. Isso mudou a vida de Zaqueu, pois se sentiu amado e acolhido, aceito e perdoado por seus erros.

No mesmo instante, Zaqueu se colocou de pé diante do Senhor, e disse-Lhe: “Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo” (cf. Lc 19,8). Certamente, a vida daquele homem não mais foi a mesma. É impossível encontrar-se com o Senhor e permanecer da mesma maneira.

Zaqueu desejou muito encontrar-se com Jesus e conseguiu. E o encontro com Jesus não é um privilégio apenas de Zaqueu, você também pode encontrá-Lo. Jesus está falando diretamente para nós que quer entrar em nosso coração.

Fonte: Reflexões Bíblicas.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

FELIZES AQUELES QUE ACREDITAM...

Imagem: Deusa Queiroz - Catanduvas SP

Hoje foi meu quarto encontro com as crianças da catequese. Tenho onze crianças agora para evangelizar, fazer ecoar a palavra de Deus. E levo isso muito a sério!

Semana que vem, não teremos encontro na quarta. Nesse horário vou participar da Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora, mas sobre isso falo depois. Então fizemos nossa páscoa hoje. Levei para cada um, um saquinho de doces e um cartão: “Mais doce que o chocolate é o enorme amor de Jesus, que morreu na cruz por nós! ”

Percebi que, apesar de ensinar metodologia nos encontros de formação, minha metodologia as vezes "vai por água abaixo" e acaba sendo um tanto diversa daquela que ensino.

Procuro sempre copiar Jesus: acolho, escuto, ensino com a palavra, e deixo que eles se iluminem com aquilo que entenderam. Mas não sigo uma regra de: Acolhida, oração inicial, motivação, leitura, atividades de fixação, compromisso. O método ver-julgar-agir-rever é ótimo, mas com crianças é preciso saber adaptar o "método" aos momentos “deles”.

Para começar, se formos seguir um cronograma de encontro de fio a pavio, corremos o risco de fazer orações mecânicas, leituras mecânicas, atividades chatas e falar de compromissos que ninguém vai seguir. Então em alguns encontros não fazemos orações.
Algumas vezes as crianças estão tão dispersas que nem sabem o que estão falando... (Mas sou rígida: quem chega atrasado, vai lá no cantinho fazer uma oração junto a nossa imagem do Santo Anjo pedindo desculpas). E deixo que eles se iluminem com a Palavra sem forçá-los a acreditar no que EU acredito. Meu entendimento das Escrituras Sagradas jamais vai ser o de uma criança de dez ou onze anos, então, deixo que uma mente de dez anos veja Jesus com uma mente de dez anos, não com uma de quarenta e três.

E isso por vezes não é fácil! Hoje lemos a passagem em João 20, 19-29, que fala de Tomé, que não acreditava na ressurreição se não pudesse ver com os próprios olhos, a Jesus e suas chagas. A atividade consistia em pedir a eles que me dissessem o que tinha entendido quando Jesus disse: “Felizes daqueles que creem sem ter visto”.

Bom, para um adulto é fácil. Imediatamente nos vem à mente que a Fé é a crença no mistério da ressurreição do Senhor. Mesmo sem termos estado lá para ver.

Mas, para uma criança, o que é isso? Lemos a passagem mais de uma vez e mesmo assim as crianças tiveram dificuldades em me dizer, afinal, o que Jesus queria dizer com aquilo.
É por isso que algumas vezes odeio manual! (E nem era manual, era um roteiro para se falar da Semana Santa). Tive vontade de pegar aquele roteiro, rasgar, mastigar e cuspir pela janela...
Então partimos para o mais factível.
- Vocês já viram Deus? Como ele é? - Não, ninguém viu. Só imaginam Deus.
- Vocês já viram Jesus em carne e osso? - Ao vivo não. Jesus eles já viram nas imagens, na cruz na Igreja, na imagem do Sagrado Coração no altar.
- E vocês acreditam em Deus? Acreditam em Jesus? Acreditam que ele morreu crucificado e dali três dias acordou de novo? E a resposta foi um unânime e sonoro:
- Sim!!!

Então chegamos à seguinte conclusão: SOMOS TODOS FELIZES! Acreditamos sem ver!

Sendo assim, fomos para a Praça do Santuário sentar aos pés da cruz comendo nossos chocolates de páscoa enquanto eu contava das antigas tradições. Sentados embaixo da velha árvore fomos conversando...
Eles amaram a história de que antigamente as pessoas apagavam as luzes das velas e lampiões e até do fogão, na Sexta-Feira Santa e só iam acender no sábado, com o fogo novo, que era feito no pátio da Igreja e aceso com pedras. 
- Nossa, Tia! Você sabe acender fogo com pedra?
E falei do Rito Medieval do Ofício das Trevas. E falei do Lava-pés, que o padre lava e beija os pés dos fiéis...
- Ui que nojo! Beijar pé... - Não, não é nojo, é uma das coisas mais lindas que Jesus já fez, eu beijo os pés de vocês se precisar...
Da denudação do altar, da benção da água do Batismo, da Vigília, que antigamente a Primeira Eucaristia era no Sábado, que havia toda uma preparação especial para esse momento. Da missa da Ressurreição, do som maravilhoso de todos os sinos tocando e da beleza do Glória a Deus cantado por centenas de vozes...

Resumindo: Deixei-os doidinhos para ver tudo isso acontecendo! Pobres pais que vão ter que ir à Igreja nessa Semana Santa, mesmo não querendo... E nós fizemos a oração do Pai-Nosso. Lá no meio da praça com todo mundo passando e olhando...
- Catequista doida essa!

Ângela Rocha
Catequista Amadora (aprendendo, aprendendo sempre...)

(Publicado originalmente no blog Catequista Amadora em 25/03/2010)