E não havia nada "escrito" nos arquivos da paróquia a respeito. Nenhum cronograma, roteiro, nada. Sabe aqueles “planejamentos” que só dizem o que é pra fazer e nada mais? Pois é, era isso que eu tinha em mãos.
Por mais que os "acantonamentos" sejam uma prática franciscana e o pároco tivesse incentivado a execução, a coisa toda me pareceu meio "amadora": levar as crianças a ficarem um dia fora de casa, sem os pais, é algo assustador. E, a primeira coisa que fiz foi, claro, mudar a data! Deixar para o próximo ano e planejar com tempo.
A segunda coisa foi pesquisar o que era este tal acantonamento e a que servia. Já tinha conhecimento de que esta era uma prática vivida pelas escolas, no entanto, sempre em escolas particulares, como forma de promover a integração entre as crianças, professores e escola, com momentos de amizade, partilha e comunhão, regrado por momentos de recreação.
E qual é a diferença de acampamento e acantonamento? Em acampamentos a hospedagem se realiza por meio de barracas e de locais com pouquíssima infraestrutura, já o acantonamento é num local com melhor infraestrutura, como alojamentos com refeitório, com sistema de água e esgoto, com áreas verdes, com campos, com quadras, com piscinas, etc. Além do que, o acampamento pode durar vários dias e a programação é planejada segundo os interesses do grupo. O acantonamento pode ser de um dia, uma noite e só.
Acantonamento, segundo o dicionário, é um tipo de acampamento, que tem como diferencial o lugar onde os "campistas" dormem. Enquanto, nos acampamentos as pessoas montam suas barracas para dormirem nos seus colchonetes, nos acantonamentos elas passam a noite em casas, pavilhões, chalés, abrigos, ou seja, em um lugar fechado. O acantonamento funciona com a organização de pessoas ou objetos em um espaço delimitado. O termo também está muito ligado ao serviço militar No caso militar, os soldados são agrupados em barracas ou alojamentos, de acordo com suas funções e hierarquia. O objetivo é facilitar a comunicação, o fornecimento de suprimentos e a execução de tarefas.
Na escola o acantonamento é uma proposta de trabalho em que a criança passa uma noite na escola com seus amigos, participando de atividades especiais como a “caça ao tesouro”, sessão de cinema, passeio com lanterna, desfile de pijamas, hora do lanche, entre outras ações. O objetivo do “Acantonamento” é proporcionar aos estudantes uma convivência com os colegas de forma diferente do cotidiano da sala de aula e reforçar laços afetivos existentes entre eles.
Na Igreja existem os "retiros", que, similar a um acantonamento, podem ter várias temáticas ou finalidades. O que acontece é que, enquanto um retiro religioso tem intuito puramente devocional, o acampamento religioso pode ser devocional e também abranger estudos e recreação. Algumas atividades como caminhadas, celebrações, noite de música sacra, etc., podem fazer parte dos acampamentos, assim como um jogo ou uma apresentação ou esquete que ensine uma escritura ou um princípio do Evangelho.
Agora, e na catequese? Com as crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 12 anos? Como fazer? Por que fazer?
O acantonamento proporciona, com certeza, uma experiência diferente na vida dos catequizandos. Muitos nunca dormiram uma noite fora de casa. E se o acantonamento acontecer na Paróquia servirá para que as crianças conheçam os espaços da comunidade. E isso precisa de muito planejamento! E, é claro, que a paróquia precisa ter uma estrutura física que permita o evento. Salas de catequese, salão paroquial com uma cozinha, etc.
Uma coisa que aprendi foi que não se deve misturar crianças e adolescentes. Crianças até os 10 anos tem interesses que os adolescentes já não têm mais. Neste caso, convém delimitar um pouco e escolher atividades de acordo com as idades. Bom, nem preciso falar que misturei e a prática mostrou-se "assustadora" para os catequistas. Por mais que os adolescentes da crisma não tenham mais que 13 anos, eles nos deixaram loucas! Não preguei o olho um minuto naquela noite! rsrsrsrs...
Mas, foi uma atividade maravilhosa (para catequizandos e pais, com certeza!). Para nós catequistas foi de muito cansaço! Outra coisa que aprendi é que precisamos de auxílio: um casal de pais, alguém do grupo de jovens, pastoral da família e TODOS os catequistas da comunidade. Infelizmente tivemos pouca adesão destes.
Mas, a programação agradou a todos. Principalmente a pizza e a contação de estórias. O momento de oração nos presbitério foi muito tocante: nos dirigimos do salão para a Igreja e entramos pela porta lateral, onde só havia a luz das velas na escadaria do altar, com um clima de silêncio e mistério.
OBS. Neste acantonamento tivemos inscrição de 25 crianças da Eucaristia e 6 catequizandos da Crisma. Usamos o auditório da paróquia (sala 1), 2 salas grandes de catequese, salão paroquial e cozinha e um refeitório no centro de pastoral.
Em seguida o convite enviado aos pais (com duas semanas de antecedência) e a programação do acantonamento.
TEREMOS: Jogos,
brincadeiras, lanche, Missa, contação de histórias, momentos de oração e
partilha e muita coisa legal!
TRAZER: Colchonete
(lençol), travesseiro, cobertor, agasalho para a noite e para dormir, escova de
dente e artigos de toalete (Venha de banhinho tomado!).
VALOR: R$
15,00 por pessoa. (Para o custeio do lanche, jantar e café da manhã)
Pais que quiserem fazer alguma doação de alimento,
será bem-vindo!
OBS.: Providenciar alimentos especiais, caso seu filho tenha alguma restrição alimentar e informar se toma alguma medicação.
Você sabe o que é um ACANTONAMENTO? É um tipo de
acampamento, que tem como diferencial o lugar onde as pessoas dormem. Enquanto,
nos acampamentos as pessoas montam suas barracas para dormirem nos seus
colchonetes, nos acantonamentos elas passam a noite em casas, pavilhões,
chalés, abrigos, ou seja, em um lugar fechado. Mas o espírito é o mesmo:
procurar atividades que proporcionem aventura, diversão, conhecer lugares e
pessoas diferentes e sair da rotina.
AUTORIZAÇÃO
1ª ( ) 2ª (
) 3ª ( ) 4ª (
) 5ª ( )
etapa da catequese.
NOME DO PAIS OU
RESPONSÁVEIS/ASSINATURA
(Trazer a autorização preenchida e assinada até dia .................).
PROGRAMAÇÃO DO ACANTONAMENTO (Modelo):
15h30
-Chegada das crianças – Encontro catequético
17h15
- Missa das crianças
(As crianças que não irão participar do
acantonamento irão embora após a missa)
18h15
- Lanchinho (Com a colaboração dos pais)
18h45
- Brincadeiras e atividades no salão
20h15
- Ceia com Jesus e amigos (Pizza) - Ambiente celebrativo (salão)
21hs
- Visita ao presbitério da Igreja - Momento orante junto ao Santíssimo - (Luz
de velas).
21h30
- Contação de histórias - Com ..................................................................
22h30
- Dormir
Domingo ___/___/_____
8hs - Café da manhã com os pais
9hs - Término do acantonamento.
TRAGAM TAMBÉM TOALHAS DE ROSTO, ESCOVA E PASTA DE DENTES.
2 comentários:
Boa tarde! Sou seguidora e quero agradecer por compartilhar essa atividade! Adorei! Vamos evangelizar 🫶🤩🥰
Muito bom
Postar um comentário