CONHEÇA!

sexta-feira, 30 de junho de 2023

REFLEXÃO DO EVANGELHO: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS


Imagem: cebi.org

O texto de Mt 10,40-42 é o fecho do conjunto de textos da parte discursiva do segundo livrinho do Evangelho, intitulado de diversas formas: Sermão da missão; Envio dos missionários do Reino; Chamado para a missão; Discurso apostólico, entre outros. Nesses textos, segundo as autoras, Jesus dá diversas orientações e instruções às discípulas que aceitarem exercer a missão; ensina-as como devem exercê-la em meio às comunidades; exige compromisso radical com ele e com seu projeto; adverte-os quanto aos cuidados que devem ter diante da realidade violenta e de perseguição daquele contexto em que vivem e, também, ordena-os a resistir, sempre com confiança, esperança e fé na superação dos inúmeros desafios do momento de tensão que vivem os cristãos, os chefes judeus e os violentos romanos.

O Evangelho da comunidade de Mateus provavelmente teve sua construção e edição por volta dos anos 80 e.C., obra de fiéis de raízes judaicas bastante ligados à sua tradição e doutrina. Tem uma construção muito bem elaborada e traz uma interessante característica, que são as subdivisões. Encontramos nele cinco livrinhos, compostos, cada um deles, de uma parte narrativa e outra discursiva, sendo emoldurados por uma introdução e uma conclusão, que o torna, de certa maneira, um livro familiar aos convertidos vindos do judaísmo, por se assemelhar, em sua forma, à Torá. Em suas linhas, dentre as diversas abordagens, destaca-se a questão do discipulado missionário, de como ser verdadeiro seguidor de Jesus, o Messias prometido das Escrituras Sagradas. Evoca-se fortemente a questão da justiça e a figura do justo, bem como a figura dos profetas, fazendo releitura das profecias apontando para a vinda de Jesus e a realização do seu Reino em meio à humanidade.

No Evangelho de hoje, essas duas figuras conhecidas dos judeus são destacadas: o profeta e o justo. Aquele que se entrega verdadeiramente ao projeto de Jesus e o realiza em seu meio é equiparado aos profetas e aos notáveis justos do Primeiro Testamento. Da mesma forma serão recompensados quem acolhe e assiste os missionários, provendo o que lhes ajude em suas necessidades da missão. O texto é um chamado à missão, ao mesmo tempo que também é um convite à colaboração fraterna e compromissada na construção contínua do Reino de Deus.

Esse texto está situado no contexto da dispersão do pós-guerra judaica, com os judeus cristãos expulsos das sinagogas e consequentemente do convívio social, sofrendo forte perseguição. Os discípulos de Jesus passam por um momento determinante: continuarem firmes, implantando o projeto do Reino, mesmo diante dos perigos e de possíveis rupturas com os seus e suas casas, ou ceder e voltar atrás diante da pressão da religião oficial e do Império. A escolha feita pelos discípulos de Jesus foi fundamental para que o projeto do Reino e sua Boa Nova fossem conhecidos por nós hoje.

Os dias atuais são tão desafiadores e complexos como a realidade vivida pela comunidade de Mateus. A mercantilização do cristianismo, a poderosa força da religião mercado e seu império insaciável em forte oposição ao projeto de Jesus, o desvelamento da perversidade humana disfarçada de zelo religioso, a inversão dos valores com exaltação de opressores e culpabilização dos oprimidos, são alguns dos complexos problemas que nos interpelam em nossos dias. Diante dessas situações, somos provocados e questionados: como agir, qual atitude? Ser discípulos missionários, profetas na luta por justiça e dignidade para todas as pessoas, ou se amoldar e acomodar diante desta estrutura de injustiça, desigualdade, opressão e morte? Precisamos fazer nossas escolhas.

Que a força do projeto de Jesus nos encante e nos impulsione. Que o Espírito Santo nos mova sempre na dinâmica do agir profético e missionário, tornando-nos animadores, continuadores, construtores deste Reino de amor, justiça, igualdade e dignidade, sonhado e inaugurado por Jesus para toda a humanidade. Amém!

Cristiano A. Santos - CEBI SP




APOSTILAS EM PROMOÇÃO: ANO LITÚRGICO E RICA!

 


Conhecer o Ano Litúrgico e as celebrações orientadas pelo RICA nunca foi tão primordial aos catequistas como nos dias de hoje!

"Ano litúrgico": traz as divisões do ano litúrigico bem como o calendário das festas e celebrações.

"RICA: Conheça e aprenda a usar": Este material traz um resumo do Ritual de Iniciação cristã de adultos e 16 roteiros de Ritos e Celebrações já adaptados para catequese de adultos e infantil.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

deus com letra minúscula

“Quando me sinto fraco, então é que me faço forte...”

Às vezes não basta a gente “se fazer" de forte. Porque quando nos "fazemos" forte, essa fortaleza é construída de areia. E, a areia desmorona na primeira onda. É preciso SER forte, desde as entranhas até o último fio de cabelo. A gente engana a todo mundo menos a Deus e a nós mesmos. E nem sempre essa fortaleza vem da nossa fé exterior...

Mas, desde quando a fé é "exterior"? Fé vem de dentro da alma, ela se faz do Espírito Santo de Deus que cada um de nós traz dentro de si desde que nasce. O ser humano antropológico necessita do transcendente. Precisa de fé, exterior ou interior.

Pode parecer uma heresia, mas não recebemos o Espírito Santo só no batismo. O sacramento do batismo como rito simbólico e mistagogia tem o seu propósito, mas Deus daria Seu Espírito só a quem comparece a uma Igreja? A pia batismal e a água benta têm que fazer parte disso realmente? E aqueles a quem é negado esse gesto? Não serão eles filhos de Deus também e objeto do Espírito?  Todo ser humano possui em si o Espírito Santo, tendo sido marcados pela cruz de Cristo ou não. Mas alguns não o percebem ou conhecem.

Então essa é, em minha opinião, a fé "exterior". Que precisa de símbolos, de presença física, de instituição, religião e outras tantas coisas "tocáveis". E muitas vezes nos deixamos levar só pelo Deus de nossa fé exterior. Um  deus que precisa a todo o momento ser provado, medido e aceito. Que precisa ser “visto”. É o deus com letra minúscula. E o deus de muita gente é assim: minúsculo e ausente no interior. É o deus de quem esfola os joelhos a rezar mas não levanta uma palha em prol do crescimento próprio e do outro. É o deus de quem não acredita no Filho Amado de Deus, que pode ser sempre visto, olhando-se no espelho.

E existem aqueles que se comprazem em se dizerem “sem fé”. Ah, mas não se enganem, mesmo a quem o nega e renega, Ele se faz presente. A única diferença é que pra estes, o Deus de letra maiúscula é um Deus de encontro sofrido e demorado.

E o encontro só acontece quando exercemos a FÉ INTERIOR! A fé em nós mesmos, que nos faz fortes Naquele que nos fortalece... E em nós mesmo, que somos a maior fortaleza já criada por Ele!


Ângela Rocha
Catequista, graduada em Teologia pela PUCPR.



sábado, 24 de junho de 2023

SÃO JOÃO: ANUNCIADOR DO EVANGELHO

Imagem: CEBI.ORG

Reflexão Bíblica Mateus 10, 24 -39:

Perseguição e Martírio por Causa do Reino

O Evangelho de Mateus nasceu de uma comunidade que já havia experimentado a violência da perseguição por causa do anúncio evangélico de Jesus.

As pessoas cristãs sentiam as contrariedades e as perseguições por causa da sua fé, do testemunho de Jesus e pela atuação em favor do Reino de Deus, por isso o convite à coragem para a vivência da fé cristã. O testemunho dos profetas, a palavra de Jesus e a práxis dos primeiros cristãos, dizem não ser possível ser Igreja de Cristo sem passar pela perseguição, martírio e a cruz, consequência da fidelidade ao Projeto de Deus.  Necessitamos de muita coragem diante das adversidades deste mundo, para sermos seguidoras de Jesus de Nazaré, pois Ele nos pede resistência, resiliência, persistência e amorosidade para testemunhar corajosamente e seu Reino. As cristãs, enquanto seguidoras de Jesus, sabiam que as discípulas não estavam acima do Mestre e que quem quisesse segui-Lo também deveria carregar a cruz, por isso o convite, a insistência de não ter medo, confiar no Pai-Mãe e continuar anunciando e testemunhando sem se calar e com muita coragem.

Não Tenham Medo, mas Anunciem!

Contar com Jesus, tendo a experiência de Deus como Pai, sentindo-o presente, faz reagir, reanimar as forças para vencer o medo que deixa o discípulo paralisado. Muitas foram as passagens que mostram Jesus libertando as pessoas do medo. Na época, o terror do poder do Império, as ameaças dos mestres da Lei, as cobranças dos sacerdotes e até a imagem de um Deus Juiz, cheio de ira, tudo isso, criava uma situação de medo e pavor. Hoje, muitos se sentem inseguros na sua vida, no seu trabalho, assustados/as com as crises política, econômica, medo da conjuntura; tensos diante da necessidade de assumir posições e tomar iniciativas, falta de liberdade interior e medo do que dizem, ou seja, sofrendo o medo em segredo. “O medo causa muito dano, onde cresce o medo, perde-se Deus de vista e se afoga a bondade que há no coração das pessoas. A vida se apaga, a alegria desaparece” (Pagola, 2013b, p.121).

E quando o medo toma conta, atitudes como: consumo de mais mercadorias, diversões e prazeres a qualquer custo, fazem esquecer os problemas e o que os desafia. Outros ainda mergulham na resignação, passividade e desencanto com a vida, deixando tudo como está, outros ainda, com desejo de voltar ao passado, torcem pela volta das liturgias da Idade Média, das relações autoritárias, conservadoras e centralizadoras. Jesus nos lembra: “Não tenhais medo dos que matam o corpo”, o Pai   acompanha e cuida de nós muito mais do que dos pardais. Jesus está nos encorajando para a Criatividade e a Liberdade, para retomarmos ações e iniciativas nas quais já sentimos o gosto do mundo novo que queremos para todos, todas e todes.

A luta pela justiça do Reino, esbarra na resistência dos que não querem mudanças sociais. Por isso, a afirmação de Jesus tem dois aspectos: primeiro diz respeito a coerência da comunidade com o Projeto de Deus. Segundo aspecto diz respeito as consequências do testemunho corajoso: acusação dos que continuam eliminando vidas humanas.

Não Tenhais Medo da Perseguição

Disse Jesus: “Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão, e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”. “Porque não há nada encoberto que não venha a ser revelado”. “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos outros, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus”.

Deus está dentro da história humana e do universo, por isso, o encontro, a comunhão com Jesus, nos faz sentir confiança nesse Deus que nos ajuda a enfrentar as forças do mal e os poderes do mundo que constituem um forte anti-Reino, fazendo surgir o bem do próprio mal, encontrar caminho correto pelas vias tortuosas da sociedade, não nos abandonando jamais. “Esta fé firme em Deus não leva à evasão ou a passividade. Traduz-se pelo contrário, em coragem para tomar decisões e assumir responsabilidades. Leva a enfrentar riscos e aceitar sacrifícios para ser fiel a si mesmo e a própria dignidade. A verdadeira pessoa crente não se caracteriza pela covardia, pela resignação, mas pela audácia e criatividade”(Pagola, 2013b, p.123-124). Mesmo encontrando forças contrárias, o cristão sabe que, mais cedo ou mais tarde, a perseguição do anti-Reino chega: pelas ameaças, pela indiferença, pela omissão, pelos braços cruzados por não apoiar, por deixar tudo como está, “O ser humano precisa encontrar uma esperança definitiva e uma força que dê sentido à sua luta diária. Precisa descobrir uma ação para viver, uma confiança para morrer”, diz Pagola(id., p.125) E terá a certeza de que, na prestação de contas diante de Deus, conta com Jesus: “Eu darei testemunho dele diante do Pai que está nos Céus”.

Não Temer Conflito

“Não pensem que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada”(v.34); diante desta afirmação, a fé  nos questiona: a palavra meditada e o pão partilhado em nossas comunidades, tem nos dado coragem para agir no mundo com testemunho profético e cristão?  Como nos tornar defensores e promotores da Vida e da Paz numa sociedade carregada de ódio, feminicídio, racismos, relações do patriarcado, agressão a natureza e aos povos originários, aporofobia (rejeição aos pobres), violências diversas?

Diante desta realidade somos chamados/as a ser discípulos/as de Jesus na construção de novas relações para o bem-estar de toda a Criação e futuro do Planeta.

Canto:/:A verdade vos libertará, Libertará:/  –   De Antonio Cardoso.

Leonides Ana Marsaro – Chapecó/SC – Coordenação CEBI/SC.
Lindolfo Luiz Welter – Chapecó/SC-  CEBI  Região  Chapecó/SC.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

ANO LITÚRGICO - APOSTILA

 ADQUIRA! Uma excelente formação para catequistas e ajuda para montar encontros.

Traz em seu anexo GUIA LITÚRGICO 2023!


CONHEÇA A NOVA EDIÇÃO DA APOSTILA SOBRE O ANO LITÚRGICO!
Reformulada: agora com 37 páginas e Guia Litúrgico
R$ 20,00 (Arquivo digital)
Pagamento por PIX - Contato whats (41) 99747-0348




quarta-feira, 7 de junho de 2023

QUERO MISERICÓRDIA E NÃO SACRIFÍCIO: REFLEXÃO

Imagem: cebi.org

Amados e amadas em Cristo, vamos juntas refletir o texto do Evangelho de Mt 9,9-13,18-26. Estamos no Tempo Comum, que se estende do fim do ciclo pascal (terminado no domingo de Pentecostes) até o início do Advento, somando 28 a 30 semanas. Esse tempo após Pentecostes, os textos bíblicos lembram a continuação das obras salvíficas de Deus e chamam as pessoas a ser seguidoras de Jesus Cristo por meio de suas palavras e ações. Os textos chamam a atenção para a prática correta da vontade de Deus. O simples cumprimento da lei não implica “fazer” a vontade de Deus. A ortopraxias é uma chamada para que as pessoas se relacionem com Deus em fé e serviço, em que as ações sejam realizadas por amor a Deus e ao próximo que sofre.

A primeira parte, nos revela o amor do Pai através de Jesus, com suas atitudes de misericórdia e bondade, não somente perdoa os pecados, mas transforma o pecador em discípulo. Chamado de Mateus, que em Marcos é denominado Levi (Mc 2.14), o texto fala que ele é um homem que trabalhava na coleta de impostos. Havia naquela época tributos diretos e indiretos. A cobrança dos impostos na Palestina era feita pelo sistema de arrendamento. O Império Romano e os governos locais terceirizavam essa atividade, arrendando-a por um ou mais anos a pessoas que pagassem antecipadamente o valor mais alto pelo conjunto de tributos e taxas que seriam cobrados em determinada região ou cidade. São pessoas ricas, que firmavam contratos arriscados e que tentavam tirar, durante o período da coleta, além do capital investido, também o seu lucro, usando, muitas vezes, artimanhas e trapaças, não muito diferente de hoje. Onde os poderosos pisam nos mais fracos, impossibilitando-os muitas vezes de lutar por sua dignidade. 

Se a primeira parte fala do chamado a conversão, da prepotência dos poderosos e nos revela a misericórdia de Deus, que todos somos seus filhos e filhas, que por mais que erramos Deus não nos abandona, a segunda parte revela a força da fé, a cura dos nossos males, que basta pedir e esperar com paciência o tempo do Pai. A ressurreição é o pano de fundo da segunda metade, quando um funcionário pede que Jesus toque sua filha, acredita que ela vai acordar. A fé e o toque de Jesus cura. E como estamos hoje? Temos essa fé madura, que nos fortalece ou continuamos sendo imediatistas?

Estamos nos preparando para sermos irmãos, irmãs que acolhem, que amam, que perdoam, que se reconhecem pecadoras. O Senhor está nos dizendo hoje: “Quero misericórdia e não sacrifício”. Não adianta caminharmos senão converter o nosso coração, que saibamos acolher aqueles que o mundo despreza, aqueles a quem não olhamos com um bom olhar, que consideramos como “pessoas que não servem”. Mas são elas que servem para Deus, a elas que devemos buscar.

Maristela Bonim
CEBI-RO




FESTA DE CORPUS CHRISTI


Nesta quinta-feira celebramos a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, ou Corpus Christi. A solenidade é marcada no ano litúrgico na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, 60 dias após a Páscoa, no Tempo Comum.

Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. 

Nessa festa se comemora a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. 

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264 e no Brasil a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

No dia de Corpus Christi, os fiéis enfeitam as ruas por onde a hóstia consagrada (ostensório) irá passar. Este gesto lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com o maná (Ex 16) no deserto. Hoje o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

A festa de Corpus Christi tem 2 grandes momentos: a celebração da Santa Missa e a a Procissão sobre os tapetes. Participar da confecção dos tapetes é uma forma de mostrar que somos uma comunidade composta de irmãos que possuem muitos dons distintos, diferentes. Os tapetes mostram a criatividade de cada um.


* O Ostensório é um objeto litúrgico utilizado na exposição para adorações e na procissão com o Santíssimo Sacramento.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

domingo, 4 de junho de 2023

O QUE É ESPIRITUALIDADE?

Imagem: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo

Se formos procurar definições formais, veremos que espiritualidade, vem do latim "spiritus", é o conjunto de atitudes, crenças e práticas que fazem parte da vida das pessoas e as ajuda a alcançar realidades mais sensíveis e a ter um relacionamento com o transcendente - no nosso caso Deus - consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Está presente em todas as religiões. Ou seja, uma pessoa pode ter espiritualidade, sem estar ligada a nenhuma Igreja ou religião.

Mas falando um pouco da espiritualidade que "liga" as pessoas à nossa religião podemos dizer que é a dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico daquele que acredita e busca alcançar a plenitude da sua relação com Deus, com as pessoas que a cercam, com a natureza e com a sociedade em que vive.
E como saber se determinada pessoa possui "espiritualidade"? Eu diria que essa pessoa "transpira" isso. Você observa no modo em que ela vive, não só a dimensão religiosa como a maneira como ela trata as outras pessoas e o mundo que a cerca. Ela é uma pessoa "diferente".
Algumas pessoas confundem espiritualidade com religiosidade. Não é a mesma coisa. A religiosidade é o esmero e o fervor em cumprir com as obrigações de uma religião, ou seja, está mais relacionado ao conjunto de crenças naquilo que é divino, sagrado e ao exercício de algumas atividades relacionadas a essas crenças. E algumas pessoas podem levar a religiosidade aos extremos, chegando até ao fanatismo religioso não aceitando outras crenças, que não as suas. Tornando-se intransigentes e intolerantes para com aqueles que não professam a mesma religião ou tem a mesma fé.
Enfim, não é fácil saber se realmente possuímos "espiritualidade". Crer em Deus, ir à missa todos os domingos, comungar, confessar, rezar terços, fazer adoração, rezar sempre, não dá à pessoa a característica da "espiritualidade". Penso que a espiritualidade está mais relacionada ao modo como ela coloca essa fé interior (fé que ela possui num ser divino e transcendente), no seu modo de viver. Como pratica aquilo em que crê.
E agora VAMOS FAZER UM TESTE. Ver se somos realmente pessoas "espiritualizadas". Como você encara um texto escrito por Leonardo Boff (que muito católico torce o nariz porque é teólogo da libertação), baseado na filosofia do Dalai Lama (monge tibetano budista)? O texto fala de "espiritualidade". E espiritualidade tem muito a ver com o "como" interpretamos as coisas.
Você consegue deixar de lado as crenças religiosas profundamente arraigadas em você e "entender" essa visão de duas pessoas que professam a religião diferente de você?

* * * * * *
VAMOS AO TEXTO:

"(...) Afinal, o que é espiritualidade? Uma vez fizeram esta pergunta ao Dalai-Lama e ele deu uma resposta extremamente simples:
- “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior”.
Não entendendo direito, alguém perguntou novamente:
- Mas se eu praticar a religião e observar as tradições, isso não é espiritualidade?
O Dalai-Lama respondeu:
- Pode ser espiritualidade, mas, se não produzir em você uma transformação, não é espiritualidade. E acrescentou: - Um cobertor que não aquece deixa de ser cobertor.
Então atalhou a pessoa:
- A espiritualidade muda ou é sempre a mesma coisa?
E o Dalai-Lama falou:
- Como dizem os antigos, os tempos mudam e as pessoas mudam com ele. O que ontem foi espiritualidade hoje não precisa mais ser. O que em geral se chama de espiritualidade é apenas a lembrança de antigos caminhos e métodos religiosos.
E arrematou: - O manto deve ser cortado para se ajustar aos homens. Não são os homens que devem ser cortados para se ajustar ao manto.
Parece-me que o principal a ser retido desse pequeno diálogo com o Dalai-Lama é que ESPIRITUALIDADE É AQUILO QUE PRODUZ DENTRO DE NÓS UMA MUDANÇA. O ser humano é um ser de mudanças, pois nunca está pronto, está sempre se fazendo, física, psíquica, social e culturalmente.
Mas há mudanças e mudanças. Há mudanças que não transformam nossa estrutura de base. São superficiais e exteriores, ou meramente quantitativas. Mas há mudanças que são interiores. São verdadeiras transformações alquímicas, capazes de dar um novo sentido à vida ou de abrir novos campos de experiência e de profundidade rumo ao próprio coração e ao mistério de todas as coisas. Não raro, é no âmbito da religião que ocorrem tais mudanças. Mas nem sempre.
Hoje a singularidade de nosso tempo reside no fato de que a espiritualidade vem sendo descoberta como dimensão profunda do humano, como o momento necessário para o desabrochar pleno de nossa individuação e como espaço da paz no meio dos conflitos e desolações sociais e existenciais."

* Do livro: “ESPIRITUALIDADE – Um Caminho de Transformação” de Leonardo Boff.

E agora: O que você pensa sobre "espiritualidade"?


Ângela Rocha
Catequista



sábado, 3 de junho de 2023

REFLEXÃO DO EVANGELHO: IDE E FAZEI DISCÍPULOS

Imagem: CEBI.ORG

Estamos no segundo domingo após Pentecostes quando a promessa do Pai se cumpre sobre todas que estavam reunidas. Isto significa que estamos vivendo a experiência do Ressuscitado, agora iluminadas pela Força da Ruah Divina. Sob esta força vamos refletir o capítulo 28.16-20 de Mateus. 

Duas palavras de início me chamam bastante a atenção. A primeira delas é a Galileia e segundo o Monte ou montanha, v 16. A pergunta que nos cabe é: porque a Galileia e não Jerusalém terra “Santa”?  Lembremo-nos que foi na Galileia onde Jesus inicia sua missão. A Galileia era a cidade dos gentios e lá residia pessoas vindas de muitos lugares com suas crenças e costumes e por isso mal vista pelos que guardavam a Lei a Torá, os assim chamados religiosos. O Ressuscitado convida a igreja a iniciar sua missão de onde tudo começou. Entre aquelas criticadas e excluídas pela Religião. Ainda nessa mesma linha de reflexão podemos lembrar o domingo da ascensão quando Jesus convida seus irmãos a irem à Betânia fc Lc 24,50, cidade dos pobres.  Nitidamente Jesus aponta para onde deve ser a missão de sua igreja.  Cabe a nós hoje olharmos para onde Jesus aponta nossa missão.

O monte me faz lembrar a grande figura de Moisés. Parece que a comunidade de Mateus quer apontar para Jesus como o novo Moisés. Moisés desce do monte com as Leis e apresenta ao povo como caminho para viver na vontade de Deus. Jesus no monte ressignifica a Lei de Moises pois, agora a lei é: amem uns aos outros como eu vos amei (cf Jo 13.34). O monte também faz lembrar um lugar de recolhimento, de oração, de iluminação onde Jesus transfigurou. Creio que os versículos 16 e 17 nos ajudam também a entendermos que somos desafiados a conviver com aqueles que duvidam do ressuscitado. Ir a Igreja não é ser igreja.

Nos últimos versículos a comunidade de Mateus apresenta Jesus com plena autoridade no céu e na terra pois não é apenas como uma referência, mas alguém que deve ser seguido. Com esta autoridade Jesus diz: “Ide e fazei discípulos entre todos os povos…” Deus não é exclusividade de um povo, mas de todos os povos. Na minha compreensão, Jesus devolve a Deus a humanidade e liberta Deus da Religião, por isso a Galileia e não Jerusalém.  

No entanto, nossas Igrejas escravizaram-se pela instituição do Batismo, entendendo como requisito para sua pertença. Muitas das nossas denominações religiosas só batizam filhos de membros da Igreja e se for pagante, contribuinte. O Ide foi convertido em Vinde para minha Igreja, pois aqui tens a salvação, de novo aprisionamos Deus. 

Domingo de Pentecostes, encerramos a semana de Oração pela Unidade Cristã. Orando para que nos tornemos um.  Mas contraditoriamente é o batismo que nos separa, nos torna exclusivos. O que deveria ser o contrário, o batismo deveria nos inserir como grande família de Deus e assim o é no seu sentido teológico.  A tradução da Bíblia do Peregrino nos trás a seguinte expressão: “Portanto, ide fazer discípulos entre todos os povos, batizai-os consagrando ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, ensinai-lhe a cumpri tudo o que vos mandei”. V.19 e 20.  E o que Jesus nos mandou cumprir? Cf Jo 15. 17 “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros”.

Finalizo dizendo: precisamos olhar para onde Jesus aponta. E de novo resgatar o ser humano pelo batismo de consagração e não de pertença religiosa, institucional. Aqui estou me referindo a nova Galileia a comunidade das pessoas empobrecidas, marginalizadas por sua condição social, por sua orientação sexual, por sua cor da pele, por sua etnia. Fazei discípulos pelo testemunho do amor. Com este testemunho temos a certeza de que Jesus está conosco até o fim do mundo.

Antonio Terto, tssf
Revdo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Diocese Anglicana de Pelotas.