CONHEÇA!

sábado, 26 de julho de 2025

O EVANGELHO DO PAI NOSSO - LUCAS 11, 1-13

Todos os anos precisamos fazer a o Rito de Entrega da Oração do Senhor. Mas não podemos mudar a liturgia dominical, exceto no Ano C de Lucas, que temos no final de julho o Evangelho de Lucas 11, 1-13. Ocasião perfeita para a entrega.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas - 11,1-13

Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos". Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei:

Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação". 

E Jesus acrescentou: "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães' - eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.

Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá.

Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!". Palavra da Salvação.

 

PALAVRAS DO PAPA

Reza-se com coragem, porque quando rezamos temos uma necessidade, normalmente. Deus é um amigo, um amigo rico, que tem pão, que tem aquilo de que nós precisamos. É como se Jesus dissesse: “Na oração, sejam insistentes, não se cansem”. Não se cansar de quê? De pedir. Peçam e lhes será dado. Porque é um trabalho, um trabalho que nos pede vontade, nos pede constância, nos pede para sermos determinados, sem vergonha. Por quê? Porque estou batendo à porta do meu amigo. Deus é um amigo, e com um amigo eu posso fazer isso. Uma oração constante, insistente. Pensemos em Santa Mônica, por exemplo. Quantos anos ela rezou, até com lágrimas, pela conversão de seu filho. O Senhor, no final, abriu a porta.

(Papa Francisco, Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 11 de outubro de 2018)




segunda-feira, 21 de julho de 2025

MÊS VOCACIONAL 2025: PEREGRINOS PORQUE CHAMADOS



 MÊS VOCACIONAL 2025 - APOSTILA DIGITAL

✨"Peregrinos porque chamados"

✔ 50 páginas em PDF

✔ Propostas de encontros vocacionais

✔ Atividades para adolescentes, jovens e grupos pastorais

✔ Inspiração bíblica e dinâmica para cada encontro

💰 Valor: R$ 30,00

📲 Contato e pedidos: (41) 99747-0348

📩 Entrega por WhatsApp ou e-mail

📌 Organização: Ângela Rocha – Catequistas em Formação

🟡 Ideal para quem deseja viver agosto com sentido missionário e vocacional!





domingo, 20 de julho de 2025

O CRENTE SE PARECE COM UM LÁPIS...

Uma dinâmica simples, mas cheia de significado!

Catequizar é também encontrar formas criativas de despertar nos catequizandos reflexões profundas sobre a fé e a vida cristã. A dinâmica que trazemos hoje é daquelas que encantam pela simplicidade e surpreendem pelo impacto. Utilizando apenas um lápis, ela nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e descobrir como podemos ser, à nossa maneira, instrumentos nas mãos de Deus. Venha conhecer e aplicar com sua turma!

O crente se parece com um...  

MATERIAL:

- Diversos lápis com grafite preto, porém com cores externas diferentes.

- Um lápis barato e simples.

- Uma lapiseira cara e luxuosa.

- Um lápis-borracha.

- Um lápis com o nome do fabricante impresso.

- Um lápis sem borracha em uma das pontas.

- Um lápis usado, já pequeno.

- Um lápis novo e comprido.

- Um bloco pequeno para escrever.

TEXTO PARA MEDITAÇÃO:

1 Coríntios 1, 26-29:

²⁶ Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. ²⁷ Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. ²⁸ Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, ²⁹ para que ninguém se vanglorie diante dele.

(outros versículos mencionados no texto).

LIÇÕES:

O que eu tenho aqui comigo hoje? (Mostre vários lápis) Sim, são lápis. Eles são diferentes por fora, mas todos possuem uma única função: escrever. E todos possuem o mesmo conteúdo: grafite.

1. Os lápis são fabricados, eles não nascem. Alguém já viu uma árvore de lápis? Assim são os cristãos: eles também não nascem nos solos, são feitos por Deus (Efésios 2,10).

2. Como são fabricados os lápis?  São todos fabricados do mesmo material. Corta-se uma árvore e sua madeira é trabalhada até que seja completamente transformada. Deus tem que nos transformar em novas criaturas (2Cor 5,17). Uns têm a aparência bonita (“formosos” – 1 Coríntios 1, 26), outros nem tanto. Assim também são os cristãos: uns bonitos, outros não. Mas, assim como o valor do lápis está no grafite, o conteúdo! Assim também são os cristãos: o valor está no que carregam dentro de si.  

3. Os lápis são identificados com a marca do fabricante (mostre no lápis a marca do fabricante impressa nele). O fabricante se orgulha em colocar sua marca, seu nome, em um lápis de boa qualidade. O Senhor Jesus dá seu nome a cada crente, e por isso esse crente poderá ser chamado de “Cristão” ou seguidor de Jesus Cristo, ou “Filho de Deus”. Você se orgulha em ser chamado de cristão? Deus nos identifica de uma forma muito especial. Somos selados com o Espírito Santo de Deus, em cada um de nós (Ef 1, 13). O Espírito Santo é a “marca” de Deus em nós, é o “certificado de garantia” de que pertencemos a Deus.

4. Todo lápis necessita de uma borracha. Quando escrevemos, sempre existe a possibilidade de cometermos erros, e convém ter à mão uma borracha. Alguns lápis já vêm com uma borracha em uma das pontas, como este aqui. (Mostre o lápis com borracha em uma das pontas.) Na vida cristã, infelizmente, também cometemos erros, e precisamos do mesmo meio de apagá-los (1 João 1:9). Quando erramos, costumamos apagar logo o possível. Mas se for acumulando, vamos confessá-los logo que os cometemos, e assim receber o perdão que Deus nos oferece.

5. Os lápis são fabricados com um propósito: são feitos para escrever, para comunicar uma mensagem. (Escreva no bloco de papel: DEUS AMA VOCÊ, e mostre essa mensagem às crianças.) Deus nos criou e nos tornou Seus filhos para que a Sua mensagem de amor e salvação possa chegar a outras pessoas que ainda não O conhecem (Efésios 2:10; 2 Coríntios 5:20). Você tem cumprido este propósito para o qual foi criado?

6. Um lápis não pode escrever por si mesmo. Foi a mão que o fez e o segura que escreve com a sua ponta no papel. Assim é a nossa vida. Sozinhos, não podemos fazer a vontade de Deus. O Senhor Jesus disse em João 15, 5 – “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

7. A cor externa do lápis não faz nenhuma diferença. (Mostre os lápis com diferentes cores externas.) Estes lápis são diferentes por fora, porém todos escrevem. Para Deus também não há diferença: Ele ama a todos igualmente e pode usar a todos, sem distinção de raça, cor, condição social etc., para levar a Sua mensagem.

8. Quando tentamos escrever com a parte de trás do lápis, não conseguimos. (Mostre alguém tentando escrever com o lado oposto à ponta.) Com Deus não é diferente: Ele não faz distinção ou diferença; Ele quer usar, está disposto a usar tanto o mais pobre como o mais rico (Atos 10, 34-35).

9. Existem lápis verdadeiros e outros que são apenas imitação. Quem quer escrever uma mensagem com este lápis? (Mostre o lápis-borracha.) Qual é o problema? Ele parece um lápis na aparência, mas não tem grafite e por isso não escreve. E isso é uma advertência para nós. Existem pessoas que se dizem cristãos, às vezes até mesmo frequentam igrejas, mas não têm Cristo em suas vidas. Que triste! Jesus quer viver em nós! A Bíblia diz que “O Senhor conhece os que são seus” (2 Timóteo 2:19). Deus realmente deve ser o Senhor Jesus na vida da pessoa, pois do contrário...

10. Para que seja útil, o lápis tem que estar preparado, com a ponta, o grafite, bem apontado. (Mostre um lápis bem apontado.) Às vezes temos vários lápis em casa ou no estojo, mas na hora em que precisamos não há nenhum que possamos usar, pois não estão preparados, estão com a ponta quebrada. Deus quer nos usar, e devemos estar sempre prontos e dispostos, preparados por meio da leitura e estudo da Palavra de Deus, da oração, da frequência à igreja, para aprender cada vez mais sobre Deus e estar prontos para nas nossas vidas sermos usados.

11. Este lápis (mostre o lápis grande), ao contrário do outro, vai ser útil por muito tempo. Ele representa todas as pessoas que estão sendo usadas na obra do Senhor, para que Ele as utilize já. São as crianças e adolescentes que estão se interessando em servir desde agora ao Senhor Jesus (Eclesiastes 12:1). Que você seja também uma dessas crianças e peça a Deus que Ele use a sua vida. Peça ao Senhor que o prepare e, no momento certo e na hora certa, que neste exato momento, Ele possa usá-lo, para a glória dEle mesmo.

12. Os lápis são instrumentos de comunicação e de aprendizado. (Mostre a lição escrita ou impressa e diga: “Isto foi escrito com lápis.”) O cristão também precisa deixar sua marca, escrever uma boa história com sua vida. Você tem deixado marcas boas ou ruins? Que tipo de mensagem os outros têm lido através da sua vida? Deus é quem quer escrever com o “lápis” que é o cristão. Mas, para isso, o lápis precisa estar nas mãos do Senhor, assim como um crente nas mãos do Espírito Santo de Deus. 

Autor Desconhecido – Adaptado

FONTE: APEC/ABC. Revista “O Evangelista”. Jul/ago/set 1999. Adaptado. Disponível em
https://catequesematerial.wordpress.com/wp-content/uploads/2022/06/dinamica-o-crente-e-parecido-como-um-lapis.pdf




quarta-feira, 9 de julho de 2025

BÍBLIA FÁCIL PARA CATEQUISTAS: A BÍBLIA SIMPLES E FÁCIL PARA QUEM EVANGELIZA

📣 LANÇAMENTO !!!

“BÍBLIA FÁCIL PARA CATEQUISTAS: 

a Bíblia simples e fácil para quem evangeliza”

Com grande alegria, apresento a nossa nova apostila, com 137 páginas, feita com muito carinho e dedicação para ajudar você a conhecer a Bíblia de forma simples, dinâmica e profunda! Especialmente para o mês do Catequista!

Ela traz:

Linguagem acessível

Roteiros de encontros prontos

Explicações claras sobre os livros da Bíblia

Atividades, reflexões e conteúdos pensados

especialmente para catequistas e agentes de pastoral.


💰 Valor normal: R$ 40,00

🎁 PROMOÇÃO ESPECIAL até 31 de agosto:

"R$ 30,00"

Um presente para todos os catequistas nesse mês tão especial! 💛

Se você quer aprofundar sua missão com a Palavra de Deus, essa apostila é pra você!

📩 Me chama no whats: 41 99747-0348!


Que a Palavra de Deus continue sendo luz no nosso caminho!



terça-feira, 8 de julho de 2025

EM QUE ORDEM LER A BÍBLIA?

Há pessoas que abrem a Bíblia no início e começam a ler a partir do Gênesis. Elas, em geral, não passam do quinto livro. Desanimam e não retornam mais. E, o que é pior, acabam dizendo que é impossível, que não se consegue entender a Bíblia. Mas, isso aconteceria com qualquer biblioteca do mundo! 

A Bíblia não é um simples livro. Ela é uma biblioteca de 73 livros. Eles são bem diferentes uns dos outros, têm os mais diversos estilos, foram escritos em épocas muito distantes e em situações muito diferentes. Imagine-se chegando a uma biblioteca como essa e começando a ler o primeiro livro que encontrar na estante, passando para o segundo e assim por diante. Essa leitura não pode dar certo! 

É necessário um Plano de leitura. No início, há muita coisa que não se entende, o que é muito natural. Até na leitura de um romance acontece isso. Não pare por causa disso, prossiga! À medida que se vai lendo, as coisas vão se esclarecendo. 

E uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, é tão importante um plano de leitura. Existem vários planos de leitura. Todos eles são bons, porque se baseiam num princípio. Apresento aqui um determinado plano. Ele se destina àqueles que desejam começar a ler a Bíblia e não têm outros recursos a não ser conhecer a Bíblia através dela mesma. Siga a ordem indicada aqui, ela faz parte do método. 

Plano de leitura do Novo Testamento:

 01 - 1ª Carta de São João (2 vezes)

02 - Evangelho de São João

03 - Evangelho de São Marcos

04 - As pequenas cartas de São Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses 1ª e 2ª, Tessalonicenses 1ª e 2ª, Timóteo, Tito, Filêmon.

05 - Evangelho de São Lucas

06 - Atos dos Apóstolos

07 - Carta aos Romanos

08 - Evangelho de São Mateus

09 - 1ª e 2ª Carta aos Coríntios

10 - Hebreus

11 - Carta de São Tiago

12 - 1ª e 2ª Carta de São Pedro

13 - 2ª e 3ª Carta de São João

14 - Carta de São Judas

15 - Apocalipse

16 - 1ª Carta de São João (3ª vez)

17 - Evangelho de São João (2ª vez)

Por que começar pela 1ª carta de São João? A primeira necessidade de um cristão é ter certeza de sua salvação. É saber que Deus o ama e o escolheu. Gratuitamente, sem nenhum merecimento seu. Deus o pôs na lista daqueles que quer salvar. Foi uma escolha gratuita! Amorosa! Sem merecimento! Saber disso nos dá a certeza da salvação. E todo cristão precisa tê-la. Dos 73 livros da Bíblia, só essa pequena carta foi escrita com esse propósito: o de nos dar a certeza da salvação. Na conclusão de sua carta, São João diz: “Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus” (1Jo 5, 13). Lendo e relendo, você vai se convencendo desta feliz realidade: você é salvo! Você é escolhido!

 Leituras dos livros do Antigo Testamento 

“Traze sempre na boca as palavras deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido (Josué 1,8). 

Comece a leitura pelos três livros sapienciais: Sabedoria, Eclesiástico e Provérbios. São livros muito próximos ao Novo Testamento e fontes de ricos ensinamentos. Leia, juntamente, o livro dos Salmos. O portal de entrada do Antigo Testamento são os Salmos. Faça deles o seu livro de cabeceira. 

Eu já lhe disse que vale a pena ter uma edição de bolso do Novo Testamento para você levar consigo continuamente e ir lendo nos momentos livres. De qualquer maneira, o que quero acentuar aqui é que você deve trabalhar com os Salmos independentemente de alguma ordem específica. Sempre que se sentir impelido a isso, leia um Salmo. Faço o seu diário sobre ele, sem receio de interromper o trabalho que estiver fazendo na sequência. Salmo é como fruta: comemos a qualquer hora, pouco importando as refeições. E nunca faz mal. Sempre faz bem. Neste ponto você já estará muito mais livre e criativo para a execução do seu diário. Não deixe de fazê-lo. Você poderá fazer um verdadeiro estudo vivencial de cada capítulo desses livros sapiências e de cada Salmo. Será muito rico. 

Os livros do Antigo Testamento serão lidos na ordem cronológica: das origens até a vinda de Cristo. 

Plano de leitura do Antigo Testamento:


01 – Gênesis

02 – Êxodo

03 – Números

04 – Josué

05 – Juízes

06 - 1° Samuel

07 - 2º Samuel

08 - 1º Reis

09 - 2º Reis

10 – Amós

11 – Oséias

12 - Isaías (1-39)

13 – Miquéias

14 – Naum

15 – Sofonias

16 – Habacuc

17 – Jeremias

18 – Lamentações

19 – Ezequiel

20 - Abdias

21 - Isaías (40-55)      

22 - 1º Crônicas  

23 - 2º Crônicas         

24 - Esdras                 

25 - Neemias     

26 - Ageu           

27 – Zacarias

28 - Isaías (56-66)      

29 - Malaquias  

30 – Joel

31 – Jonas

32 - Rute

33 - Tobias                  

34 - Judite          

35 – Ester

36 – Eclesiástico

37 - Cânticos dos Cânticos

38 - Jó

39 - Eclesiastes

40 - 1º Macabeus

41 - 2º Macabeus

42 – Baruc

43 – Daniel

44 – Sabedoria

45 – Levítico

46 - Deuteronômio

* Artigo extraído do livro “A Bíblia no meu dia-a-dia” de monsenhor Jonas Abib.


PRÉ LANÇAMENTO!!


💡 “BÍBLIA FÁCIL PARA CATEQUISTAS” é uma apostila pensada especialmente para quem evangeliza. Organizada por Ângela Rocha, ela traz a Bíblia de forma acessível, com explicações claras, reflexões enriquecedoras e dicas práticas para o dia a dia da catequese.

📖 Ideal para quem:
✔ Está iniciando na catequese e quer aprender mais sobre a Palavra.
✔ Já atua há anos, mas busca aprofundar sua leitura bíblica.
✔ Quer compreender melhor os livros, os estilos, os sentidos da Escritura.
✔ Deseja usar a Bíblia de forma mais viva, dinâmica e pastoral com os catequizandos.

🕯️ A Bíblia não é só para ser lida, mas para ser vivida. E essa apostila é um passo a mais nessa missão tão bonita de anunciar a Palavra com amor e conhecimento.

📎 Em breve disponível para aquisição.


MAIORES INFORMAÇÕES: WHATSAPP 41 99747-0348