terça-feira, 26 de março de 2019

SUGESTÃO DE ENCONTRO: A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

www.inacianos.org.br

D. Peruzo, arcebispo de Curitiba e Bispo referencial da Catequese no Regional Sul 2- PR, disse uma vez que sem criatividade, não há catequese. E concordamos com ele. O catequista que usa a criatividade, enriquece seus encontros. Eis aqui um modelo a nos inspirar: Gisele, catequista de Bocaiuva do Sul - PR.


ROTEIRO DE ENCONTRO: A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

Acolhida/Oração Inicial:

- Receber as crianças com carinho e atenção.
- Relembrar o encontro anterior.


LEITURA DO EVANGELHO: Lucas 9,28-36.

1. Apresentação da Transfiguração em história (vídeo).


2. Reflexão da palavra

OBS. A reflexão do evangelho foi adaptada para a turma de 2°ano da eucaristia, idade entre 9-10 anos. É importante adaptar a reflexão às várias etapas/idades.

Já lemos o evangelho; já entendemos o que aconteceu, agora é hora de refletir um pouco. Na passagem que ouvimos Jesus é transfigurado na frente dos discípulos e Deus Pai o apresenta como seu filho muito amado.

- O que podemos aprender?
- O que é Transfiguração? (Aguardar e incentivar respostas)
Transfigurar é mudar.
- Não houve uma mudança nas vestes de Jesus?

(Incluir reflexão sobre Quaresma: caminho de conversão)

Nós também podemos enxergar Jesus Transfigurado. 
Como? Basta nos aproximarmos de Jesus, chegar mais perto dele; sendo seu amigo. Jesus nos deixa conhece-lo na Missa, na palavra, na eucaristia. Mas precisamos aprender a ouvir a voz do PAI.

- Nós temos escutado a voz de Deus? (Aguardar respostas).

- Podemos ser transfigurados como Jesus, mudando nossas atitudes, palavras e ações. Tratar o próximo como irmão. Assim todos perceberão que somos iluminados por Deus e podemos ajudar aqueles que estão nas trevas.

- Escutamos também que, após os acontecimentos, os discípulos ficaram em silêncio. O silêncio é essencial para ouvirmos Jesus. No amanhecer eles desceram do monte. Desceram porque era hora de mostrar aos demais aquilo que tinha acontecido. Era hora de ser LUZ.

Se você está preparado é hora de descer do monte e se tornar discípulo de Jesus. Se ainda não sentiu esta presença, é hora de abrir o coração e os ouvidos, procurar o silêncio e a oração para que possamos enxergar a luz e a verdadeira luz que é Jesus.

Atividade: Blog da Catequista Lucimar 25/02/13.

*Caso a imagem esteja ruim para baixar, refaça em um arquivo word colocando uma imagem para colorir.

Achei ótima a atividade, além de caça palavras que as crianças adoram, podemos no final, com as palavras, fazer um resumo do que aconteceu.

Para concluir:

Apresentar algum exemplo de como precisamos carregar nossa luz para continuar. Um exemplo é nosso celular, se esquecermos de carregar ele para de funcionar por um tempo. É necessário achar uma tomada e deixar que ele recarregue a a bateria. Assim também é a nossa vida, mesmo depois de iluminados devemos continuar sempre abastecendo nosso coração com a oração para não deixar que nossa luz se apague.

Oração final: Espontânea.

Catequista Gisele Antonieta de Araújo
Paróquia Santo Antônio Bocaiúva do sul – PR.
2º domingo da Quaresma. 


Nenhum comentário: