CONHEÇA!

sexta-feira, 22 de março de 2019

HOMILIA DO DOMINGO: SOMOS CONVIDADOS A PRODUZIR BONS FRUTOS



                       HOMILIA DO 3° DOMINGO DA QUARESMA – ANO C
Na sarça ardente Moisés fez a experiência que marcou toda a sua vida e missão. Ardia o coração de Deus ao ver o clamor e o sofrimento do seu povo; o mesmo Deus chamou Moisés para falar em seu nome e libertar o povo. O Deus que se revelou a Moisés era ainda um Deus que não se podia tocar, que exigia reverência, mas que já se revelou como Aquele que caminha com seu povo, Aquele que se interessa pela história dos seus: “Eu sou o Deus de teus pais...” (Ex 3,6). Precisamos perceber que Deus se interessa por nós e quer a nossa libertação, que Ele nos convida a cada um de nós para seguirmos os seus passos. Deus não fica assistindo o sofrimento, Ele se interessa por seus filhos e vem em seu auxílio para libertá-los. Mas ele precisa de pessoas de carne e osso que aceitem o convite Dele para cooperar nessa libertação. Precisamos ser impregnados pelo mesmo fogo que abrasou o coração de Moisés, fazendo-o entusiasmado pela causa de Javé.

No Evangelho, vemos que os judeus consideravam as catástrofes como castigos de Deus e a proteção um mérito por serem fiéis observantes da lei. Jesus mostra que não basta ser judeu, que ninguém tem nada garantido: todos precisam de conversão. Do mesmo modo, nós poderíamos nos considerar católicos fiéis, observantes da lei, o grupinho dos escolhidos. Como o Povo eleito, corremos o risco da infidelidade. Como aqueles que escutam a palavra de Jesus, precisamos, de conversão, para não perecermos todos do mesmo modo. Além disso, devemos cortar definitivamente da nossa mentalidade a ligação entre pecado e castigo: os males não são castigos, e todos nós somos passíveis do sofrimento. Aliás, muito dos males são frutos de nossas próprias escolhas. Somos também responsáveis pelo bem o pelo mal que rodeia nossa vida, provavelmente os primeiros responsáveis.

Na segunda parte do Evangelho temos a parábola da figueira que não produzia frutos. Aqui é interessante observar que o pecado da figueira não foi ter feito algo de ruim, mas de não ter feito nada de bom. A figueira infrutífera, tornou-se passível, imóvel. Corremos o risco de querer uma garantia, uma tranquilidade de consciência que me faz dizer a mim mesmo: “eu estou bem com Deus, não prejudico a ninguém, cumpro minhas obrigações.” Entretanto, Deus espera mais de nós. Não basta sermos cristãos aparentemente certinhos, cristãos de preceito, de um ritualismo vazio; precisamos produzir frutos. Conversão não significa focar no pecado, mas no bem que devemos realizar. Cada um de nós é convidado a produzir bons frutos - isso significa conversão! O que podemos produzir nesta Quaresma?

Estamos no tempo da Quaresma, tempo de cultivar o dom da conversão. Trata-se de um processo que percorre toda a nossa vida. Seguimos a existência procurando nos configurar cada vez mais a Cristo, para sermos como Ele, tendo os seus sentimentos e atitudes, até que tenhamos a estatura do homem perfeito, como nos diz São Paulo em sua carta aos Efésios.

Deus, na sua bondade, é paciente em aguardar a nossa conversão. Poderia nos arrancar e queimar, mas Ele não é o deus da punição, e sim o Deus amor. Mesmo que mereçamos tal sorte, Ele nos diz; “Vou dar mais uma oportunidade; virei e outra ocasião para colher os frutos”. Temos neste tempo mais uma oportunidade. Que frutos o Senhor encontrará?

Pe. Roberto Nentwig
Arquidiocese de Curitiba-PR

FONTE: NENTWIG, Roberto. O Vosso Reino que também é nosso. Reflexões Homiléticas - Ano B. Curitiba; Editora Arquidiocesana, 2015. pg. 79.

* Adquira os livros com as homilias completas!


Palavras sobre o Reino na vida a partir dos Evangelhos. São três livros: Ano Litúrgico A, B e C. Cada livro tem o valor de R$ 15,00. Kit com os três livros: R$ 30,00 + frete.

Nenhum comentário: