CONHEÇA!

domingo, 6 de fevereiro de 2022

A SOLIDARIEDADE NÃO PODE TER FIM

Leonardo Boff - Teólogo

Nós estamos vivendo em um mundo onde é cada vez mais escasso encontrar um ato de boa vontade.

Ver alguém fazendo uma ação de bom coração é algo a se aplaudir hoje em dia. Mas não era para ser assim, ser bom deveria ser algo mais costumeiro, estar mais latente em nossas rotinas.

Mas, parece que não é para esse lado que o mundo está caminhando.

Veja, Francis Crick e James Watson, foram dois biólogos que decodificaram o código genético, ou seja, eles descobriram a mesma base biológica que todos os seres vivos possuem, que são como vinte tijolinhos com quatro tipos de cimentos diferentes e é com isso que construímos toda a biodiversidade e, também, toda vida humana.

Watson diz que no código genético, dentro da nossa existência, está o instinto de solidariedade, o instinto de amor.

Mas isso acontece não porque nós queremos ou não queremos, a verdade é que isso é um grande impulso natural da nossa vida, tudo porque convivemos uns com os outros. Nós não vivemos, nós convivemos na família, na sociedade, no trabalho, no grupo de estudos etc.

Agora, mesmo que nesse momento esteja predominando o egoísmo, a rejeição, ainda temos a solidariedade das pessoas que por exemplo doam toneladas de roupas, de alimentos.

E é essa a solidariedade que não pode ter fim. Precisamos nos unir nesse momento de dificuldade que a maior parte das famílias estão passando, sofrendo com doenças, fome, perdas, é um momento realmente difícil.

E quais práticas então serão indispensáveis para construirmos um futuro viável a todos nós?

É isso que veremos em nossa aula gratuita com Leonardo Boff, um dos maiores teólogos do mundo.

Essa aula será no dia 17 de fevereiro, às 20h e contará com o tema: As virtudes fundamentais no novo tempo pós-pandemia.

Grande abraço
Equipe Instituto Conhecimento Liberta

image

Nenhum comentário: