CONHEÇA!

terça-feira, 21 de maio de 2024

ROTEIRO DE ENCONTRO: O CORPO DE CRISTO - CORPUS CHRISTI

 ROTEIRO DE ENCONTRO: O CORPO DE CRISTO – CORPUS CHRISTI

Ano A: Jo 6, 51-58; Ano B: Mc 14,12-16.22-26 – Ano C: Lc 9, 11b-17.

Objetivos do encontro: Explanação sobre a Solenidade de Corpus Christi. Retomar a imortância do sacramento da Eucaristia. Inserir os crismandos nas ações da paróquia (Procissão).

Ambientação e materiais: Bíblia, Cruz, Velas, Cálice, cibório. Providenciar materiais para confeccionar cartazes (ou outros materiais que a paróquia vá usar na procissão): recortes, papel, cartolina, tesoura, etc. (Ver o que será necessário previamente). Se for possível visitar a sacristia da paróquia e mostrar o ostensório aos catequizandos, explicando o seu significado.

Iniciando o encontro

Catequista: Vamos ver se vocês sabem... Quando Jesus Cristo sai para tomar sol? Na Sagrada Festa de Corpus Christi! Hoje vamos falar um pouco desta importante festa da nossa Igreja. Mas, antes vamos refletir um pouco a Palavra de Deus.

Leitura Bíblica: Mc 14,12-16.22-26.
(Leitura orante)
- Invocar a Santíssima Trindade e invocar o Espírito Santo.
- Ler o texto uma vez, ler outra vez pausadamente.

- O que nos diz o texto?

Observando atentamente o texto de São Marcos, observamos as palavras e gestos de Jesus, na última ceia. Durante a última ceia pascal, que Jesus celebrou com seus discípulos, ele mesmo nos revela o mistério: "Isto é meu Corpo.(...) Isto é o meu sangue”. E nos convida a alimentar-nos dele. É na Eucaristia que nos alimentamos do Pão da Vida, o próprio Senhor Jesus.

- O que o texto diz para nós, hoje?

Jesus se fez pão para ficar conosco. Quis ser nosso alimento. Como acolhemos e recebemos este alimento?

A comunhão da Igreja se nutre com o Pão da Palavra de Deus e com o Pão do Corpo de Cristo. A Eucaristia, participação de todos no mesmo Pão de Vida e no mesmo Cálice de Salvação, nos faz membros do mesmo Corpo (cf. 1 Cor 10,17). Ela é a fonte e o ponto mais alto da vida cristã, sua expressão mais perfeita e o alimento da vida em comunhão. Na Eucaristia, nutrem-se as novas relações que surgem do fato de sermos filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja que a celebra é casa e escola de comunhão, onde os discípulos compartilham a mesma fé, esperança e amor a serviço da missão evangelizadora. (DAp 158).

- O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos ao Senhor, dizendo que o desejo receber no meu coração, mas não nos sentimos com a dignidade suficiente.

Eu não sou digno, Eu não sou digno, ó meu Senhor,
Eu não sou digno de que Tu entres, ó meu Senhor na minha casa, porque és tão Santo e eu pecador.
Eu nem me atrevo até pedir este favor, mas se disseres uma palavra, a minha casa se transformará. Uma palavra é suficiente, suavemente ela nos salvará.
Eu não sou digna, ó meu Senhor, eu não sou digna de que tu entres, ó meu Senhor,
Na minha casa. Meu coração é tão pecador que nem me atrevo a te pedir este favor.
Amém!

- Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Hoje, louvamos a Deus porque Ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida. Nosso compromisso é participar mais assiduamente da Eucaristia.
(Se o enconro for com catequizandos da Eucaristia, colocar como compromisso o comprometimento fraterno em ajudar os necessitados a também ter pão).

Bênção

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém

- Após a Leitura Orante convidar os crismandos para conhecer melhor a Festa de Corpus Christi.

Aprofundando:

Essa festa móvel da Igreja Católica celebra a presença de Cristo na Eucaristia. Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. Nessa festa se comemora a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. Em cada Missa, os sinais do pão e do vinho se tornam misteriosamente o Corpo e o Sangue de Cristo. A festa de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade, que acontece no Domingo depois de Pentecostes.

O Corpo de Cristo, a hóstia consagrada, deixa a tranquilidade dos sacrários e cibórios, abandona a imobilidade das igrejas e a escuridão das capelas, santuários e catedrais. Ele percorre as ruas e praças, exposto numa custódia ou ostensório, cercado por uma multidão, brilhando ao sol ou abrigado da chuva por um pálio, um sobre véu portátil sustentado por varas. Caminha descuidadamente, dourando-se ao sol, sobre efêmeros e mágicos tapetes coloridos, obras de arte destinadas a voar e durar um dia

Porque temos esta festa? A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264.

Uma das tradições da festa é a Procissão. No dia de Corpus Christi, os fiéis enfeitam as ruas por onde a hóstia consagrada irá passar. Este gesto nos lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com o maná (Ex 16) no deserto. Hoje o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

O dia da instituição da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia.

Todo católico deve participar dessa procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. É o Senhor que vem visitar o seu povo.


Ostensório
é um objeto litúrgico utilizado na exposição para adorações e na procissão com o Santíssimo Sacramento.

(Verificar a possibilidade de mostrar o ostensório da paróquia aos crismandos)




Motivação: 

Se essa rua, se essa rua fosse sua... O que você faria?

Mandava “tapetar”! Não podendo ladrilhar ruas com pedrinhas de brilhante, em muitas cidades portugueses e brasileiras, o costume católico é ornamentá-las na Festa de Corpus Christi com flores e desenhos para o grande e maior dos Amores passar. As ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi são forradas com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa feitos de flores, serragem colorida, pó, cascas e grãos de café, bagaço de cana-de-açúcar, palha de arroz e diversos grãos. São verdadeiras obras de arte, efêmeras como o perfume e a beleza das flores. O costume, meio esquecido por uns tempos, tem ganhado força e participação. Cresce ano a ano.

Ornar a rua é absolutamente democrático e ocorre durante a noite e a madrugada anterior à procissão. As casas também recebem adornos, vasos de flores nas fachadas, belas toalhas rendadas e colchas decoradas são debruçadas nas janelas. Todos podem participar.

- Construir cartazes com os materiais que estão disponibilizado (Verificar antes o costume da paróquia e inserir os catequizandos na “construção” dos tapetes.

- E que tal adaptar a musiquinha para cantar enquanto se faz cartazes e ornamentação?

Se essa rua, se essa rua fosse minha
Eu mandava, Eu mandava “tapetar”
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Só pra ver, Só pra ver meu Jesus passar...

Fonte: Miranda, Evaristo Eduardo de. Guia de curiosidades Católicas. Pgs. 162-164. Petrópolis: Vozes, 2007.

Ângela Rocha - Catequista
Graduada em Teologia pela PUCPR



Nenhum comentário: