CONHEÇA!

domingo, 20 de julho de 2025

O CRENTE SE PARECE COM UM LÁPIS...

Uma dinâmica simples, mas cheia de significado!

Catequizar é também encontrar formas criativas de despertar nos catequizandos reflexões profundas sobre a fé e a vida cristã. A dinâmica que trazemos hoje é daquelas que encantam pela simplicidade e surpreendem pelo impacto. Utilizando apenas um lápis, ela nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e descobrir como podemos ser, à nossa maneira, instrumentos nas mãos de Deus. Venha conhecer e aplicar com sua turma!

O crente se parece com um...  

MATERIAL:

- Diversos lápis com grafite preto, porém com cores externas diferentes.

- Um lápis barato e simples.

- Uma lapiseira cara e luxuosa.

- Um lápis-borracha.

- Um lápis com o nome do fabricante impresso.

- Um lápis sem borracha em uma das pontas.

- Um lápis usado, já pequeno.

- Um lápis novo e comprido.

- Um bloco pequeno para escrever.

TEXTO PARA MEDITAÇÃO:

1 Coríntios 1, 26-29:

²⁶ Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. ²⁷ Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. ²⁸ Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, ²⁹ para que ninguém se vanglorie diante dele.

(outros versículos mencionados no texto).

LIÇÕES:

O que eu tenho aqui comigo hoje? (Mostre vários lápis) Sim, são lápis. Eles são diferentes por fora, mas todos possuem uma única função: escrever. E todos possuem o mesmo conteúdo: grafite.

1. Os lápis são fabricados, eles não nascem. Alguém já viu uma árvore de lápis? Assim são os cristãos: eles também não nascem nos solos, são feitos por Deus (Efésios 2,10).

2. Como são fabricados os lápis?  São todos fabricados do mesmo material. Corta-se uma árvore e sua madeira é trabalhada até que seja completamente transformada. Deus tem que nos transformar em novas criaturas (2Cor 5,17). Uns têm a aparência bonita (“formosos” – 1 Coríntios 1, 26), outros nem tanto. Assim também são os cristãos: uns bonitos, outros não. Mas, assim como o valor do lápis está no grafite, o conteúdo! Assim também são os cristãos: o valor está no que carregam dentro de si.  

3. Os lápis são identificados com a marca do fabricante (mostre no lápis a marca do fabricante impressa nele). O fabricante se orgulha em colocar sua marca, seu nome, em um lápis de boa qualidade. O Senhor Jesus dá seu nome a cada crente, e por isso esse crente poderá ser chamado de “Cristão” ou seguidor de Jesus Cristo, ou “Filho de Deus”. Você se orgulha em ser chamado de cristão? Deus nos identifica de uma forma muito especial. Somos selados com o Espírito Santo de Deus, em cada um de nós (Ef 1, 13). O Espírito Santo é a “marca” de Deus em nós, é o “certificado de garantia” de que pertencemos a Deus.

4. Todo lápis necessita de uma borracha. Quando escrevemos, sempre existe a possibilidade de cometermos erros, e convém ter à mão uma borracha. Alguns lápis já vêm com uma borracha em uma das pontas, como este aqui. (Mostre o lápis com borracha em uma das pontas.) Na vida cristã, infelizmente, também cometemos erros, e precisamos do mesmo meio de apagá-los (1 João 1:9). Quando erramos, costumamos apagar logo o possível. Mas se for acumulando, vamos confessá-los logo que os cometemos, e assim receber o perdão que Deus nos oferece.

5. Os lápis são fabricados com um propósito: são feitos para escrever, para comunicar uma mensagem. (Escreva no bloco de papel: DEUS AMA VOCÊ, e mostre essa mensagem às crianças.) Deus nos criou e nos tornou Seus filhos para que a Sua mensagem de amor e salvação possa chegar a outras pessoas que ainda não O conhecem (Efésios 2:10; 2 Coríntios 5:20). Você tem cumprido este propósito para o qual foi criado?

6. Um lápis não pode escrever por si mesmo. Foi a mão que o fez e o segura que escreve com a sua ponta no papel. Assim é a nossa vida. Sozinhos, não podemos fazer a vontade de Deus. O Senhor Jesus disse em João 15, 5 – “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

7. A cor externa do lápis não faz nenhuma diferença. (Mostre os lápis com diferentes cores externas.) Estes lápis são diferentes por fora, porém todos escrevem. Para Deus também não há diferença: Ele ama a todos igualmente e pode usar a todos, sem distinção de raça, cor, condição social etc., para levar a Sua mensagem.

8. Quando tentamos escrever com a parte de trás do lápis, não conseguimos. (Mostre alguém tentando escrever com o lado oposto à ponta.) Com Deus não é diferente: Ele não faz distinção ou diferença; Ele quer usar, está disposto a usar tanto o mais pobre como o mais rico (Atos 10, 34-35).

9. Existem lápis verdadeiros e outros que são apenas imitação. Quem quer escrever uma mensagem com este lápis? (Mostre o lápis-borracha.) Qual é o problema? Ele parece um lápis na aparência, mas não tem grafite e por isso não escreve. E isso é uma advertência para nós. Existem pessoas que se dizem cristãos, às vezes até mesmo frequentam igrejas, mas não têm Cristo em suas vidas. Que triste! Jesus quer viver em nós! A Bíblia diz que “O Senhor conhece os que são seus” (2 Timóteo 2:19). Deus realmente deve ser o Senhor Jesus na vida da pessoa, pois do contrário...

10. Para que seja útil, o lápis tem que estar preparado, com a ponta, o grafite, bem apontado. (Mostre um lápis bem apontado.) Às vezes temos vários lápis em casa ou no estojo, mas na hora em que precisamos não há nenhum que possamos usar, pois não estão preparados, estão com a ponta quebrada. Deus quer nos usar, e devemos estar sempre prontos e dispostos, preparados por meio da leitura e estudo da Palavra de Deus, da oração, da frequência à igreja, para aprender cada vez mais sobre Deus e estar prontos para nas nossas vidas sermos usados.

11. Este lápis (mostre o lápis grande), ao contrário do outro, vai ser útil por muito tempo. Ele representa todas as pessoas que estão sendo usadas na obra do Senhor, para que Ele as utilize já. São as crianças e adolescentes que estão se interessando em servir desde agora ao Senhor Jesus (Eclesiastes 12:1). Que você seja também uma dessas crianças e peça a Deus que Ele use a sua vida. Peça ao Senhor que o prepare e, no momento certo e na hora certa, que neste exato momento, Ele possa usá-lo, para a glória dEle mesmo.

12. Os lápis são instrumentos de comunicação e de aprendizado. (Mostre a lição escrita ou impressa e diga: “Isto foi escrito com lápis.”) O cristão também precisa deixar sua marca, escrever uma boa história com sua vida. Você tem deixado marcas boas ou ruins? Que tipo de mensagem os outros têm lido através da sua vida? Deus é quem quer escrever com o “lápis” que é o cristão. Mas, para isso, o lápis precisa estar nas mãos do Senhor, assim como um crente nas mãos do Espírito Santo de Deus. 

Autor Desconhecido – Adaptado

FONTE: APEC/ABC. Revista “O Evangelista”. Jul/ago/set 1999. Adaptado. Disponível em
https://catequesematerial.wordpress.com/wp-content/uploads/2022/06/dinamica-o-crente-e-parecido-como-um-lapis.pdf




Nenhum comentário: