CONHEÇA!

sábado, 2 de maio de 2020

VAMOS FALAR DE BÍBLIA? ALIANÇAS DE DEUS!


 

QUAIS SÃO AS ALIANÇAS QUE DEUS FEZ COM O SEU POVO NA BÍBLIA (HUMANIDADE)?


A primeira aliança estabelecida aparece com a descida da arca de Noé no monte Ararat, em que Deus faz aparecer o arco-íris como sinal da Velha Aliança.

  
A segunda aliança se dá no pacto com Abraão e a promessa de uma descendência mais numerosa que as estrelas do céu. Outra forma para o judeu para se estabelecer uma aliança com Deus é através do ritual da circuncisão, no qual a criança após 8 dias de vida faz uma pequena incisão no pênis a fim de marcar o sinal de aliança com Deus.

A terceira aliança é realizada pelo próprio Deus com os israelitas na liberação do Egito, o povo de Israel passa a ser testemunho vido que Deus faz uma aliança com o seu povo eleito. Aqui o símbolo da aliança são as Tábuas da Lei que Deus deu a Moisés.


A quarta aliança, já no novo testamento, é selada com o sacrifício de Cristo para a remissão dos pecados da humanidade, onde o cordeiro de Deus, aquele que tira todo o pecado do mundo, é relembrado na Eucaristia.

Alguns citam que houve uma aliança de Deus com Adão. Muitos biblistas não consideram que Deus tenha feito uma aliança com Adão porque não há a palavra (berit ou berith). Na Bíblia, o termo Aliança, em hebraico: berith, é utilizado para definir o pacto divino entre Deus e os homens. E não há o uso deste termo nos “diálogos” entre Deus e Adão.

Há controvérsia também, com relação a aliança com Davi. Alguns exegetas consideram que a aliança com Davi é a renovação da Aliança do Sinai e que ela se cumpriu de fato só com Jesus. Deus prometeu que Davi sempre teria descendência e que sua descendência reinaria para sempre: Essa aliança se cumpre em JESUS, descendente de Davi, que reina para sempre. " Fiz um pacto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: Estabelecerei para sempre a tua descendência, e firmarei o teu trono por todas as gerações." - Salmos 89, 3-4.

Por outro lado, há estudiosos que citam 40 alianças na Bíblia e outros que preferem dizer que é uma só.

O mais importante a destacar, é que a aliança sempre é um compromisso, um pacto entre duas pessoas, Deus e nós (individualmente), e, portanto, honrar com os compromissos faz parte da promessa e da aliança, sendo assim Deus precisa continuar a velar pelo seu povo e o povo continuar sendo fiel a Ele.

RESUMO DAS ALIANÇAS:

1ª - Noé – Aliança com toda a criação – Símbolo: Arco Iris.
2ª - Abraão – Aliança com judeus – Símbolo: Circuncisão.
3ª - Sinai/Moisés – Aliança com o povo de Israel – Símbolo: Tábuas da Lei.
4ª - Eterna - Jesus – Universal – Símbolo: EUCARISTIA.

FONTE: 
Anotações das aulas de Exegese do Pnetateuco - Curso de Teologia - PUCPR
Prof. Ildo Perondi.


Nenhum comentário: