PEDAGOGIA E CATEQUESE
O QUE
É PEDAGOGIA?
Origem da palavra: A
palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé
(condução). Paidagogus era o condutor da criança, ele era um
paternal "cuidador", e guiava a criança até o local de
ensino e, metaforicamente, em direção ao saber. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade
No
decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da
educação e da ciência do ensino. Nós nos apropriarmos da palavra para dizer que
a pedagogia é a ciência da "condução" ao saber. Pedagogo é aquele que
conduz. Então,
nossa pedagogia é a forma como "conduzimos" o outro ao saber ou na
direção correta.
Sendo assim, a Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.
Estatueta produzida na Grécia Antiga em terracota
representando o escravo pedagogo.
Na Grécia antiga, o velho pedagogo (παιδαγωγός) com sua
lanterna, conduzia a criança (παιδόσ) até a palestra (παλαίστρα) e exigia que
ela realizasse as lições recomendadas. Esse παιδόσ (criança) tinha a idade entre sete e
quatorze anos e era sempre do sexo masculino. Hoje, a figura do pedagogo clássico converteu-se no professor
generalista das séries Iniciais do Ensino Fundamental e nos educadores não
docentes que atuam na administração escolar, mas com formação em pedagogia.
Mas, vamos agora, "transportar" a palavra pedagogia para o nosso modo de "evangelizar", ou seja, levar a nossa "criança" (que muitas vezes é um adulto), para o ensino da fé. Em se falando de ensino da fé, temos como exemplos máximos a pedagogia de Deus, de Jesus e do Espírito Santo. Inspirada nestas pedagogias, a Igreja tem a sua própria que também leva a uma pedagogia catequética.
1. PEDAGOGIA DE DEUS (DNC 138-139)
-
Educador da fé – procura interação com o povo;
-
Um sábio que assume as pessoas nas condições em que estão, liberta do mal e
chama para viver o amor para crescer na fé;
-
Se comunica por meios dos acontecimentos da vida do povo, de acordo com a
situação pessoal e cultural de cada um;
-
Parte da realidade das pessoas, acolhendo-as e respeitando-as com suas vocações
e dons, chamando-as para a conversão;
-
Forma eficiente de catequese narrativa e celebrativa, que transmite a fé e os
ensinamentos do Senhor, de geração em geração, para o povo se deixar guiar por
seu projeto de amor (Ex 24,10; Dt 5,2-4; Js 24,17; Is 51, 1b).
2.
PEDAGOGIA DE JESUS (DNC 140)
-
Modelo da pedagogia catequética;
-
Convivência com as pessoas, continuidade da pedagogia do Pai;
-
Jesus por meio de sua vida, palavras, sinais e atitudes; levou a plenitude a
revelação Divina do Antigo Testamento;
-
Motiva as pessoas a viverem de acordo com os seus ensinamentos, planta a
semente da comunidade/ Igreja, que passa de geração em geração a mensagem da
salvação e a pedagogia que ele ensinou com a vida.
2.1 Traços da pedagogia de Jesus que inspira a
catequese:
a) Acolhimento as pessoas, pobres, pequenos, excluídos
e pecadores (Mt 18, 12-14) – opção preferencial pelos pobres;
b) Anúncio do Reino: boa nova de
verdade, da liberdade, do amor, da justiça, que dá sentido à vida;
c) Convite amoroso para viver a fé, esperança e
caridade com a conversão e seguimento;
d) Envio dos discípulos para semear a
Palavra e transformar a sociedade (Somos enviados e ao mesmo tempo mestres de
outros discípulos);
e) Assumir a radicalidade do mandamento do
amor, princípio pedagógico fundamental: Mt 17,20; Lc 13,16; Jo 13,24; Lc 10,29-37.
f) Atenção as necessidades e situações de
vida das pessoas, valores culturais, provocando reflexão para mudança de
vida;
g) Conversa simples, acessível,
narrativas, comparações, parábolas e gestos, adaptando-as aos interlocutores e seguidores;
h) Firmeza diante das tentações, das crises,
do sofrimento, buscando força na oração.
3. PEDAGOGIA DO ESPÍRITO SANTO (DNC 142 a 144)
-
Princípio inspirador da atividade catequética;
-
“Mestre interior”, faz compreender as palavras e gestos de Jesus;
-
Pedagogia interior do coração; a catequese procura a união do conhecimento
intelectual e a experiência amorosa da vida em Deus;
-
A mensagem das Sagradas Escritura, na Tradição, na Liturgia, no Magistério, nos
sinais dos tempos, precisa ser conhecida: A Catequese estimula a vivência no
Espírito para que o catequizandos viva na liturgia, no Ano Litúrgico e na
oração cotidiana o caminho de crescimento na fé;
-
Experiência existencial, pessoal e comunitária de Deus: da vida, do coração, da
contemplação, da relação com si mesmo e com o outro, com a natureza e com Deus.
É a marca do amor de Jesus, caminho da catequese, iluminado pela ação do
Espírito Santo;
-
Anuncia a verdade revelada: cria meios para a comunhão filial com Deus, com a
comunidade, justiça, solidariedade e fraternidade.
4.
PEDAGOGIA DA IGREJA (DNC 145):
-
Mãe e educadora da fé;
-
Cria comunidade, exemplo dos valores do Evangelho;
-
Vida dos Santos e Mártires são testemunhos catequéticos (pedagogia do herói);
-
A dedicação dos seus missionários é uma Catequese movida pela força do exemplo;
-
Sua ação no mundo transmite o que ela é e crê;
-
Seus fiéis são chamados a transformar o mundo segundo o Evangelho;
-
Comunidades precisam ser coerentes com o Evangelho;
-
A pedagogia eclesial (Igreja) precisa demonstrar que é possível viver com
autenticidade o seguimento de Jesus.
5.
PEDAGOGIA CATEQUÉTICA (DNC 146 a 148):
-
A pedagogia catequética tem uma originalidade específica, que é ajudar às
pessoas no caminho rumo a maturidade na fé, no amor e na esperança;
-
A Igreja é mediadora do encontro entre Deus e a pessoa humana e em seu nome, os
catequistas sentem a responsabilidade de serem mediadores especiais para que
catecúmenos e catequizandos cheguem ao conhecimento da verdade e da salvação;
-
O catequista precisa estar entusiasmado por aquilo que crê, alegre por estar em
processo de permanente conversão, disposto a fazer diferença num mundo marcado
por tanta coisa contrária ao projeto de Deus.
5.1
Objetivos alcançados pela catequese inspirados na pedagogia da fé (DNC 147):
a)
Adesão livre e total a Deus;
b)
Conhecimento vivo da Palavra de Deus contida na Bíblia, desenvolvendo as
dimensões da fé contidas no Catecismo da Igreja Católica;
c)
Discernimento vocacional para que assumam na Igreja e na sociedade, o
seguimento de Jesus de acordo com seu potencial, aspiração e escolhas
existenciais.
5.2
Atitudes do catequista frente a dimensão espiritual da pedagogia da fé (DNC
148):
a)
Clima de acolhimento e docilidade, humildade e obediência; muitas vezes o
catequista deverá refugiar-se no silêncio, na discrição e, sobretudo, na
oração, sabendo respeitar e esperar a ação do Espírito;
b)
Ambiente espiritual de oração e recolhimento; não significa perda do espírito
crítico nem da racionalidade, mas, alegria interior de uma atividade aberta ao
Espírito;
c)
Palavras ditas com autoridade e fortaleza: o catequista é um profeta guiado
pelo Espírito e pronuncia palavras corajosas, criativas e seguras, pois tem
consciência de ser enviado por Deus; diante desta missão o catequista
precisa de sólida formação, humildade, senso de responsabilidade,
espiritualidade e inserção na comunidade.
5.3
Fidelidade a Deus e a pessoa humana (DNC 149):
A
catequese, inspirada na Pedagogia de Deus busca incentivar a participação ativa
dos catequizandos, pois eles são os sujeitos do processo educativo. A
catequese tem a missão permanente de inculturar-se, buscando uma linguagem
capaz de comunicar a Palavra de Deus e a Profissão de fé (Credo) da Igreja,
conforme a realidade de cada pessoa. Nisso segue o exemplo do Verbo Divino, que
se fez carne, assumiu a natureza humana e a cultura de um povo conforme o seu
tempo.
Ângela
Rocha
Catequista e formadora, estudante do 3º período de teologia da PUCPR.
FONTE:
- Pedagogia
Catequética: Resumo do DNC – Diretório Nacional de Catequese – Cap. 5.
- Infoescola - https://www.infoescola.com/pedagogia/
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