terça-feira, 14 de julho de 2020

A "CATEQUESE" NO NOVO “DIRETÓRIO PARA A CATEQUESE”: como está conceituada?

O novo Diretório para a Catequese nos traz, de forma sintética e compreensível, o conceito de catequese dentro do processo de iniciação à vida cristã:

71. A catequese de iniciação cristã é uma formação de base, essencial, orgânica, sistemática e integral da fé:

a) de base e essencial, enquanto aprofundamento inicial do querigma que explicita os mistérios fundamentais da fé e dos valores evangélicos basilares. “A catequese lança os fundamentos do edifício espiritual do cristão, alimenta as raízes da sua vida de fé, habilitando-o a receber o sucessivo alimento sólido, na vida ordinária da comunidade cristã” (DGC, n. 67);

b) orgânica, enquanto coerente e bem ordenada; sistemática, isto é, não improvisada ou ocasional. A exposição orgânica e sistemática do mistério cristão distingue a catequese das outras formas de anúncio da Palavra de Deus;

c) integral, porque se trata do aprendizado aberto a todos os componentes da vida cristã. A catequese gradualmente favorece a interiorização e a integração dessas componentes, provocando uma transformação do homem velho e a formação de uma mentalidade cristã.

72. Essas características da catequese de iniciação são de modo exemplar expressas na síntese da fé já elaborada pela Escritura (na tríade fé, esperança, caridade) e depois na Tradição (fé acreditada, celebrada, vivida e orada). Essas sínteses são uma forma de compreender harmoniosamente a vida e a história, pois não enunciam posições teológicas interessantes, mas sempre parciais; antes, proclamam a própria fé da Igreja.


* Diretório catequético, Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Vaticano: 2020. Documentos da Igreja nº 61, CNBB: Brasília, 2020.

O item 71 (DC) difere do antigo DGC (nº 67), somente na linguagem e na construção do texto, agora mais simples. O Diretório de 1997, também nos trazia a catequese como orgânica, sistemática, integral e de base essencial. No entanto, o novo diretório trouxe a questão da "formação de base essencial", para o topo da lista das características da catequese de iniciação.

O item 72, foi acrescentado lembrando as verdades da fé, citadas no Catecismo da Igreja Católica. 


 ACOMPANHE  novas publicações sobre o novo “DIRETÓRIO PARA A CATEQUESE" – 2020!




Nenhum comentário: