CONHEÇA!

sexta-feira, 10 de julho de 2020

A SEMENTE...

Reflexão: Mateus 13,1-23 – Parábola do Semeador

Com o texto de hoje entramos no capítulo treze de Mateus, que, estruturalmente, é o centro do Evangelho. Tudo converge para o ponto central da mensagem de Jesus, o Reino de Deus, que continua algo misterioso (v. 11).  O capítulo consiste em sete parábolas – as parábolas do Reino – e alguma explicação delas. O trecho de hoje nos traz a parábola que é conhecida como a do semeador (embora o texto enfatize mais a semente), junto com uma explicação do seu sentido.

O que é uma parábola? Um exegeta, C.H. Dodd, deu a seguinte definição: “Uma metáfora tirada da vida diária ou da natureza, que chama a atenção do ouvinte pelas suas imagens vivas ou estranhas, e que o deixa com dúvida suficiente sobre o seu sentido exato para que seja estimulado a refletir por si mesmo”. A de hoje usa imagens conhecidos na Palestina rural de então – a semeadura – e na sua forma original não trazia explicação. Terminava com o desafio de Jesus para que os ouvintes aprofundassem por si mesmos o seu sentido: “quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Para entender as imagens é bom lembrar que, na Palestina antiga, se jogava a semente antes de arar a terra. Por isso, alguma semente caía nas picadas que atravessavam os campos, “a beira do caminho”. Outra parte seria logo queimada pelo sol quente na região. Outra parte, comida pelas aves. Outra parte perdida porque a terra era rala e cheia de ervas daninhas. Mas uma parte cairia em terra fértil onde dava frutos, conforme a sua possibilidade.

Provavelmente, a explicação dada em 18-23 nasceu mais tarde, durante a catequese da Igreja primitiva. Assim, no início podemos supor que o semeador era Deus, Jesus, ou um emissário deles, a semente a Palavra de Deus e os tipos diferentes de solo as respostas diferentes dos ouvintes. Alguns deixam o fascínio do mal, nas suas diversas formas, roubar a semente. Outros acolhem a Palavra, mas de uma maneira superficial, e não demora muito para que se torna infrutífera nas suas vidas. Outros aceitam a revelação divina, mas a colocam em segundo plano, enquanto correm atrás das riquezas de um mundo consumista. Relegando, assim, Deus e o seu projeto, fazem com que a religião se torne algo de fachada, que em nada ajuda o Reino a crescer. Mas a finalidade da história é dar esperança. Embora haja muitos fracassos, em última instância o trabalho do semeador dá certo – sempre há pessoas que recebem com entusiasmo a Palavra, e suas vidas, baseadas na fé viva, dão muitos frutos. Não é necessário que todos deem frutos iguais – mas que todos deem conforme as suas possibilidades, cem, sessenta e trinta por um.

Depois de dois mil anos de semeadura, cabe perguntar sobre os frutos da semeadura na nossa sociedade, dita cristã. Depois de mais de quinhentos anos das Igrejas no Brasil, será que nós cristãos damos os frutos de uma sociedade justa, conforme o desejo de Deus? Estamos sendo – pessoalmente e comunitariamente – que tipo de solo? Deixamos a semente penetrar no solo dos nossos corações ou deixamos na superfície como a que caiu à beira do caminho? Ou a aceitamos através da catequese sacramental e da tradição familiar, sem aprofundá-la, ficando em uma prática estéril para manter as aparências e a tradição, mas que não afeta em nada a sociedade? Ou deixamos os espinhos modernos – as tentações de uma sociedade materialista, consumista, de competitividade – sufocar as relações de fraternidade e solidariedade que devem marcar os que acolhem a Palavra?  Ou, com a graça de Deus, procuramos ser solo fértil, onde a fertilidade inerente na semente possa brotar em frutos de bondade e justiça, conforme as nossas possibilidades, deixando acontecer o que profetizou o Segundo Isaías: “Assim acontece com a minha Palavra que sai da minha boca: ela não volta para mim sem efeito, sem ter realizado o que eu quero e sem ter cumprido com sucesso a missão para a qual eu a mandei” (Is 55,11). O semeador é Deus, a semente é boa – mas que tipo de solo sou eu, somos nós? “Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça!”

Tomaz Hughes*.

* Pe. Tomaz Hughes, svd, irlandês, religioso-missionário da Sociedade do Verbo Divino. Radicado no Brasil, por quase 50 anos, atuava especialmente na formação bíblica nas bases e como assessor bíblico da CRB e do CEBI. Dedicava-se a cursos e retiros bíblicos em todo o país. Publicou diversos artigos em Convergência, Estudos Bíblicos e publicações da VRC e é autor do livro “Paulo de Tarso: Discípulo-Missionário de Jesus”. Faleceu em 15 de maio de 2017.

 


Nenhum comentário: