CONHEÇA!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

HOMILIA DO DOMINGO: AS BEM-AVENTURANÇAS


                       HOMILIA DO 6° DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria; mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas para os eleitos {...} força de Deus {...} Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. {...} O que é louco no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é vil e desprezível no mundo, Deus o escolheu, como também aquelas coisas que são, para destruir as que são” (1Cor 1, 22 – 25.27.28).


A Palavra de Deus nos propõe um paradoxo: para ser verdadeiramente rico, é preciso ser pobre para ser grande, é preciso ser pequeno para ser exaltado, é preciso ser humilhado, para rir com abundância, é preciso chorar a perseguição; para ser forte, é preciso ser fraco; para ser livre, é preciso ser escravo da vontade divina; para ser mestre, é preciso ser servo; para viver a vida de abundância, é preciso morrer – dar a vida: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o quiser salvar sua vida vai perde-la; mas o que perder a sua vida em favor de mim e do Evangelho, vai salvá-la. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?” (Mc 8, 34-36).


A cruz que devemos abraçar, aquela proclamada por São Paulo como escândalo e loucura, não é a mera perseverança diante das dores da vida, nem a busca de sacrifícios ascéticos com o desejo de lucrar alguma compensação diante dos pecados. A cruz é bem-aventurar a vida, assumindo valores contraditórios ao mundo do dinheiro, do poder e da vaidade...


Seguir Jesus é assumir esta nova ética das bem-aventuranças, mesmo que pareçam irracionais, mesmo soframos a rejeição do mundo. A cruz é inerente à acolhida da proposta do Senhor.


Pe. Roberto Nentwing
Arquidiocese de Curitiba - PR



FONTE: 
NENTWIG, Roberto. O Vosso Reino que também é nosso. Reflexões Homiléticas - Ano B. Curitiba; Editora Arquidiocesana, 2015. pg. 79.
* Adquira os livros com as homilias completas!

Palavras sobre o Reino na vida a partir dos Evangelhos. São três livros: Ano Litúrgico A, B e C. Cada livro tem o valor de R$ 15,00. Kit com os três livros: R$ 30,00 + frete.

Nenhum comentário: