CONHEÇA!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

CATECUMENATO OU "CATEQUESE DE ADULTOS"?

 

*Esta foto é de uma catequizanda de 2021 que realmente fez o catecumenato para voltar à vida cristã.

Na verdade eu nem deveria mais usar a expressão "catequese de adultos". Porque ela remonta a um tempo já "ultrapassado". Um tempo em que se fazia catequese com o compêndio do Catecismo. Nada contra, mas, perguntas e respostas na catequese, remonta a um estilo escolar. Já não podemos mais fazer desse jeito...

A catequese com esta metodologia só tem um objetivo: regularizar sacramentos! Não que hoje em dia as pessoas não procurem a Igreja para isso... Sim! Ainda temos muita gente que "quer casar na Igreja" e vai em busca dos sacramentos de Iniciação, principalmente da Crisma.

Claro que, bem informados, eles podem descobrir que não precisa ser crismado para casar. Basta uma promessinha de que vai ver isso depois e, tudo certo!

Mas, a conversa que eu gostaria de abrir, não é bem sobre isso. A catequese em busca de sacramento acontece tanto com adultos, quanto com as crianças e adolescentes. Até mais, eu diria. Quantas das nossas crianças estão ali só pra fazer a"primeira comunhão"? Nem é bom para nossa auto estima fazer semelhante pergunta. E quanto dos nossos adultos praticam o seguimento depois dos sacramentos?

A conversa aqui é sobre INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Palavras bonitas que enchemos a boca para falar inflando o peito de orgulho: "Sou catequista de iniciação à Vida Cristã!"

Será mesmo? Será que estamos iniciando as crianças ou estamos criando um público para o "Catecumenato de Adultos" lá na frente? E é assustador pensar se nossos adultos terão crianças para educar na fé cristã/católica no futuro.

Fato é que, quase não temos "batizandos" ou catecúmenos no catecumenato. Temos muitas pessoas em busca da Crisma ou do retorno à Eucaristia. E não se enganem! Elas querem se casar da Igreja, para aquela bonita festa para a família ou então foram convidados para serem padrinhos/madrinhas de algum filho/filha de amigos.

Bom, as razões para se fazer o catecumenato de adultos, são as mais diversas e, como Igreja acolhedora, sempre vamos abraçar a todos, mas, importante é conferirmos se nós não estamos ainda nesta vibe de Igreja sacramental que tanto criticamos mas, continuamos fazendo.

O que mais deveria importa com os adultos que vem a nós agora, é pensar nos cristãos que vão ficar depois.

Em quatro anos na catequese com adultos - sempre no modelo catecumenal - posso dizer com certeza que metade dos nossos catequizandos são "catequizandos de crisma"... que querem casar ou batizar alguém. Isso quando não conseguem passar a conversa no pároco e batizam crianças sem crisma mesmo.

Ah! Desculpe, isso só acontece na paróquia dos outros...

Então chego ao fim do meu quarto ano como catequista de adultos. E vou dizer que sou isso mesmo: catequista de adultos. Pouco mudou com a implantação do catecumenato. Continuamos fazendo muito para poucos e vamos nos adaptando às exigências da "clientela". O que se fazia nos primeiros séculos da Igreja, uma preparação que durava 3 anos ou mais, hoje se faz em seis meses. E como é complicado "ocupar" a quaresma com "coisas da catequese", vamos colocar a quaresma lá por outubro/novembro que já tá bom demais.

Eu não costumo desistir das coisas. Elas me envolvem duma tal maneira que ainda ACREDITO em fazer discípulos missionários. Por isso, continuo a martelar as teclas do meu notebook...

Força aí Catequistas!

Ângela Rocha - Catequistas em Formação



Esta Apostila é o fruto de 4 anos de trabalho junto ao catecumenato de adultos. Não são só pesquisas colhidas em ublicações da Igreja, são experiências de "fazer fazendo". São 270 páginas de orientações, roteiros de encontros e de celebrações com base no RICA. para adquirir é só entrar em contato pelo whats (41) 99747-0348. Custa R$ 30,00  disponilizada em arquivo PDF.





Nenhum comentário: