CONHEÇA!

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

SITUANDO O TEXTO BÍBLICO NO CONTEXTO DA VIDA DE JESUS

A arte de anunciar
Ao trabalhar os Evangelhos com os catequizandos, é muito importante não apresentar os textos de forma isolada, como se fossem pequenas histórias independentes. Cada passagem faz parte de uma narrativa maior: a vida de Jesus. Por isso, sempre que possível, é enriquecedor situar a leitura dentro de um “antes” e um “depois”.

Explicar de onde Jesus vinha e para onde Ele estava indo, ajuda a compreender melhor a mensagem. Por exemplo: quando lemos a cura de um cego, podemos destacar que Jesus estava a caminho de Jerusalém, já se aproximando da sua Paixão. Isso muda a perspectiva: não é apenas um milagre, mas um gesto de amor no meio da caminhada decisiva de sua vida.

Esse cuidado faz com que o catequizando perceba que o Evangelho é um todo coerente, em que cada ação de Jesus está ligada ao Seu anúncio do Reino de Deus. Além disso, situar o texto fortalece a noção de que a Bíblia não é um conjunto de frases soltas, mas uma história de salvação contínua.

Praticamente, o catequista pode sempre se perguntar e ajudar os catequizandos a perceberem:

  • O que Jesus já tinha feito antes deste episódio?
  • Quem estava com Ele naquele momento?
  • Para onde Ele se dirigia em seguida?
  • De que forma esse acontecimento se conecta com sua missão e com o anúncio do Reino?

Essa prática simples ajuda a dar profundidade às leituras, evitando interpretações superficiais e permitindo que os catequizandos vejam a vida de Jesus como uma caminhada, um projeto que se desdobra passo a passo até sua entrega total na cruz e na ressurreição.


Ângela Rocha – Catequista e formadora
Graduada em Teologia pela PUCPR

* Esta e outras dicas você encontra em nossa apostila:
“A Arte de Anunciar” - A Palavra de Deus na catequese

Você já pensou em como tornar a Bíblia ainda mais viva e presente nos encontros de catequese? A apostila “A Arte de Anunciar” foi preparada especialmente para catequistas que desejam aprofundar a utilização da Palavra de Deus na catequese de forma criativa, dinâmica e transformadora.



Nenhum comentário: