A PALESTINA NO TEMPO DE JESUS
Cidades e locais identificáveis no mapa:
- Jerusalém: Capital religiosa e política da Judeia, onde ocorreram eventos significativos da vida de Jesus, como a Última Ceia e a crucificação.
- Emaús: cidade dos discípulos que caminharam com Jesus ressuscitado.
- Belém: Local de nascimento de Jesus, situado ao sul de Jerusalém.
- Nazaré: Cidade onde Jesus cresceu e iniciou seu ministério público.
- Cafarnaum: Cidade onde Jesus realizou muitos de seus milagres e ensinamentos
- Cesareia: Esta cidade foi construída por Herodes, em homenagem ao imperador César Augusto. Ela serviu como um importante centro administrativo e portuário.
- Mar (ou lago) da Galileia: Local onde Jesus caminhou sobre as águas e acalmou uma tempestade.
- Rio Jordão: onde João Batista batizou Jesus.
- Betânia: Localizada a leste de Jerusalém, a cerca de 3 km do Monte das Oliveiras. É a casa de Lázaro, Marta e Maria. Lugar dos eventos de hospitalidade e da ressurreição de Lázaro.
- Galileia: Região ao norte, mais rural e agrícola. Terra de povos mais abertos a influências externas, considerada “menos rígida” religiosamente pelos judeus do sul. É onde Jesus cresceu e iniciou seu ministério.
- Judeia: Região ao sul, centrada em Jerusalém, mais ligada à vida religiosa e política judaica. Era o coração do templo e da fé judaica oficial. Mais conservadora e ortodoxa.
- Samaria: Região entre a Galileia e a Judeia. Os samaritanos, eram descendentes de judeus misturados com povos estrangeiros, e por isso eram rejeitados pelos judeus. Apesar da animosidade, Jesus teve interações importantes com eles, mostrando que a fé ultrapassa barreiras étnicas e culturais.
FONTE: Pinterest e Chatgpt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário