CONHEÇA!

terça-feira, 15 de setembro de 2020

ONDE BUSCAMOS A MENSAGEM DA CATEQUESE?

Primariamente, o conteúdo da catequese é a Bíblia/Palavra, a mensagem da catequese se encontra nas Sagradas Escrituras, principalmente nos Evangelhos; também encontramos na Tradição (comportamento do povo e herança apostólica) e no Magistério (doutrina, catecismos). Qualquer tema da catequese se encontra em um destes 3 lugares. No entanto, o mundo contemporâneo nos faz buscar inspiração no mundo e na sociedade para complementar a Palavra, a Tradição e o Magistério.

Resumindo, as fontes da Catequese são:

1 – Nas sagradas Escrituras;

2 – Tradição (Devoção aos santos, devoção mariana, terço, orações/fórmulas)

3 – Magistério (Catecismos)

(DNC 23 – 25 – 106 – 107- 123 – 126 – 127)

Não podemos esquecer também a pessoa do Catequista, que tem a missão importantíssima de transmitir estas mensagens. Em sua fala no Simpósio Internacional sobre Catequese  o Papa Francisco acrescentou que o “Catequista caminha a partir de Cristo e com Ele, não é uma pessoa que parte de suas próprias ideias e gostos, mas se deixa olhar por Ele, porque é este olhar que faz arder o coração.”

Segundo o Papa Francisco, o catequista deve levar crianças, jovens e adultos ao encontro de Jesus. Seja por meio das palavras ou dos exemplos de sua própria vida, seguindo três pilares: 

1.   Ter familiaridade com Cristo, aprender com Ele, escutá-lo e permanecer em seu amor, como Ele mesmo ensinou aos discípulos: “Permaneçam no meu amor, permaneçam ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se somos unidos a Ele, podemos dar frutos”. O coração do catequista deve viver essa união com Ele.

 

2.   Viver o dinamismo do amor, a exemplo de Cristo, no sair de si para ir ao encontro do outro. O dom do catequista o impulsiona sempre para fora de si mesmo, doando-se aos outros.

 

3.   Não ter medo de sair, de ir até as periferias, de ir a quem precisa, sair do comum para seguir a Deus, porque Deus vai sempre além.

O encontro de catequese deve ter o cuidado de desenvolver a vivência pessoal e comunitária da fé e seu compromisso com a transformação do mundo. Sendo assim, é fundamental que esses conteúdos tenham por base a fé crida, celebrada, vivida e rezada, e constitua um chamado à educação cristã integral.

O Catecismo da Igreja Católica é oferecido a todos os fiéis e a cada homem que queira conhecer aquilo em que crê a Igreja Católica. A educação à fé é bem radicada em todas as suas fontes e abraça diferentes dimensões. Ela é sustentada por quatro colunas:

1.      O Credo

2.      Os Sacramentos

3.      Mandamentos e Bem aventuranças

4.      Oração do Pai Nosso

Baseado na riqueza da tradição do Catecismo, buscamos a orientação recordando a História da Salvação nas três etapas da Tradição Patrística:

1 – Antigo Testamento,

2 – Vida de Jesus (Novo testamento);

3 – História da Igreja (magistério, tradição).


Ângela Rocha - Catequista

Graduanda em Teologia - 4º Período - PUCPR

Fontes: 

- Diretório Geral de Catequese (130)

- Diretório Nacional de Catequese (106)

 

(Colaboração: Fátima Regina Meira e Gleides Pacheco)

Nenhum comentário: