CONHEÇA!

quarta-feira, 16 de março de 2016

QUERIGMA DAS CORES: Dinâmica para trabalhar o Querigma.

QUERIGMA


Você sabe o que é “Querigma”? O querigma é o primeiro anúncio do amor de Deus e significa anuncia, gritar, proclamar. E você sabe porque é importante este anunciar do querigma? Para que a pessoa tenha seu encontro pessoal com Jesus! O Querigma é dividido em seis passos:

AMOR DE DEUS: O Pai nos ama infinitamente e incondicionalmente.O que é esta imagem (Sol)? O que ele faz? (Brilha, aquece) e o sol é pequeno? (Não) ele é muito grande não é verdade? Assim também é o “Amor de Deus”, ele é muito grande! Deus é amor, e esse amor que Ele tem por nós é como a luz do sol! O sol nasce só pra quem é magrinho ou fofinho? Branquinho ou moreninho? Não, ele nasce para todos, não é mesmo? Assim também é o amor de Deus, Deus ama cada um de nós com um amor especial, porque nós somos preciosos para ele. Amarelo ou laranja é a cor do AMOR DE DEUS!

Mas, por que as vezes não sentimos esse amor de Deus?

Por causa do PECADO, que nos afasta do Pai; nos impede de viver plenamente o amor de Deus. O que é essa imagem? (Guarda-chuva) e o que ele faz? (Não deixa que a chuva nos molhe) e se nós sairmos ao sol o que acontece? Não sentimos o brilho dele, não é verdade? Assim é o “Pecado” ele nos impede de sentir o amor de Deus E que cor é essa? (Preto) a cor preta é a ausência de luz, assim como o pecado é a ausência de Deus! Preto é a cor do pecado.



JESUS CRISTO: Jesus Cristo, o Filho e um com o Pai, se fez homem, para nos salvar do pecado. Ele entregou a sua vida por nós. Por isso Jesus veio nos SALVAR do pecado, Ele deu a sua própria vida por nós em uma cruz. A cruz significa que por amor a nós Jesus deu sua vida, e a cor vermelha indica como fomos salvos, pelo sangue de Jesus.


Mas, Jesus continou morto? Não. Jesus venceu a morte; ressuscitou e foi para junto do Pai. Para nós podermos viver esse amor precisamos de duas coisas.


e CONVERSÃO. Somos livres para acolher a Salvação. Precisamos optar em crer que Jesus Cristo é o Salvador (Fé) e decidir abandonar o pecado e voltar a Deus (Conversão). A FÉ, é feita de esperança. E é esse o significado da cor verde. A “FÉ” significa crer de coração que Jesus é o Senhor de nossas vidas e que essa fé nos leverá ao Reino. Por isso precisamos nos converter! E o que significa conversão? Significa mudar de vida, mudar o sentido em que nós andamos. Significa acreditar e amarmos uns aos outro como Deus nos ama.



ESPÍRITO SANTO: Sozinhos não somos capazes de alcançar a conversão. Precisamos do Espírito Santo para nos transformar e santificar. Quem é batizado recebeu este presente. Foi marcado pelo Espírito santo, que é a “pessoa” da Trindade que nos mostra o caminho certo a seguir! Devemos deixar sempre o Espírito Santo de Deus agir em nós para que caminhemos o caminho do reino. Um dos símbolos do Espírito Santo é a pombinha. Porque ela nos lembra da manifestação do Espírito Santo no batismo de Jesus. E o branco da pomba também representa a paz.

E qual é o último passo para viver o amor de Deus?

COMUNIDADE: O Espírito Santo nos impulsiona à vida na comunidade, ao convívio com os irmãos, para que nós possamos ajudar uns aos outros e vivermos em unidade. Comunidade significa que temos em comum o amor por Jesus e por ele vivemos em unidade. Ninguém é feliz sozinho. Por isso nós precisamos respeitar nossos irmãos, amá-los e partilhar com eles aquilo que temos. A cor que representa a comunidade é o azul. Assim, fechamos também as colunas da nossa Igreja: Fé, Esperança e Caridade.




ATIVIDADE LÚDICA:

VAMOS FAZER UMA CAIXA PARA BRINCAR COM O “QUERIGMA DAS CORES”?

 

Faça figuras de EVA em formato de “mancha de tinta”, em cores variadas formando pares. Faça também alguns pontos de interrogação e dois espirais. 

  

Pegue uma caixa de papelão quadrada e faça um furo quadrado de ambos os lados conforme a figura. 
 
Em seguida recorte em dois quadrados de EVA amarela uma “tampa” para o furo em formato de estrela. Cole o quadrado amarelo “estrela em cima dos furos e em seguida coloque EVA vermelho e verde para decorar a caixa, conforme a imagem.

 

Coloque as figuras em formato de “mancha” dentro da caixa. Decore a caixa com as figuras em formato de ponto de interrogação e de espiral, conforme a imagem.


Está pronta a “caixa surpresa”!

Para brincar siga as regras:

- Um jogador de cada lado vai retirando as figuras de dentro da caixa depois de girá-la várias vezes, alternadamente;
  


- O objetivo é tirar uma figura da mesma cor na sequencia. Ganha aquele que conseguir fazer a sequencia de cores.

Usando o “Querigma das cores”:

- Cada vez que um dos jogadores tirar uma figura, deve tentar lembrar o que significa a cor no querigma.

Obs: No caso de usar as cores do Querigma, não esqueça do preto e do branco!



Adaptação: Ângela Rocha
Imagens: Google imagens

11 comentários:

Unknown disse...

Muito proveitosa essa experiência.

Unknown disse...

Adorei muito criativo

Unknown disse...

Criativo bem colocado simbólico é entendendem fácil parabéns 🙋

Patricia Pessôa da S. Sereno. disse...

Excelente explicação!! Deus te abençoe!🙏🏼

Unknown disse...

Muito lindo esse tema gostei muito, parabéns Deus te abençoe

Unknown disse...

Maravilhoso, que lindesa....muito obrigada....

Unknown disse...

Maravilhoso a cada simbolo sintimos a presenca de Deus nos falando

Anônimo disse...

Trabalho com adultos na zona rural.Gostei muito da idéia para o trabalho querigmático!Muito obrigada pela ajuda!

Anônimo disse...

muito bom! parabéns nós ajudo muito. Fiz um trabalho catequético com o meu filho baseado aqui.

sabrina vieira silva bruno disse...

meus parabens. conteudo maravilhoso. me ajudou demais.

Anônimo disse...

Eu também amei Que explicação perfeita muito fácil de entender gostei demais atividade para as crianças da perseverança é maravilhoso parabéns como gostei