CONHEÇA!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

UMA EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA


“Leva-me aonde os homens, necessitem tua palavra, necessitem de força de viver...”

Meu nome é Denis Henrique Loures, tenho 33 anos, e vou relatar um pouquinho da minha vida missionária. Moro em Maringá, Paraná, e participo há mais de 3 anos da paróquia São José Operário na mesma Arquidiocese. Desde 2016 atuo como catequista e coordenador de liturgia e espiritualidade paroquial da catequese. Foi ali que comecei a intensificar ainda mais minha vida cristã. Em 2017 fui convidado a participar do Movimento de Jovens Renascer, que na Arquidiocese atua em 9 paróquias, 6 paróquias da Diocese de Apucarana e 1 paróquia da Arquidiocese de Londrina.
 
Encontro de catequese - Missão em Apuí -AM.
E foi através do Renascer, que em novembro de 2017 na Jornada Renascer da Juventude (JRJ) realizada no distrito de Iguatemi, que conheci o padre Toninho, assessor da Juventude da CNBB. Em uma palestra ministrada por ele na JRJ, conheci o Programa Salesiano de Jovens Missionários em Angola. O programa é coordenado e dirigido pelos Salesianos de São Paulo, em parceria com o setor Juventude da CNBB e consiste em mandar jovens missionários para Angola, para desenvolver uma profissão e evangelizar.

Os Salesianos estão há mais de 25 anos realizando missões na África e pelo mundo afora. Isso dá um suporte muito grande, e uma estrutura de missão evangelizadora já montada, o que traz muita segurança e mostra a competência do trabalho desenvolvido.  Por ser um projeto de jovens profissionais, tem como um dos pré-requisitos, ter uma graduação completa para desenvolver na missão junto com a evangelização, ou seja, uma profissão.

Como profissional, sou Licenciado em Química e Mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual de Maringá, e atuo como professor de química a mais de 10 anos. Como missionário, participei da Missão ao Amazonas, visitando a cidade de Apuí – AM, onde está localizada a Paróquia São Sebastião, pertencente à Diocese de Humaitá, entre os dias 01/07/18 e 15/07/18. Lá prestei serviços missionários de visitação às comunidades carentes e rurais, além de serviços pastorais como formação para catequistas, catequizandos, coroinhas e grupos de jovens.

Juntando todos esses pré-requisitos, e conhecendo o projeto dos Salesianos, resolvi me inscrever no programa. Foi aí que comecei a me preparar ainda mais para essa nova etapa, fazendo cursos oferecidos pela Canção Nova, aumentando minha vivencia missionária na Arquidiocese de Maringá, como ajuda e formações em outras paróquias, buscando cada vez mais viver a evangelização.

Concluído esse processo de preparação, acompanhado pelo Pe. Toninho, finalizamos as ultimas etapas no dia 15/01/19 com a missa de envio no Instituto Salesiano de São Paulo, celebrada por D. Vilson Basso, Bispo da Diocese de Imperatriz no Maranhão e Presidente da Comissão Episcopal e Pastoral para Juventude da CNBB. Neste dia, recebi a Cruz de missionário, a Bíblia e a benção de envio para a missão.

Denis e Pe. Renato Quezini, pároco 
Como próximos passos, tenho a missa de envio e despedida da minha paróquia e Arquidiocese, a ser realizada no dia 20/01/19, e no dia 24/01/19 embarco para Luanda, capital da Angola, no continente Africano.

Em Angola ficarei por um ano (até janeiro de 2020), seguindo o cronograma preparado pelos padres de lá, trabalhando e caminhando conforme a necessidade da região, sempre acompanhado pelos padres salesianos que lá residem, e que se representam pelos padres Santiago e Victor, brasileiros missionários que vivem em Angola.

Em solo angolano, de acordo com a necessidade de cada região, vou ministrar cursos para a formação e aperfeiçoamento de professores e profissionais de química. Sempre levando junto a isso, a missão de evangelizar e mostrar o Amor de Deus e Jesus por cada um de seus filhos.

Ser missionário é se doar, se entregar, levar a formação, o conhecimento, a evangelização, mas, acima de tudo, levar o amor. E é com essa missão que vou, com essa expectativa de levar o amor. Mas acima de tudo, sabendo que o maior beneficiado será eu mesmo, pois voltarei muito mais abastecido desse amor divino. Tenho a certeza de que a experiência de vida e o crescimento espiritual, será um marco em minha vida.

Denis Loures
Catequista paróquia São José Operário – Maringá Pr.



Nenhum comentário: