CONHEÇA!

domingo, 29 de setembro de 2019

DIA DA BÍBLIA!

No último domingo de Setembro comemoramos o DIA DA BÍBLIA. Isso depois de a festejarmos durante todo este mês que estamos deixando para trás. Não é a toa que no próximo mês, celebramos o "Mês Missionário": missionário não é missionário sem uma Bíblia nas mãos.

Dia da Bíblia para os católicos é comemorado em 30 de setembro. Esta comemoração é levada ao domingo seguinte ou posterior, caso caia em dia de semana. Este ano estamos comemorando dia 29 de setembro, último domingo do mês de setembro.

Esta data foi escolhida em homenagem a São Jerônimo, Doutor da Igreja Católica e conhecido por ser o primeiro tradutor da bíblia para o latim vulgar, popularizando, assim, o seu conteúdo.  Sua obra é conhecida com o nome de “Vulgata”. São Jerônimo viveu no final do século IV e conta a tradição que fez a tradução em uma das grutas anexas a do nascimento de Jesus em Belém. Esta tradução foi à Bíblia oficial da Igreja católica durante muitos séculos. No Brasil, além desse dia, os católicos dedicam, em modo especial, o mês de setembro de cada ano à leitura e estudo da Palavra de Deus.

Para os cristãos protestantes, o Dia da Bíblia é celebrado no segundo domingo de dezembro. Esta data teria sido criada oficialmente pelo bispo inglês Cranmer, em 1549, com o mesmo objetivo presente no Dia da Bíblia Católica: incentivar a população a fazer uma leitura mais assídua das Escrituras.  

Ângela Rocha
Arquivos "Catequistas em Formação".

Nenhum comentário: