O Tempo do Advento é momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. Começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos. A celebração do Advento é um meio precioso para nos ensinar sobre o mistério da salvação.
1º Domingo...
VELA VERDE: recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.
2º Domingo...
VELA ROXA: lembra o perdão concedido a Adão e Eva.
As quatro velas da coroa simbolizam cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. Na medida em que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma, as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. Sobre qual vela acender primeiro, existem várias tradições, mas, todas são igualmente celebrativas.
Quanto às velas na coroa, podemos usar:
- 3 velas roxas e uma rosa para o terceiro domingo: A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.
- 4 velas nas cores litúrgicas: A cor Roxa lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A vela vermelha, simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A vela branca lembra a alegria do rei David que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A vela verde, recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.
- Na falta de velas coloridas, podemos usar velas brancas ou amarelas, decorando-as com alguma das cores das opções anteriores.
Que a nossa preparação para celebrar o Natal de Jesus seja alegre cristã!
FONTE: Apostolas do Sagrado Coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário