CONHEÇA!

segunda-feira, 5 de abril de 2021

SOU CATEQUISTA EM FORMAÇÃO: TESTEMUNHO

Este é um depoimento que recebemos da Catequista Maria Gorete Aquino de Lavras - MG. A Gorete acompanha o Grupo Catequistas em Formação desde os eu início, lá em 2011. Obrigada Gorete pela sua resposta e seu testemunho de perseverança.

SOU CATEQUISTA EM FORMAÇÃO...

Muito prazer! Meu nome é Gorete, mas pode me chamar de Gorete Catequista, pois assim sou conhecida na comunidade onde moro.

Sempre desejei estar na catequese junto às crianças. Na minha juventude, arrisquei ser catequista, mesmo sem nenhuma experiência. Mas foi somente em 1996 que comecei mesmo a escrever minha história com a catequese, quando fui abordada por uma amiga me convidando a ser catequista, em uma comunidade distante da minha.

No ano seguinte (1997), comecei a atuar na Comunidade São Judas Tadeu (hoje paróquia e onde ainda permaneço), sem experiência e sem muito conhecimento. Meu coração ardia de desejo de servir.

Comecei a trocar experiências com outros catequistas e buscar novas fontes de formação. Mais ou menos lá pelo ano de 2009 ou 2010 conheci através da internet o grupo “Catequistas Anjos do Brasil” e com ele, fui aprendendo quão grande e linda é a vocação do catequista.

Mais tarde, através do Grupo Catequistas em Formação e da pessoa da Ângela Rocha, incansável formadora, que desabrochou verdadeiramente a minha missão. Quantas amizades e troca de experiências aqui contidas! Quão enriquecedoras são as formações propostas para nós catequistas: “Formação Básica para Catequistas”, que me trouxe um inexplicável alerta, contribuindo para buscar um melhor aperfeiçoamento. “Espiritualidade do catequista” me fez enxergar que não existe missão sem oração. E outros cursos mais.

Aqui aprendi, e tenho aprendido, através de estudos e com a iniciativa de outros tantos catequistas desse imenso Brasil, sugestões para transformar os encontros de catequese mais atraentes e vivenciais e não um simples “blá-blá doutrinário”.

Sei que ainda tenho muito que aprender e busco constantemente novos mares onde possa navegar em busca de mais conhecimento. O resultado desse aprendizado são as sementes que foram lançadas e caíram em terreno fértil: alguns antigos catequizandos hoje são catequistas. Outros estão em outros movimentos e pastorais.

Nem tudo é perfeito, o importante é buscar sem cessar. Gratidão #catequistasemformação por me trazer tanta riqueza!



Maria Gorete Silva Aquino
Paróquia São Judas Tadeu - Lavras MG



4 comentários:

Ângela Rocha disse...

Obrigada Gorete, pelo testemunho e pelo enorme apoio que sempre deu ao grupo! Grande abraço!

Unknown disse...

Parabéns Gorete pelo lindo depoimento, 👏🏼👏🏼👏🏼🎉🎉

Unknown disse...

Parabéns Gorete! obgda por compartilhar consco

Ana Freitas disse...

Que lindo testemunho!! Parabéns!!