CONHEÇA!

terça-feira, 23 de agosto de 2022

CATECUMENATO DE ADULTOS: COMO FAZER UM BOM ENCONTRO


Antes de pensarmos no encontro propriamente dito, temos que destacar o caráter Cristocêntrico da nossa catequese. Os temas abordados são vistos a partir de Jesus Cristo, Ele é o destaque principal do nosso temário.

Para atender a integridade do conteúdo da fé, os encontros estão fundamentados nos quatro pilares da pé:

a) CRER: As verdades professadas no credo;

b) CELEBRAR: a catequese litúrgica, principalmente a catequese sobre os Sete Sacramentos e sobre a liturgia da missa;

c) VIVER: a catequese sobre a moral, principalmente os Dez Mandamentos e as Bem-aventuranças;

d) ORAR: a catequese sobre a oração cristã principalmente o pai nosso.

Preparando o encontro: O encontro exige uma preparação prévia pela oração e estudo. É fundamental que o catequista estude bem o encontro e pesquise outras Fontes. É preciso estar bem-preparado, sobretudo, para possíveis perguntas (caso não saiba responder, fuja de achismos, peça um tempo para pesquisar e então trazer a resposta à luz da igreja). O encontro deve ser rico de simbolismos, experiências e criatividade. Crie momentos ricos para que as surpresas do Espírito se manifestem.

Use de uma metodologia própria: Para falar com adultos devemos tomar cuidado para que a catequese não seja infantilizando. O adulto traz consigo muitas experiências, conhecimento prévio e questionamentos. Portanto, o melhor modo de trabalhar com ele é oportunizar o diálogo e a participação. Os encontros não devem ser monólogos, nem palestras, muito menos uma aula. Aliás, catequese não é a aula, nem catequista é professor, mas, um instrumento de Deus que anuncia a Boa Nova de Jesus. Os encontros devem ser diálogos que procuram colocar o conteúdo da fé em confronto com a vida e as aspirações de cada um.

Seja querigmático: O querigma não deve estar somente vinculado ao pré-catecumenato. Deve ser o fio condutor de todo o processo. Portanto tenha sempre em mente que cada tema deve oportunizar o encontro pessoal com Jesus Cristo. Para isso use uma linguagem simples, fale com alegria e entusiasmo da fé, tenha Jesus Cristo no centro, fale de modo mais personalizado, de situações concretas da vida, sem utilizar falas teóricas e abstratas.

Seja um catequista mistagogo: A catequese mistagógica tem o objetivo de conduzir ao mistério Divino. Desta forma, exige muito além de uma exposição teórica de conteúdos, é fundamental que os encontros sejam vivenciais e interiorizados pela oração. Os momentos de oração devem ser muito valorizados, oportunizando a espontaneidade, o silêncio, tudo sob a moção do Espírito Santo.

Para que tal intento seja alcançado:


a. Utilize a bíblia como fonte de oração: ela deve ser usada sempre nos encontros principalmente com a leitura orante;

b. Use simbologias e gestos: a catequese mistagógica se dá com o bom casamento entre a catequese e liturgia. Usar de elementos litúrgicos só enriquece nossos encontros: água, vela, flores, óleo, perfume, aspersão, imposição das mãos, silêncio, olhos fechados, beijo na Bíblia, etc.;

c. Utilize bem a música: uma boa música pode enriquecer muito o seu encontro, nos momentos oracionais, coloque músicas instrumentais, elas auxiliam na aproximação ao sagrado. Use da criatividade.

d. Lembre-se sempre da relação fé e vida: a catequese deve transformar a vida do catequizando, portanto, é muito importante relacionar sempre o tema trabalhado com a vida. Neste momento, evite achismos, lições de moral e enfoque no pecado. O catequizando deve descobrir o modo de aplicar a fé em sua vida a partir de uma experiência alegre de encontro com o Senhor.

e. Promover vivências: é importante oportunizar aos catequizando vivências sociais e pastorais - visitas a doentes, asilos, orfanatos, trabalhos sociais e comunitários, valorizando a sua inserção na comunidade. Ninguém é cristão sozinho.

f. Deixe-se guiar pelo Espírito Santo: é fundamental ter consciência de que esta obra não é nossa, mas, de Deus, e que somos meros instrumentos, portanto, além dos conhecimentos adquiridos, é fundamental a ação do Espírito Santo.

Para encerrar devemos sempre lembrar:

"O catequista deve despir-se de si mesmo e vestir-se de Igreja".



Fonte: Catecumenato de Adultos (diversos).



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom essa informacao, amei vou fazer um encontro deste modelo!!