CONHEÇA!

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

ORAÇÃO DOS FIÉIS: AS PRINCIPAIS INTENÇÕES

Muitas vezes, a catequese é “responsável” pela organização de uma missa. Além de encontrar leitores, organizar ofertório, etc., temos também a função de cuidar da “oração do fiéis”. E não raro, simplesmente encontramos alguém para ler o que está no livrinho da liturgia ou no folheto, e esquecemos das orações dos “nossos fiéis”, aqueles que estão na comunidade. Ou, criamos orações que fogem da liturgia e da organização dela.

Vamos falar um pouco sobre as “Orações” da missa?

No começo da Missa vimos que existe a Oração da Coleta. É uma oração breve, proferida pelo Presidente, a fim de colocar a Assembleia em clima de fé para ouvir a Palavra de Deus. E temos também um espaço mais abrangente para a oração, onde os fiéis também colocam publicamente as suas intenções. Por isso se chama “Oração dos Fiéis”. Vem logo após a Profissão de Fé (ou após a homilia, se não houver Profissão de Fé).

A Oração dos Fiéis encerra a Liturgia da Palavra. É a Palavra de Deus feita oração. Depois de ouvirmos a Palavra de Deus e de professarmos nossa fé e confiança em Deus que nos falou, nós colocamos em suas mãos as nossas preces de maneira Oficial e coletiva. E fazemos essas orações confiando em Jesus, que disse: “Pedi, e lhe será dado; buscai, e encontrareis; batei e a porta se abrirá. Porque todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e a quem bate se abrirá” (Mt 7,7-8).

A Oração dos Fiéis é também chamada “Oração Universal”, ou mesmo, como dizem alguns, “Preces da Comunidade”. O Missal Romano, falando sobre a Oração dos Fiéis, diz o seguinte: “Na Oração Universal ou oração dos fiéis, exercendo a sua função sacerdotal, o povo suplica por todos os homens. Convém que, normalmente, se faça esta oração nas Missas com o povo, de tal sorte que se reze pelas seguintes intenções:

·       -  Pelas necessidades da Igreja;

·       - Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo;

·       - Pelos que sofrem qualquer necessidade;

·       - Pela comunidade local.

Esta então seria a “ordem” correta das intenções. No entanto, acrescenta-se também oração pelo clero e pelas lideranças da Igreja, bem como alguma intenção comemorativa da data.

Importante é que não se exceda o tamanho do texto ou da oração, pois os fiéis podem acabar por se distrair com textos longos. Quatro ou cinco intenções estão de bom tamanho,

 

Ângela Rocha

Catequista e graduanda do 8º período de teologia da PUC/PR

 



 

Nenhum comentário: