Imagem: Acervo Catequistas em Formação
As imagens, ou seja, aquilo que é visual, que sentimos com os olhos, são de suma importância para o ensinamento da fé. Vamos lembrar aqui o significado de Imagem no dicionário:
Imagem – representação gráfica, plástica ou fotográfica de pessoas ou objetos. Estampa que represente assunto ou motivo religioso. Representação mental dum objeto, impressão, etc. lembrança, recordação. (Mini-Aurélio – dicionário da língua portuguesa – Ed. Positivo.2010).
Vocês já se perguntaram porquê as crianças vão à catequese depois dos sete anos?
Uma das razões, claro, é que a nossa Igreja considera os sete anos a "idade da razão". E a Psicologia explica isso: dos sete aos 11 anos a criança passa a entender o mundo e seu lugar nele. É nesse período que costuma acontecer a famosa fase dos porquês — a criança busca saber de onde vêm as coisas e como elas funcionam.
Também é nessa etapa que as crianças começam a fazer associações, percebendo que toda ação gera uma reação. Trata-se de um bom momento para reforçar que comportamentos negativos trazem más consequências, ou seja, ensinar o bem em detrimento do mal.
Mas, voltemos à questão das imagens. Segundo a teoria de David Ausubel, psicólogo da educação (1919-2008), a aprendizagem significativa acontece quando há a interação de um conhecimento relevante à nova aprendizagem, que pode ser, por exemplo, um símbolo, um conceito, uma proposição, um modelo mental, uma imagem com um novo conhecimento que é apresentado ou descoberto pelo sujeito. A imagem permite dar significado a um novo conhecimento, portanto é fundamental a existência de conhecimentos prévios, para que haja a interação e a formação dos novos conhecimentos. Facilita muito, portanto, a criança "ver" aquilo que leu ou escutou alguém falando.
Vejam só este exemplo de "catequese da Semana Santa".
* Estas imagens foram enviadas ao nosso grupo do Facebook há um tempo atrás. Infelizmente não guardamos a autoria das mesmas, mas, fica aqui uma sugestão para mostrar, em imagens, a simbologia da SEMANA SANTA aos catequizandos.
Aqui tudo foi disposto no chão, em cima de um caminho de renda, mas, pode ser colocado numa bancada também.
FONTE: Grupo do Facebook
Importante refletirmos, como catequistas, como se dá o aprendizado das crianças. A isso costuma-se chamar de "Psicopedagia das idades", explorado por diversos autores. A capacidade que cada um tem de "aprender" conforme o desenvolvimento mental e físico da criança, também precisa ser explorada na catequese. Há, infelizmente, um grande apego pela leitura de textos bíblicos e explicações verbais de seus significados.
Segundo Cristina Costa, educadora, muitas justificativas podem explicar o apego da educação à
leitura de livros e ao texto escrito, mas é preciso considerar que a
sociedade se torna cada vez mais povoada de imagens, mais "visual", tornando
urgente a retomada da educação do olhar e o desenvolvimento da
leitura de imagens. Houve um tempo no qual a imagem era um
mero adereço na educação, na divulgação científica e na produção
literária, porém hoje os mais diversos campos do saber, da produção
e da comunicação humana se apoiam na linguagem visual e na
representação imagética.
Catequistas em Formação
REFERÊNCIAS:
AUSUBEL, D. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma perspectiva
Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário