Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”.
Nessa festa se comemora a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264 e no Brasil a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.
No dia de Corpus Christi, os fiéis enfeitam as ruas por onde a hóstia consagrada (ostensório) irá passar. Este gesto lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com o maná (Ex 16) no deserto. Hoje o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
A festa de Corpus Christi tem 2 grandes momentos: a celebração da Santa Missa e a a Procissão sobre os tapetes. Participar da confecção dos tapetes é uma forma de mostrar que somos uma comunidade composta de irmãos que possuem muitos dons distintos, diferentes. Os tapetes mostram a criatividade de cada um.
* O Ostensório é um objeto litúrgico utilizado na exposição para adorações e na procissão com o Santíssimo Sacramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário