CONHEÇA!

segunda-feira, 17 de junho de 2024

ESCRUTINIOS E EXORCISMO NA CATEQUESE DE CRISMA

Olá, Catequistas!

Recebi algumas perguntas a respeito dos "Escrutínios" na Catequese de Crisma.

Os escrutínios são celebrações pertinentes à catequese de Iniciação à Vida Cristã com adultos, no entanto, com a adaptação de vários ritos na catequese de crianças e adolescentes, muitos catequistas se perguntam o que fazer a respeito do Exorcismos e Escrutínios.

Vamos à fonte! O RICA – Ritual da Iniciação Cristã de adultos:

O que encontramos no RICA a respeito dos Exorcismos chama-se:

RITO DO EXORCISMO MENOR OU PRIMEIRO EXORCISMOS (RICA 109-118)

Conforme o RICA 109, Os Exorcismos Menores são celebrados pelo sacerdote ou pelo diácono, ou até por um catequista digno e competente, autorizado pelo Bispo para realizar este ministério. Quem preside a celebração, estendendo a mão sobre os catecúmenos inclinados ou ajoelhados, diz uma das orações indicadas nos n° 113-118.

Estes exorcismos serão feitos numa igreja ou capela ou na sede do catecumenado (salas), dentro de uma celebração da palavra de Deus; ou ainda, se for oportuno, no princípio ou no fim das reuniões de catequese; ou até, por motivos especiais, em particular a cada um dos catecúmenos (RICA 110).

O RICA apresenta duas proposta de ritos do exorcismo. Os Primeiros Exorcismos e os Escrutínios. O RICA chama de “exorcismo” algo diferente da conotação que essa palavra tem no imaginário das pessoas. São orações pedindo a proteção de Deus, força para resistir ao mal e às tentações, ou seja, a expressão exorcismo é aplicada de forma bem típica desse processo de iniciação, não são ritos assustafores, são orações dentro das celebrações que pedem a libertação de todo mal.

As duas propostas carregam o mesmo sentido, a diferença é que os “Primeiros exorcismos”, como o nome diz, são os primeiros e podem ser celebrados em qualquer época do processo de catequese, mesmo junto com o Rito de acolhida dos iniciantes ou junto com a entrega do Pai Nosso, por exemplo.

Já os três Escrutínios que o RICA apresenta, saõ orações de exorcismos de caráter purificador para a Quaresma. Os exorcismos da Quaresma pedem a libertação das conseguencias do pecado e da influência maligna, para que os catecúmenos sejam fortalecidos em seu caminho espiritual e abram o coração para os dons do Senhor (RICA, 156). Como se vê este rito deve ocorrer na Quaresma, com as leituras do ciclo do Ano A e se adequam mais aos adultos. Eles fazem parte do Tempo da Purificação e Iluminação que antecede a recepção dos sacramentos. Sendo a Crisma de adolescentes uma celebração que pode acontecer em várias datas do ano, dependendo a agenda do Bispo, não convém que se faça com os adolescentes, mesmo porque, a vasta maioria não é catecúmeno (não batizado).

Outrossim, o catequista pode adaptar o Rito dos Primeiros Exorcismos, descritos acima, em qualquer época do ano ou mesmo próximo a recepção do sacramento.

Sugestão de Roteiro

O roteiro abaixo é do Rito dos Primeiros Exorcismos que podem ser feitos dentro de uma celebração em qualquer época do ano ou do processo de catequese.

Essa sugestão busca fazer com que os pais e padrinhos, tenham uma participação efetiva no rito, mas, o catequista, pode usar de sua criatividade (e bom senso, para não fugir da proposta do rito). Converse com o padre e a equipe de liturgia e veja qual é a melhor maneira para celebrar com a comunidade.

Recomendações para antes da celebração em que ocorre o rito do Exorcismo Menor ou Primeiro Exorcismo:

- Consulte o RICA 109-118.Leia atentamente o Rito e procure tirar qualquer dúvida com o padre.

- Combine tudo com a equipe responsável pela liturgia da celebração.

- Reúna-se com os catequizandos e seus familiares; avise pais e padrinhos sobre a importância de presenciarem o Rito. Se possível reúna-os numa data antes do Rito, explique o que vai acontecer durante a celebração. Repasse com eles os gestos e participação deles nos rito.

RITO DO EXORCISMO MENOR – 1ª OPÇÃO:

Nessa celebração os catequizandos podem participar da Procissão de entrada ou da entrada da Bíblia, levando velas acessas. Combinar com a equipe de liturgia. A celebração prossegue como de costume até a Homilia. Os catequizandos são chamados para a frente e ajoelham-se em frente de quem preside, pondo-se de joelhos.

Animador: Queridos catequizandos, queiram aproximar-se do altar para a oração que será feita sobre vocês. Essa oração quer nos lembrar do dever de nos afastarmos de todo mal e ao mesmo tempo pedir a proteção de Deus contra as tentações desta vida. Fiquemos de joelhos.

Presidente: Oremos irmãos e irmãs por estes iniciandos.

Enquanto a assembleia ora em silêncio, quem preside impõe as mãos sobre cada iniciando (se forem muitos, impõe sobre todos ao mesmo tempo) e diz a oração:

Oremos. Deus eterno e omnipotente, que por meio de vosso Filho Unigénito nos prometestes o Espírito Santo, atendei à oração que Vos dirigimos por estes catecúmenos que em Vós confiam. Afastai deles todo o espírito do mal, todo o erro e todo o pecado, para que possam tornar-se templos do Espírito Santo. Fazei que a palavra que procede da nossa fé não seja dita em vão, mas confirmai-a com aquele poder e graça com que o vosso Filho Unigênito libertou do mal este mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. (RICA 113).

Todos: Amém.

A Celebração prossegue como de costume com o Creio ou a Oração dos fiéis.

RITO DO EXORCISMO MENOR – 2ª OPÇÃO:

Nessa celebração os catequizandos podem participar da Procissão de entrada ou da entrada da Bíblia, levando velas acessas. Combine com a equipe de Liturgia. A celebração segue como de costume até o Rito da Comunhão, incluindo a Oração do pai Nosso. O presidente depois do Pai Nosso, ao invés de seguir com o “Livrai-nos de todos os males, ó Pai”, segue ara o Rito do Exorcismo menor. Os catequizandos são chamados para a frente e ajoelham-se em frente de quem preside, pondo-se de joelhos,

Animador: Queridos catequizandos, queiram aproximar-se do altar para a oração que será feita sobre vocês. Essa oração quer nos lembrar do dever de nos afastarmos de todo mal e ao mesmo tempo pedir a proteção de Deus contra as tentações desta vida. Fiquemos de joelhos.

Presidente: Oremos irmãos e irmãs por estes iniciandos.

Enquanto a assembleia ora em silêncio, quem preside impõe as mãos sobre cada iniciando (se forem muitos, impõe sobre todos ao mesmo tempo) e diz a oração:

Oremos: Deus todo poderoso e eterno que nos prometestes o Espírito santo por meio de Vosso Filho Unigênito, atendei a oração que vos dirigimos por estes iniciandos que em vós confiam. Afastei deles todo o espírito do mal, todo o erro e todo o pecado, para que possam torna-se templo do Espírito Santo. Fazei que a palavra que procede da nossa fé não seja dita em vão, mas confirmai-a com o poder e a graça com que o Vosso Filho libertou do mal este mundo. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

A Celebração prossegue como de costume com o convite a saudação da paz.

Nos números 114-118 do RICA há outras sugestões de Oração de exorcismo.

(118) Oremos. Senhor nosso Deus, que sabeis ler no íntimo dos corações e recompensar todas as nossas obras, olhai com bondade para os esforços e progressos destes vossos servos. Tornai-os firmes no seu caminho, aumentai a sua fé, aceitai a sua penitência, e abri-lhes largamente as portas da vossa justiça e da vossa bondade, para poderem participar dos vossos sacramentos na terra e viverem em vossa companhia no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Todos: Amém.


Ângela Rocha – Catequista
Graduada em Teologia pela PUCPR.

 whats: (041) 99747-0348





Nenhum comentário: