segunda-feira, 4 de maio de 2015

NOVENA DE PENTECOSTES


Que a Paz de Cristo Ressuscitado e os preciosos dons do Divino Espírito Santo estejam com todos nós! SABEDORIA - ENTENDIMENTO - CONSELHO - FORTALEZA - CIÊNCIA - PIEDADE - TEMOR DE DEUS

O Tempo Pascal completa-se com a Festa de Pentecostes, Festa dos dons do Espírito Santo. É tradição da Igreja Católica unir-se em oração, durante os nove dias que a antecedem, para implorar a graça de acolhê-los. Cada dom tem um fruto, isto é, uma virtude correspondente.

Pentecostes será celebrado no domingo, dia 24 de maio. Muitos participam da novena com sua comunidade de fé. Há livretos e folhetos. Em anexo há um roteiro para novena, contemplado os dons e os frutos do Espírito Santo. Pode ser adaptado para vosso uso.

Que o Coração de Cristo Ressuscitado os abrace na Sua Paz e Alegria! Rezamos para que você tenha a graça de retornar à Igreja e receber os Sacramentos da Confissão e Eucaristias, caso não o tenha feito, durante o Tempo Pascal, conforme a Igreja recomenda:Confessar-se e comungar, pelo menos uma vez ao ano, pela Páscoa"

Que nossa alma e espírito também recebam os cuidados com alimentação, remédio, higiene e beleza, que demos para o corpo. Verifique se, pelo menos 20% das publicações em sua residência são de assuntos de formação humana e espiritual.
Que nossas famílias sejam santuários de alegria, vida e graça!

Ir. Zuleides Martins de Andrade, ASCJ
Comunicação para a Pastoral
Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus
www.apostolas-pr.org.br
comunic@apostolas-pr.org.br


O Tempo Pascal completa-se com a Festa de Pentecostes. É tradição da Igreja Católica unir-se em oração, durante os nove dias que a antecedem, para implorar a graça de acolher os dons do Espírito Santo. Cada dom do Espírito Santo tem um fruto, isto é, uma virtude correspondente.


NOVENA DE PENTECOSTES

Introdução para todos os dias – Um canto ao Espírito Santo:

Dirigente: Como os Apóstolos em Jerusalém, entremos no Cenáculo de nossa Comunidade, na expectativa da vinda do Divino Espírito Santo. Com Maria, invoquemos:

Lado 1: Ó Espírito de Luz, abre os nossos corações para que tenhamos fé nas verdades divinas!

Lado 2: Move os nossos corações para vivermos de acordo com nossa fé!

TODOS: Derrama, ó Deus, por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realiza o coração de todos as maravilhas que operaste no início da pregação do Evangelho.

Dirigente: Expressemos a nossa Fé com a recitação do CREIO:

1º DIA DA NOVENA: Dom da SABEDORIA - Fruto: AMOR

Canto: Senhor, vem dar-nos Sabedoria que faz ter tudo como Deus quis. E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz. Dá-nos Senhor estes dons, essa luz e nós veremos que Pão é Jesus!

Com.: O rei Salomão ao iniciar o seu reinado, em Israel, pediu a Deus o dom da SABEDORIA para bem dirigir o povo, e Deus lhe concedeu este dom.
Pelo dom da Sabedoria buscamos não a sabedoria do mundo, mas aquela Verdade que se identifica com o Sumo Bem e que nos torna felizes, porque enche de alegria o nosso coração, como disse Jesus: “Quando fordes presos não vos preocupeis nem com a maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer. Naquele momento vos será inspirado o que haveis de dizes. Porque não sereis vós quem falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós” (MT. 10, 19-20). Para refletir: 1 Reis 3, 4-15.

2º DIA DA NOVENA: Dom do ENTENDIMENTO – Fruto: ALEGRIA

Canto: Senhor, vem dar-nos Entendimento, que tudo ajuda a compreender. Para nós vermos como é alimento o Pão Vinho que Deus quer ser. Dá-nos Senhor estes dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus!

Com.: Os discípulos têm dificuldade de entender algumas coisas que vivenciaram com Jesus; não entendem os anúncios da Paixão. A Ressurreição e a luz do Espírito é que mostrarão aos discípulos quem era mesmo esse Jesus com quem conviveram tão de perto. Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito estando entre vós, mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu disse.” Pelo dom do ENTENDIMENTO aceitamos as verdades reveladas por Deus; mesmo não compreendendo todo o mistério, entendemos que ali está a certeza de nossa salvação, porque a Verdade procede de Deus infalível. Disse Deus pelo Profeta; “Eu vos darei um coração capaz de conhecer-me e de saber que sou eu o Senhor. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus, porque de todo coração se voltarão para mim” (Jr. 24,70). Para refletir: Jo. 14,24-26

3º DIA DA NOVENA: Dom do CONSELHO - Fruto: PAZ

Canto: Senhor, vem dar-nos o teu Conselho, que nos faz sábios para guiar: homem, mulher, jovem e velho, nós guiaremos ao santo altar. Dá-nos Senhor estes dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus!

Com: O dom do CONSELHO é necessário em nossas comunidades, em nossa vivência pessoal. O dom do Conselho é a luz que o Espírito Santo nos dá para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim, orientarmos nossa vida e a de quem nos pede uma orientação. Como nos faz bem quando estamos num impasse e alguém, cheio do Espírito Santo, fala-nos aquilo que Deus quer que ouçamos. Jetro orientou seu genro, Moisés, na liderança do Povo de Deus. Para refletir: Ex. 18, 1-27

4º DIA DA NOVENA: Dom da FORTALEZA - Fruto: PACIÊNCIA

Canto: Senhor vem dar-nos a Fortaleza, a santa força do coração. Só quem vencer vai sentar-se à mesa, para quem luta, Deus quer ser Pão. Dá-nos Senhor estes dos, essa luz e nós veremos que pão é Jesus.

Com: O dom da Fortaleza é dado ao fiel, para que não esmoreça nas lutas da vida. Quando a força de Deus está em nós, o inimigo é vencido, porque Deus combate em nosso favor. Esse dom dá coragem para se viver a fé até diante do martírio. Viver bem o cotidiano e alcançar a meta final, apesar de todas as dificuldades e obstáculos que encontramos no caminho, eis o fruto principal deste dom.
Para refletir: Ef. 6, 10-20

5º DIA DA NOVENA: Dom da PIEDADE - Fruto: BENIGNIDADE

Canto: Dá-nos Senhor, filial Piedade a doce forma de amar enfiam; para que amemos quem na verdade, aqui amou-nos até o fim. Dá-nos Senhor estes dons essa luz e nós veremos que Pão é Jesus.

Com: Pelo dom da PIEDADE o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. A Piedade é uma virtude muito nobre, que exprime serviço e respeito aos pais, aos parentes e irmãos. O dom da Piedade conduz-nos à experiência da filiação divina em Cristo Jesus. O homem piedoso tem relações de fraternidade com o mundo que o rodeia e o Espírito Santo lhes dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Para refletir: Tobias 4, 1-23

6º DIA DA NOVENA: Dom da CIÊNCIA - Fruto: TEMPERANÇA

Canto: Senhor vem dar-nos divina Ciência que como o eterno faz ver sem véus. Tu vês por fora, Deus vê a essência, pensas que é pão, mas é o nosso Deus. Dá-nos Senhor estes dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus.

Com.: O dom da CIÊNCIA nos torna possível discernir e julgar retamente. Não é a ciência do mundo, mas a ciência de Deus, a Verdade que é Vida. Por esse dom, o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir na realização de nossa vocação. O dom da Ciência torna possível discernir e julgar retamente sobre as coisas criadas, permitindo-nos penetrar-lhes o sentido à luz de Deus. Assim as ciências não afastam as pessoas de Deus, mas ao contrário, elas lhes falam Dele. Aqui a ciência se coloca a serviço da fé. Com este dom, o Espírito nos abre para o novo mundo científico, que não abala nossa fé, mas a reforça. Para refletir: 1 Cor. 12, 1-11

7º DIA DA NOVENA: Dom do TEMOR DE DEUS – Fruto: BONDADE

Canto: Dá-nos enfim, Temor sublime de não amarmos como convém. O Cristo-Hóstia que nos redime, o Pai celeste que nos quer bem. Dá-nos Senhor estes dons essa luz e nós veremos que Pão é Jesus.

Com: Temer a Deus não é ter medo dele, mas sim amor reverencial. Esse dom nos ajuda a termos para com Deus uma relação filial, amorosa e respeitosa; uma confiança reverencial, temor filial; implica docilidade ao Espírito que nos move a reverenciar Deus Pai e a Ele nos submetermos. O temor filial dá-nos certeza da fidelidade de Deus, como o revelou no Antigo e no Novo Testamento.
Para refletir: Sl 24

8º DIA DA NOVENA: O Espírito Santo autor da Santidade - Fruto: MANSIDÃO

Canto: “Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de amor. Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor.” (bis).

Com: No crescimento espiritual é Cristo que cresce em nós. O Espírito se manifesta em nós levando-nos a um compromisso de tudo o que é nobre, justo, verdadeiro e puro, instaurando o Reino de Deus entre os homens e sendo um fator de paz, perdão e esperança no mundo. Não existe outra receita para tornar eficaz nossa vida apostólica a não ser a santidade e o testemunho. Para refletir: 1Pd 1, 13-24; Fil. 2, 14-16

Canto: Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual: missão do teu povo escolhido, Senhor vem livrar-nos do mal. – Vem dar-nos teu Filho, Senhor, sustento no pão e no vinho e a força do Espírito Santo, unindo o teu povo a caminho.
Falar do teu Filho às nações, vivendo como Ele viveu: missão do teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que é teu!

9º DIA DA NOVENA: Maria, a mulher acolhedora do Espírito Santo - Fruto: HUMILDADE

Canto: Maria cheia de graça não teme o que possa vir. Palavra de Deus não passa sem antes tudo florir. Na casa de Nazaré um SIM ecoou sereno. Na casa de Nazaré, Deus mesmo se fez pequeno! José não temeu agrura, Maria foi sempre forte e Deus encontrou ternura, o povo uma nova sorte.

Com: Onde está Maria está o Espírito Santo e onde está o Espírito Santo há novidade, de onde desabrocha a vida. É na presença de Maria, na vida quotidiana de Nazaré, que Jesus cresce forte e cheio de sabedoria. A Mãe de Jesus ensina-nos a reconhecer o tempo de Deus, o momento favorável em que Ele passa em nossa vida e pede uma resposta imediata e generosa. Maria, Mãe da Igreja, nos ajuda-nos a sermos fiéis à presença do Espírito Santo em nós. Para refletir: Lc 1, 26-38

Canto Final: 
Estaremos aqui reunidos, como estavam em Jerusalém, 
pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem.
Ninguém pára esse vento passando, 
ninguém vê ele sopra onde quer; 
força igual tem o Espírito quando faz a Igreja de Cristo crescer...
Feita de homens a Igreja é divina, 
pois o Espírito Santo a conduz, 
como um fogo que aquece e ilumina, 
que é Pureza, que é Vida, que é Luz.
Sua imagem são línguas ardentes, 
pois Amor é comunicação. 
E é preciso que todas as gentes, saibam quanto felizes serão.


ORAÇÃO FINAL para TODOS OS DIAS:

Ladainha ao Espírito Santo

Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, Tende piedade de nós!
Pai Onipotente e Eterno, tende compaixão de nós!
Jesus, Filho Eterno do Pai e Redentor do mundo, salvai-nos!
Espírito do Pai e do Filho, Amor Eterno de um e de outro, santificai-nos!
Espírito Santo que procedeis do Pai e do Filho - Vinde a nós!
Divino Espírito, igual ao Pai e ao Filho - Vinde a nós!
Dom de Deus Altíssimo - Vinde a nós!
Raio de Luz celeste - Vinde a nós!
Autor de todo o bem - Vinde a nós!
Fonte de Água viva - Vinde a nós!
Fogo consumidor - Vinde a nós!
Unção espiritual - vinde a nós!
Espírito de Amor e Verdade - Vinde a nós!
Espírito de Sabedoria - Vinde a nós!
Espírito de Conselho e força - Vinde a nós!
Espírito de Ciência e Piedade - Vinde a nós!
Espírito de Temor do Senhor - Vinde a nós!
Espírito de Graça e Oração - Vinde a nós!
Espírito de Confiança - Vinde a nós!
Espírito de Doçura e Humildade - Vinde a nós!
Espírito de Paz e paciência - Vinde a nós!
Espírito de Modéstia e pureza - Vinde a nós!
Espírito Consolador - Vinde a nós!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

FONTE: Livro Os Dons do Espírito Santo, Martinez, Ed. Paulinas.


Pentecostes é a Festa dos dons do Espírito Santo. Continuemos a pedir os dons: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus!
E os FRUTOS desses dons: Amor, Alegria, Bondade, Benignidade, Continência, Humildade, Mansidão, Fidelidade, Modéstia, Paciência, Paz, Temperança...



Ângela Rocha

SEGUIDORES DO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO