CONHEÇA!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

ARTE SACRA

Divulgando nossa Semana Catequética, utilizei esta bela imagem que capturei da capa do Itinerário Catequético da CNBB:

Arte: Lúcio Amério de Oliveira
E uma das leitoras da nossa Pagina no Facebook, perguntou que estilo de arte seria essa. Como não sou uma entendida de arte e sei apreciá-la somente com os olhos e com a levez que ela nos traz ao espírito, fui ver de onde ela se originava.

Na contra capa do livro, encontrei o nome do autor e também o endereço de sua página. Que surpresa agradável! Que deleite para nossos olhos! 

Arte: Lúcio Américo de Oliveira
Mais contente ainda fiquei pela pronta resposta do artista ao nosso questionamento sobre o estilo destas belas imagens. 

Lúcio Américo de Oliveira, assim se apresenta: "... um filho de Deus e um cristão católico, formado em Teologia pela PUC do Paraná e em Arte Educação pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus de Santo André - SP. Por 9 anos fiz o caminho formativo junto à Ordem dos Frades Menores Conventuais, onde, por graça divina, fui apresentado ao mundo franciscano e seu jeito todo próprio de ser, e com ele, um mundo de cores e formas que conduzem a essa espiritualidade. Todos esses anos de formação e trabalhos que, desde o início, tendiam a uma visão mais universal sobre a arte e o serviço eclesial."

Sua resposta sobre o estilo de arte com o qual trabalha:

"Fico feliz por seu contato e agradecido pelas suas palavras, quanto a estilo, creio que o mais certo seja o iconográfico, bizantino não é em essência, mas se aproxima em alguns aspectos formais, mas também tem influência da arte contemporânea, indígena, africana. É uma arte que caminha com vertentes modernas de arte sacra e um mergulho sempre mais profunda nas raízes da fé cristã. Um busca pessoal que se reflete no meu modo de rezar, pensar e fazer arte sacra, a arte voltada para o culto cristão."

Para quem quiser conhecer melhor sua obra, recomendo uma visita sua página:



 


Catequistas em Formação


Nenhum comentário: