CONHEÇA!

sábado, 11 de julho de 2015

Sugestão Terço Semana da Família


Material- 53 rosas brancas (representando as Aves Maria)
07 rosas vermelhas( representando os Pai Nosso)
01 tapete de TNT da cor vermelha ( ou outra cor que preferir)
01 menino Jesus bebê (grandinho)
01 berço, roupas de Maria para vestir uma mulher
01 uma cadeira.
Participantes- 60 crianças para levar as rosas
01 mulher pra ser a Maria
01 pessoa para puxar o terço (pode ser o padre).
Dinâmica do terço:
Colocar o tapete bem comprido que leva até a cadeira e o berço... nas duas laterais do tapete organizar as crianças com as rosas exatamente como as contas do terço.
Modo de realizar o terço:
Uma pessoa conta essa história pausadamente:
A História do Rosário
Conta a lenda que um irmão leigo (não sacerdote) da Ordem dos Dominicanos, não sabia ler nem escrever, logo não podia ler os Salmos, como era costume nos Mosteiros da época. Então, quando ele terminou seu trabalho à noite (ele era faxineiro, jardineiro, etc ...) foi para a Capela do Convento e se ajoelhou na frente da imagem da Virgem Maria, e recitou 150 Ave Marias (o número dos Salmos), a seguir se retirou para sua cela para dormir.
Na manhã seguinte, ao amanhecer, antes de todos os seus irmãos, foi para a Capela para repetir o hábito de saudar a Virgem. O Superior observava a cada dia, que ao chegar à Capela para celebrar as orações da manhã com todos os Monges, havia um aroma delicioso de rosas recém-cortadas, bem ornamentadas nos vasos, belíssimas e bateu-lhe a curiosidade.
Perguntou a todos os encarregados de decorarem o altar da Virgem sobre o tal aroma, tão bom, e para sua surpresa, não obteve nenhuma resposta, assim como, soube também que nenhum deles retiravam rosas do jardim. O irmão leigo, ficou gravemente doente, e os outros monges notaram que o altar da Virgem não tinha as rosas habituais, logo deduziram que ele era o irmão quem colocava as rosas. Mas como? Ninguém jamais o havia visto deixar o Convento e tampouco sair para comprar as belas rosas.
Entretanto, certa manhã, todos os Monges presenciaram espantados, o irmão leigo ajoelhado diante da imagem da Virgem, recitando as Ave-Marias, e ao recitar a oração para Nossa Senhora, uma rosa aparecia no vaso. Nesse dia, no final de suas 150 orações, caiu morto aos pés da Virgem.
Ao longo dos anos, Santo Domingo de Guzmán, por uma revelação da Santíssima Virgem dividiu as 150 Ave-Marias em três grupos de 50 associada à meditação da Bíblia: Os Mistérios Gozosos , os Mistérios Dolorosos e Gloriosos, o Papa João Paulo II adicionou os Mistérios Luminosos. Assim, toda vez que você recitar 150 Ave Maria, estará entregando 150 rosas para a Mãe Divina.
Em seguida:
Maria entra segurando o menino Jesus ao som da musica: Uma entre todas foi a escolhida, vai até o berço coloca o bebê e senta na cadeira com os braços apoiados no colo para receber as flores.
Inicia o terço e a cada Pai nosso e a cada Ave Maria entra uma criança com a rosa e coloca nos braços de Maria, e se acomoda no chão ao lado do berço do menino Jesus, como se estivesse ali para adorá-lo.
E assim com todos até o final do terço.
Terminado o terço, Maria se levanta com os braços cheios de flores e as leva ao seu filho no berço. Deposita as flores aos pés do menino Jesus, num gesto como se dissesse: “São para você Meu Filho”
( depois as flores podem ser distribuídas aos presentes)

Nenhum comentário: