CONHEÇA!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ESTÁ ABERTA A "PORTA SANTA" DA MISERICÓRDIA!

Que a "porta" do coração de todos os homens e mulheres do mundo se abra para a misericórdia, a paz e a comunhão!


"Hoje, ao cruzar a Porta Santa, queremos também recordar outra porta que, há cinquenta anos, os Padres do Concílio Vaticano II escancararam ao mundo. Esta efeméride não pode lembrar apenas a riqueza dos documentos emanados, que permitem verificar até aos nossos dias o grande progresso que se realizou na fé. Mas o Concílio foi também, e primariamente, um encontro; um verdadeiro encontro entre a Igreja e os homens do nosso tempo. Um encontro marcado pela força do Espírito que impelia a sua Igreja a sair dos baixios que por muitos anos a mantiveram fechada em si mesma, para retomar com entusiasmo o caminho missionário".

(Papa Francisco)



VOCÊ SABE O QUE É UMA "PORTA SANTA"?

O rito inicial do Jubileu da Misericórdia (que será o Ano Santo de 08/12/2015 a 20/11/2016) é a abertura da Porta Santa. Trata-se de uma porta que se abre apenas durante o Ano Santo, enquanto nos outros anos permanece selada. Têm uma Porta Santa as quatro basílicas maiores de Roma: São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora dos Muros e Santa Maria Maior. O rito de abertura expressa simbolicamente o conceito de que, durante o tempo jubilar, se oferece aos fiéis um “caminho extraordinário” para a salvação.

Após a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, serão abertas sucessivamente as portas das outras basílicas maiores e em vários dioceses do mundo. Descubra se a sua terá uma "Porta Santa".


Catequistas em Formação

Nenhum comentário: