Contexto do encontro: Este encontro tem como objetivo a reflexão de todos os pontos do Credo.
Vamos vivê-lo da seguinte forma:
Oração Inicial:
Todos somos humanos, por isso todos passamos pela incerteza, a insegurança. A certeza só nos vem através da fé, e a Fé é um dom de Deus. Que cada um livremente possa dizer o como anda a sua fé.
Terminamos depois de todos dizerem o texto: Lucas- 17,5-6
Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé!
Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá.
Dinâmica:
Vamos estudar TRECHOS do Credo Niceno- Constantinopolitano. Esta oração traz um resumo de nossa fé aceito pela igreja Católica e algumas outras, e é rezado em algumas missas solenes. Normalmente rezamos um credo simplificado nas demais celebrações.
O nome "niceno-constantinopolitano" indica uma relação com o Primeiro Concílio de Niceia (325 d.C.), no qual foi adotado um credo semelhante (o Credo Niceno), e com o Primeiro Concílio de Constantinopla (381 d.C.), o qual teria revisto o texto de 325. Na Igreja Católica Romana, o Credo de Niceia faz parte da profissão de fé exigida daqueles que realizam funções importantes na Igreja.
Nesta dinâmica o CREDO está separado por trechos e cada um dos trechos tem logo depois uma referência de Leitura bíblica.
Os trechos podem ser colocados dentro de envelopes separados, e a referência Bíblica, escrita fora do envelope.
A dinâmica pode ser feita em duplas, grupos ou individualmente. Cada jovem ou grupo, pega um envelope com os trechos e lê na bíblia para si mesmo o texto referência e reflete sobre ele.
Quando todos terminarem a leitura na Bíblia, abre-se o envelope e lê-se o trecho do Credo correspondente. Em seguida incentiva-se um debate sobre cada um deles, buscando ver o que o trecho do Credo tem a ver com a referência Bíblica, tirando-se as dúvidas que surgirem.
Abaixo os trechos:
01 - Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra,
De todas as coisas visíveis e invisíveis.
Genesis – 1, 1-5.
02 - Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
João – 1, 1-18.
03 - Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.
Lucas 1, 26-38.
04 - Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado.
João – 19, 17-35.
05 - Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai.
João – 20, 1-18.
06 - De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim.
Marcos – 13, 24-37.
07 - Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.
Atos dos Apóstolos, 2, 1-13.
08 - Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Mateus, 16, 13-19.
Conclusão
No final, verifique se alguém tem alguma dúvida ou curiosidade e termine com uma oração final, que pode ser o próprio Creio em sua forma simplificada.
Prepare cartões marca-páginas com o CREDO Niceno-Constantinopolitano, para deixar aos catequizandos como lembrança.
Fonte: Internet com adaptação de Ângela Rocha.
2 comentários:
Eu gostei muito da forma de apresentação do conteúdo. Com certeza irei usar.
Muito edificante , amém
Postar um comentário