CONHEÇA!

quarta-feira, 9 de maio de 2018

AVE MARIA: A ORAÇÃO DA MÃE

Maio, mês de Maria: Vamos falar um pouco da oração em homenagem a ela, de um jeito simples e bonito. As crianças vão adorar!
           
Uma das primeiras orações que aprendemos a rezar é sempre a Ave Maria. "Ave" é uma palavra que significa, na linguagem de hoje, um "Como vai?" ou um "Alô!". Pois foi com essa palavra que Maria, a mãe de Jesus - que também chamamos de Nossa Senhora –, foi cumprimentada por um anjo. Deus havia mandado o anjo Gabriel à casa de Maria para levar-lhe uma importante mensagem: que ela seria a mãe do Filho de Deus.
"Ave, Maria, cheia de graça!"

Esta primeira frase da oração é formada pelas palavras que o anjo Gabriel disse à Nossa Senhora, ao chegar à sua casa, saudando-a. "Cheia de graça" significa que Maria tinha recebido as graças de Deus, os benefícios do Senhor; ela tinha sido escolhida por Deus. 

"O Senhor é convosco!"

O anjo Gabriel cumprimentou Maria e continuou falando com ela. Ao dizer a frase "O Senhor é convosco!", ele queria falar que Deus, o Senhor, estava sempre ao lado dela, pois Maria seria a mãe de seu Filho.

A PRIMA ISABEL

Maria tinha uma prima que se chamava Isabel. Alguns meses depois da visita do anjo Gabriel, Maria foi à casa dela. Isabel estava esperando um filho que, ao nascer, recebeu o nome de João: era João Batista. A oração da ave-maria continua com duas frases ditas por Isabel, ao receber sua prima, Maria.

“Bendita sois vós entre as mulheres”

Foi a frase dita por Isabel à sua prima, Maria, quando Maria chegou à sua casa. Ela disse estas palavras porque percebeu que Maria seria a mãe do Filho de Deus, escolhida e abençoada entre todas as mulheres.
"E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!",

Isabel diz esta bela frase. É que Maria trazia em sua barriga o menino Jesus, o Filho abençoado de Deus, assim como todas as mães carregam seus filhos antes de eles nascerem.
A SEGUNDA PARTE DA AVE MARIA

Você viu que, na primeira parte da oração da avemaria, todas as frases foram ditas por alguém: as duas primeiras pelo anjo Gabriel e as duas últimas por Isabel, prima de Nossa Senhora. A segunda parte da ave-maria é formada por uma bonita oração: todos nós, como povo cristão, que constituímos a Igreja, rezamos a Maria, pedindo-lhe sua proteção.

Santa Maria, mãe de Deus,

Com esta frase, estamos chamando Maria para que ela ouça o que temos a lhe pedir. Ela que é mãe de Jesus, que é Deus!

Rogai por nós, pecadores,

Continuando a oração, pedimos a Nossa Senhora que ela interceda a Deus por nós, pois somos pecadores. Isto quer dizer que não somos perfeitos. De um modo ou de outro, sempre podemos cometer erros. Apenas Deus é perfeito e Maria, como mãe nos ajuda a sermos filhos melhores.
... agora e na hora de nossa morte.

Nesta última frase da oração da ave-maria, pedimos que Nossa Senhora nos proteja e nos ajude agora, enquanto estamos vivos, e também na hora em que tivermos de morrer.

Amém.

"Amém" é uma palavra usada no final de quase todas as orações e quer dizer "assim seja".

Como é bonita a oração da ave-maria! Com ela nós prestamos uma homenagem à Nossa Senhora, a mãe de Jesus. E também pedimos que ela esteja sempre conosco, em todos os momentos de nossa vida e na hora de nossa morte. Como já dissemos, a primeira parte da ave-maria é composta pelas palavras ditas pelo anjo Gabriel e por Isabel, prima de Maria.

Você poderá encontrar na Bíblia, no Evangelho de Lucas (uma das histórias da vida de Jesus), capítulo 1, versículos 26 a 45, a mensagem completa do anjo Gabriel, a resposta que Maria deu a Deus e a história da visita que Nossa Senhora fez à sua prima Isabel

Foi somente no século XV que se acrescentou a segunda parte da Ave Maria: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém”. E foi nesta época também que se acrescentou o nome “Jesus” no final da primeira parte. Esta segunda parte é de origem popular-eclesial e também foi surgindo aos poucos.

São Bernardino de Senna, que viveu no século XV, em um sermão, ao comentar a Ave-Maria, disse que ao final desta se poderia acrescentar “Santa Maria, rogai por nós pecadores”. A súplica a Maria começa com o adjetivo santa, porque Maria é a primeira entre todos os santos venerados pela Igreja, pois somente Ela é “cheia de graça”. A fórmula atual da Ave Maria, que se difundiu lentamente, foi divulgada no breviário publicado em 1568, por ordem do papa Pio V.

PARA AS CRIANÇAS:

Complete as frases que seguem com as palavras da Ave Maria:

Ave, Maria, cheia de ___________________, o Senhor é convosco, _________________ sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, _________________. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, __________________, agora e na hora de nossa morte.
Amém.

Adaptação: Ângela Rocha


10 comentários:

Unknown disse...

Obrigada! Informações ricas e que me ajudaram bastante na catequese

Unknown disse...

Gostei muito dessa explicação, obrigada por compartilhar

Unknown disse...

Muito boa essa explicação, Maria é muito especial!

Unknown disse...

Muito obrigada! Eu mesma aprendi mais sobre a Ave Maria.

Anônimo disse...

Amei está postagem!! Minhas crianças irão gostar com certeza!
Muito obrigada!!

Ju Lima disse...

Obrigada Ângela...aproveitar para que as crianças tenham um crescimento em suas orações.Essa explicação sua é um grande multiplicar na catequese. Deus abençoe...

Unknown disse...

Linda explicação. Vou usar com as minhas crianças na turma de 2022. Muito obrigada!!

Anônimo disse...

Adorei a explicação. Vou aplicar hoje na minha catequese. Muito obrigado Deus os abençoe 🙏.

Anônimo disse...

Boa noite! Não consegui responder o diagrama da página 9. Poderia me ajudar?

Anônimo disse...

Muito linda sua explicação. Amei irei compartilhar.