CONHEÇA!

quinta-feira, 9 de abril de 2020

VIVENDO A SEMANA SANTA: QUINTA-FEIRA


QUINTA FEIRA SANTA

É o início do Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado, o sofrimento e o inferno. Este é o dia em que a igreja celebra a instituição dos sacramentos da Ordem e da Eucaristia, e também é feita a Benção dos Santos Óleos.

Benção dos Santos óleos

É a bênção dos óleos que serão usados durante todo o ano pelas paróquias para a celebração dos sacramentos:

 - O óleo do Crisma, ele é confeccionado com óleo e perfumes. Esse óleo também é usado na unção dos novos sacerdotes.
- O óleo dos Catecúmenos, utilizado para conceder a força do Espirito Santo para os que serão batizados. O catecúmeno é ungido no peito
 - O óleo dos Enfermos, utilizado no sacramento da unção dos enfermos, trazendo conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

A bênção dos óleos conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.

Lava-pés

O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.

O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, estão imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação.
  
Instituição da Eucaristia

Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.


Instituição do sacerdócio

A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, às véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo”. (cf. Mt 26,26).

Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.

Dicas para viver em família a Quinta Feira Santa


Preparem juntos o ambiente: jarra com água, bacia e toalha para reproduzir o momento do lava pés, vela, cruz e bíblia.

Meditem e partilhem juntos sobre o evangelho (Jo13,1-17) e em seguida iniciem o momento do lava pés. Todos fazem a experiência de lavar os pés uns dos outros, inclusive o das crianças; pode-se cantar ou colocar uma música religiosa enquanto lavam os pés.

Participem juntos da Santa Missa da Ceia do Senhor que serão transmitida pelas redes católicas.

FONTES:

Nenhum comentário: