CONHEÇA!

terça-feira, 19 de setembro de 2023

POR QUE COMEÇAR A CATEQUESE FALANDO DE JESUS E NÃO DA CRIAÇÃO, COMO NA BÍBLIA?


Gênesis ou Evangelhos? Por onde começo?

Isso se dá pelo fato de que começamos a catequese "apresentando" Jesus ao catequizando, fazendo-o "acolher" Jesus em seu coração, acreditar nele... se "converter", mostrando as ações Dele nos Evangelhos. E o "seguimento" só vem depois da conversão, para seguir Jesus é preciso então saber "de onde Ele veio", o que fez com que Deus mandasse à terra seu único filho? Para isso é preciso conhecer a história da salvação contida no AT. Depois, numa terceira etapa vem o conhecimento dos sacramentos, da Igreja... ou seja, ali é que se "adere" realmente à causa maior de Jesus, o "Reino de Deus". É trabalhando na comunidade ajudando aos outros e sendo discípulo missionário que se adere de verdade à fé.

Um padre um dia – eu também estava achando que se devia começar a catequese pela Criação -  fez a seguinte analogia: Nós devemos ser como as crianças. Quando elas conhecem um novo amigo, o que elas buscam primeiro? Primeiro elas perguntam o nome e buscam as “afinidades”: os mesmos gostos, as mesmas brincadeiras. Depois de um tempo brincando juntas, o encontro se fortalece e elas querem saber umas das outras: onde você mora? Quem são seus pais? De onde você veio? Somente então, eles evoluem a amizade para saber qual é a rua onde moram, conhecer a casa um do outro, saber que escola frequenta... Assim é também a fé. Primeiro precisamos conhecer e nos apaixonar pela “pessoa” de Jesus Cristo; depois queremos conhecer sua história, de onde Ele veio e depois queremos saber da sua casa, da sua comunidade, a Igreja, para podermos estar juntos.

Jesus veio para fazer uma "Revelação", que somente por Ele se chega ao Pai. É por meio dos ensinamentos de Jesus que chegamos ao Pai, bondoso, amoroso, que perdoa e cura. Se começarmos a catequese pelo AT, que Deus os catequizandos conhecerão primeiro? Aquele Deus dos patriarcas, exigente e que castiga o homem pelos seus erros, muitas vezes, até sem piedade. Será que é este Deus que converte? Não seria melhor primeiro aprender de Jesus o quanto o Pai é bom e só depois conhecer a caminhada do povo escolhido?

O Antigo Testamento, ou seja, a história da Salvação, precisa ser tema da catequese. Só que é preciso dar o "foco" que se deve, à luz de hoje, do mundo de hoje, da pedagogia de hoje. Por exemplo, ao falar do Gênesis, valorizar a criação, a natureza, os animais e os homens criados por Deus. Ao citar os patriarcas estamos falando de um povo "escolhido" por Deus, de Abraão, de Moisés, que deixaram tudo que tinham por "confiança" em Deus... Juízes, reis, como as várias tentativas de se juntar um povo em torno de uma mesma fé... e os profetas como aqueles que vinham preparando o caminho para a chegada do Messias. Tudo tem importância. Claro que algumas leituras são mesmo muito difíceis de entender e podem ser deixadas para a caminha do convertido depois dos sacramentos.

Ângela Rocha – Catequista

Graduada em Teologia pela PUCPR



Nenhum comentário: